segunda-feira, junho 22, 2009

Liga Europa ...

"A edição inaugural da UEFA Europa League arrancou esta segunda-feira com a realização dos sorteios das primeira e segunda pré-eliminatórias, onde estiveram envolvidas 103 equipas, incluindo 17 vencedores das Taças nacionais. O Paços de Ferreira, primeiro representante português a entrar em cena na prova, precisamente na segunda pré-eliminatória, vai defrontar o vencedor do embate entre o FC Zimbru Chişinău, da República da Moldávia, e o FC Okzheptes Kokshetau, do Cazaquistão. A formação de Paulo Sérgio disputa a primeira mão em casa, a 16 de Julho, deslocando-se uma semana depois, a 23, ao terreno do adversário."

(in site Uefa)

Ouvi na rádio a notícia de que alguém do Paços de Ferreira, provavelmente o seu presidente, tinha dito que o sorteio não tinha sido favorável ao Paços porque tinha de fazer uma grande deslocação e que essa deslocação seria muito dispendiosa.
Não foi desfavorável porque a equipa adversária é muito boa, é desfavorável porque tem de efectuar uma viagem muito grande (????).

O Paços de Ferreira está na Liga Europa por ter sido finalista da Taça de Portugal. Já sabe que vai participar na Liga Europa há algum tempo, pelo menos desde que sabia que ia disputar a final frente ao FC Porto. Uma boa organização devia começar logo a pensar em arranjar mais verbas para suportar esta participação, sendo que nunca se deve pensar que se vai efectuar apenas 1 jogo. Mas não. Como bons portugueses que são, já começaram a arranjar desculpas sobre o adversário que lhes calhou em sorteio.

É por estas e por outras que Portugal está no lugar que está.
As equipas têm de pensar no seu "umbigo", mas ao mesmo tempo entender que participar na Liga Europa é uma forma de prestigiar Portugal e garantir pontos para futuras participações.