sábado, junho 27, 2009

Vergonha ...

"Decorria o minuto 25 quando o quando um grupo de cerca de 50 adeptos da equipa do Benfica entrou na Academia em Alcochete e os adeptos de ambas as equipas começaram a arremessar pedras. Dois feridos ligeiros e dezenas de carros danificados na Academia em Alcochete. É este o triste balanço dos confrontos entre os adeptos do Benfica e do Sporting, durante o jogo que decidia o título da campeão de juniores."

(in Record)

"O derby de atribuição do título foi suspenso devido a confrontos entre os adeptos, aos 25 minutos. Houve carros danificados e, pelo menos, dois feridos. O Sporting emitiu um comunicado, a polícia remeteu esclarecimentos para a GNR em Alcochete."

(in A Bola)

"Foi lamentável. Encontrei os jogadores, com aspirações a serem profissionais, de rastos. O Sporting não se pode ilibar das culpas, aqui não havia condições, porque apesar de ser um jogo de juniores, são dois rivais. O campo não tinha condições para receber um jogo destes. Agora tem de se apurar responsabilidades."

(Rui Costa in A Bola)

É uma vergonha este tipo de atitude dos adeptos. Pelas imagens que vi na televisão o jogo estava a decorrer na normalidade até à entrada dos adeptos do Benfica. Desse momento até há suposta invasão de campo passaram apenas alguns minutos. Os adeptos do Sporting não invadiram o campo, utilizaram o relvado para se refugiar dos ataques dos adeptos do Benfica. Mas depois a retaliação aconteceu e um acto vergonhoso de uma claque tornou-se uma guerra campal.

Não consigo concordar com a opinião do Rui Costa. O campo tinha as condições para que o jogo se fizesse na normalidade e se não fossem os ataques bárbaros da claque do Benfica a única notícia que tinha vindo era a do resultado.

Não sei se quem foi ver o jogo foi "aquela" claque do Benfica, mas mais uma vez uma claque do Benfica volta a estar nas noticias pelo pior motivo.

É muito vergonhoso que os adeptos ainda não tenham percebido que o desporto é uma festa do fair play, e que esse fair play tem de começar fora do campo.

Nota final para as forças policiais. Consigo ver nas imagens os adeptos do Benfica a arremessar pedras sob o olhar impávido das forças de segurança. De certeza que fazer escolta a uma claque não é apenas impedir que outros lhe façam mal, é também assegurar que essa claque não provoca disturbios.
Provavelmente até sou eu que estou enganado, mas ainda me consigo lembrar daquele episódio da claque do FC Porto que foi impedida de entrar em Lisboa para ver um jogo de hóquei.

Será que se os adeptos vestissem azul e branco as coisas teriam sido diferentes?