segunda-feira, novembro 28, 2005

Cuidado com o Troco !!!!


Estava uma tarde fria, tal como tantas outras de Outono. A chuva caia incessantemente, não eram gotas muito grandes, mas a regularidade da queda dava para molhar o trauseante mais descuidado em poucos segundos.
Ensonado e a pensar que teria de sair do carro para tomar café, o primeiro da manhã, aquele que me faz despertar e acordar de vez para um dia de trabalho, paro o carro junto a um café, mais parecendo uma tasca. Fico ainda um pouco dentro do carro a estudar o sítio, e a aguardar uma becha na chuva.
Como a chuva teimava em não parar, lá tomei coragem e saí. Entrei no café a correr e imediatamente as cabeças (as poucas) que estavam ao balcão rodaram na minha direcção, deixando-me logo o sentimento desconfortável de estar a ser observado (estava mesmo).
Cheguei-me ao balcão e pedi um café, curto, como é meu hábito. Chega o café e perguntei quanto era. 55 cêntimos foi a resposta. Pensei, porra que aqui o café já custa 55 cêntimos, espero ao menos que seja bom. Mas não era. Entreguei 1 Euro para pagar e o proprietário (penso que era) trouxe o troco. Sem olhar para as moedas coloquei-as no bolso, bebi o resto da café, agradeci, desejei um bom dia e saí.
Mais tarde, quando coloquei as mãos no bolso para tirar moedas reparei que havia uma que era diferente. Olhei com mais atenção e qual não foi o meu espanto quando me deparei com uma moeda de 1 penny. Raciocinio rápido. Fui enganado no café. Mais tarde e depois de ponderar sobre o assunto, chego à conclusão que o proprietário da tasca até podia não me querer enganar de propósito, que aquela moeda poderia lhe ter chegado às mãos e ele não ter reparado nela, mas, indepententemente disso, o culpado tinha sido eu. Sim eu, eu mesmo, porque uma das regras obrigatórias é confirmar sempre o troco.
Esta situação até nem teve um mal maior, porque o valor em causa não era muito elevado, mas serve para nunca mais voltar a acontecer. A partir de agora confirmo sempre o troco, logo em frente a quem mo dá, mesmo que eu ache que é embaraçoso (por acaso até acho).
P.S. Para quem ler isto.
Tome atenção.
Existem a circular moedas muito semelhantes às de 2 Euros (ver imagem em cima) e andam a enganar as pessoas com elas. Confira sempre o seu troco.

5 comentários:

O Chaparro disse...

Eu tambem sou desses que so jogam uma vista de olhos ao troco, a não ser que seja uma grande quantia.
Tambem já devo ter sido enganado.

Unknown disse...

chaparro

eu penso que isso é um defeito que nós temos, o de não verificar o troco.

Unknown disse...

doritos

ainda bem que verificas o troco e toma também atenção às moedas.

eu, mesmo com a troca da moeda que sofremos, continuo a não verificar os trocos, ou pelo menos continuava, porque vou tentar mudar.

ruma sempre aqui

Isabel Filipe disse...

Não sabia...
e vou ficar atenta, pois nestas coisas sou sempre uma distraída...

o meu marido uma vez recebeu nos trocos uma daquelas chapas que usam nas lavagens de carros....

bjs

Anónimo disse...

酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,