terça-feira, junho 30, 2009

Lucho ... será o adeus?

"A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a

um acordo de princípio com o Olympique de Marseille para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Lucho Gonzalez pelo valor de 18 milhões de euros.

O montante global a receber por esta transferência poderá atingir os 24 milhões de euros, dependendo da performance desportiva do clube que o atleta irá representar.

Mais se informa que a formalização final deste acordo está dependente da celebração do contrato de trabalho do atleta com o Olympique de Marseille, assim como da conclusão dos exames clínicos a que se irá submeter, com o consentimento da Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD"

(Comunicado do FC Porto à CMVM)

Ao que parece este foi um bom negócio para o FC Porto, pelo menos em termos financeiros. Há uns dias fazia eu um post sobre o facto de Lucho puder vir a envergar a braçadeira de capitão do FC Porto e agora já estou a escrever sobre a sua saída. O mundo do futebol é assim.

Lucho foi uma peça muito importante na máquina vencedora do FC Porto e para mim era o seu melhor jogador, era o pensador da equipa, era o combustível que alimentava todas as outra engrenagens.

A direcção do FC Porto já nos habituou que não há jogadores imprescindíveis, sai um e logo chega outro para o seu lugar, e mais virtude menos virtude, a sua maioria vai dando para o gasto. Neste caso penso que não será excepção, o que não interfere que eu, pessoalmente, não tivesse preferido ver sair outro jogador.

Financeiramente falando, o encaixe de 18 milhões de euros é muito importante para a gestão das contas da SAD, e se a prestação do jogador estiver ao nível daquilo que nos habituou não será dificil o encaixe chegar aos 24 milhões. Não podemos entrar em sonhos e pensar que não necessitamos de vender, podemos dizê-lo, mas todos sabemos que um clube como o FC Porto precisa todos os anos de uma injecção razoável de dinheiro.

Vamos esperar para ver quem vem para ocupar a vaga deixada em aberto e saber como se molda a equipa a esta saída.

Mas atenção. Ainda faltam os testes médicos e nunca podemos prever quando um problema de dentes impede um negócio.