terça-feira, novembro 15, 2005

Abastecimentos de Combustível


Para quem não acreditava que o telemóvel ligado na hora do abastecimento poderia gerar um incêndio. Segue a prova contrária.
No primeiro incidente, o telefone tinha sido colocado sobre o capô traseiro do carro durante o abastecimento; o telefone tocou, e em seguida, um incêndio destruiu o carro e a bomba de gasolina.
No segundo, uma pessoa sofreu sérias queimaduras da face quando gases se incendiaram conforme respondia uma chamada enquanto abastecia o seu carro.
E, no terceiro, um individuo teve seu quadril e virilha queimados conforme gases se incendiaram quando seu telemóvel, que se encontrava no seu bolso, tocou enquanto estava abastecendo o carro.

É muito importante saber que:
- Telemóveis podem incendiar combustíveis ou gases
- Telemóveis, que se acendem ao serem ligados ou quando tocam, liberam força suficiente para gerar energia capaz de provocar uma faísca capaz de iniciar um incêndio
- Telemóveis não devem ser utilizados em postos de gasolina, ou quando se estiver a abastecer outros depósitos (barcos), etc...
- Telemóveis não devem ser utilizados, ou melhor, devem ser desligados, quando houver por perto outros materiais que possam gerar gases inflamáveis ou explosivos ou poeira gasosa (i.e. solventes, elementos químicos, gases, poeira de grãos, etc.).

Em suma, aqui vão as Quatro Regras para o Abastecimento Seguro
1) Desligue o Motor
2) Não Fume
3) Não use seu telefone celular - deixe-o dentro do veículo ou desligue-o
4) Não retorne ao seu veículo durante o abastecimento

Uma investigação levado a cabo por uma empresa dos EUA revelou resultados surpreendentes:
1) Em 150 incidentes, quase todos envolveram mulheres.
2) Quase todos incidentes ocorreram quando uma pessoa reentrava no seu veículo, enquanto o bocal da bomba ainda estava bombeando gasolina. Depois de concluído o abastecimento, essa pessoa retornou para retirar o bocal e o incêndio foi iniciado por causa da electricidade estática.
3) A maioria dessas pessoas usava sapatos com solas de borracha.
4) A maioria dos homens nunca entra de novo no seu veículo até que o abastecimento tenha sido completamente terminado. Esta é a razão porque os homens raramente estão envolvidos nesse tipo de incêndio.
5) Nunca use telemóveis enquanto estiver a abastecer o seu veículo.
6) São os vapores emitidos pela gasolina que causam incêndios, quando submetidos a cargas estáticas.
7) Houve 29 incêndios em que o(a) motorista entrou de novo no veículo e o bocal foi tocado durante o abastecimento, isto tendo ocorrido em uma grande variedade de marcas e modelos. Alguns desses casos resultaram em danos significativos pra o veículo, para o posto de gasolina, e para o consumidor.
8) Dezessete incêndios ocorreram antes, durante ou imediatamente após a tampa do tanque ter sido removida e antes que o abastecimento tenha sido iniciado.

5 comentários:

Unknown disse...

winters, por acaso até já vi umas imagens reais de uma homem em cima de uma pick-up a abastecer combustível e no momento em que ele tocou no chão incendiou o carro, ele e a bomba. São os efeitos da electricidade estática. Em relação aos telemóveis também não tinha muita certeza mas ..... não custa informar.
Volta sempre
Um abraço

Isabel Filipe disse...

Oi Marco,

Bom dia,

Sei que é real o que descreves em relação aos telemóveis.

Vim agradecer-te a tua visita lá ao meu sítio, e o teu voto tb. claro....

Espero que tenhas gostado, e que voltes mais vezes.

Bjs

O Chaparro disse...

Já tinha ouvido falar mas numa de" um amigo meu contou-me a história de um amigo dele, que lhe ardeu o telemóvel na bomba, e tal..."
Esse programa não vi mas teóricamente é possivel acontecer.

segurademim disse...

... boa dica! mais vale prevenir que remediar... não fazia ideia
:)
Beijo

Anónimo disse...

酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,