sexta-feira, novembro 04, 2005

Jonathan Stange e o Sr. Norrell

" Há séculos, quando a magia habitava a Inglaterra, houve um mago que se destinguiu entre todos os outros. Chamou-se Rei Corvo, foi criado por fadas e, como nenhum outro, soube conjugar a sabedoria desses seres com a razão humana.Só que tudo se alterará a partir do momento em que ......... "


Esta foi a última obra literária que estive a ler.

Foi com grande satisfação que li este Jonathan Strange e o Sr. Norrell, um livro muito ao estilo do Senhor dos Aneis, mas que consegue misturar a ficção com um pouco da realidade.

Inglaterra, época de 1800, a ficção da magia na sociedade inglesa e ao mesmo tempo a realidade dos factos da invasão francesa e suas consequências. A autora consegue misturar tudo isto e torná-lo numa leitura que cativa do príncipio ao fim.

É extremamente agradável ler uma obra onde a nossa terra natal tem uma cota parte na história (Torres Vedras teve influência nas linhas de torres no bloqueio das invasões francesas), ouvir falar em Lord Wellington, na batalha de Watterloo, tudo isto montado sobre pura ficção.

Um aspecto sobresaí em toda a obra: a autora coloca notas de rodapé para melhor ajudar o leitor na sua viagem ao longo da obra, as notas incidem sobre temas/livros/viagens, e por vezes até nos esquecemos que estamos a ler uma história que é ficção.

Aconselho esta obra a todos os amantes da leitura.