quinta-feira, maio 26, 2011

Banco Alimentar na Internet

Doações ao Banco Alimentar já podem ser feitas pela Internet

O Banco Alimentar contra a Fome (BA) rendeu-se às novas tecnologias e na tentativa de solidarizar quem navega no mundo virtual para aqueles que têm fome no mundo real traz a possibilidade de doar alimentos através da internet.

A novidade surge com a nova campanha de angariação de alimentos do Banco Alimentar, que decorre este fim-de-semana, e, tal como explicou a responsável pela instituição, Isabel Jonet, depois de 20 anos com campanhas presenciais e depois de em 2005 ter surgido a “Ajuda Vale”, chegou o tempo de usar as ferramentas informáticas.

“Agora achámos que era chegado o momento de ter uma campanha em que a doação é feita on-line através de um vale de alimentos que representa sempre um produto, porque a lógica é sempre de que as pessoas doem produtos e não dinheiro”, explicou Jonet.

A doação de bens poderá ser feita através do site http://www.alimentestaideia.net/, onde, adiantou Isabel Jonet, estarão disponíveis seis produtos de entre os quais as pessoas poderão fazer a sua escolha.

Os produtos em causa (leite, açúcar, atum, salsichas, azeite e óleo) estarão disponíveis a um preço mais baixo do que o praticado nas superfícies comerciais, fruto de negociação do BA.

Quem quiser, acede ao site, escolhe o quer doar, mete no saco virtual e recebe posteriormente uma referência Multibanco para poder fazer o pagamento. De seguida, o doador recebe um alerta no seu endereço eletrónico com as referências para poder efetuar o pagamento num Multibanco ou através do “homebanking”. No final, depois do pagamento feito, recebe um recibo igual ao valor do donativo e que tem relevância fiscal.

“Isto permite chegar a um público que normalmente compra online ou que compra ao fim do dia a correr e não usa o fim de semana para as suas compras. Também permite chegar a um público mais jovem, que anda nas redes sociais, mas que são os seus familiares que vão às compras e há aqui a hipótese de envolver ou de suscitar a solidariedade de públicos mais jovens”, justificou Isabel Jonet.

Para Isabel Jonet, esta nova ferramenta traz não só a possibilidade de aumentar o número de bens doados, mas “sobretudo tem o objetivo de aproximar um mundo que é completamente virtual de um mundo que é o mais real que há”.

“Há muitas pessoas que andam na Internet, nas redes sociais e se esquecem que há um mundo real onde as pessoas precisam de comer e para mim o grande mérito desta campanha é fazer a ponte entre o mundo que é virtual onde as pessoas vivem por vezes vidas que não são verdadeiras e o mundo puro e duro, real, onde ainda há pessoas que têm falta do que comer”, defendeu.

O projeto resulta de um trabalho em conjunto com a Microsoft que facilita a plataforma e publicita a iniciativa em todos os suportes que lhe pertencem, como o MSN ou o Hotmail.

“Usamos plataformas Microsoft não só para suportar a aplicação, mas também para promover essa aplicação e o objetivo é inaugurar para o Banco Alimentar um novo canal de recolha de alimentos”, explicou à Lusa a diretora de comunicação institucional da Microsoft, Patrícia Fernandes.

A apresentação do novo canal é feita hoje com a ajuda de Maria Cavaco Silva, que será a primeira pessoa a fazer uma doação no novo site.

(recebido via e-mail)

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