sexta-feira, agosto 04, 2006

Ecopontos e Reciclagem.

Pela primeira vez vou falar de trabalho aqui neste meu espaço.

Vou aproveitar que estamos no mês de Agosto e que muita gente vem ou já veio para o Algarve de férias e falar um pouco de um assunto que diz respeito a todos, mas que muitos não ligam ou não querem ligar.

Esta é a nossa (ALGAR) nova campanha para a colocação de mais material nos ecopontos, com vista a melhorar o ambiente e a aumentar a quota de material que Portugal recicla. Para quem não sabe todos os países da União Europeia têm de, no final do ano, apresentar uma determinada quantidade de material reciclado, sob pena de serem multados, e essa quota só poderá ser atingida com o auxílio de todos. Aqui no Algarve é a ALGAR a empresa responsável pela recolha e encaminhamento dos materiais colocados nos ecopontos.



Se já fazes a reciclagem em tua casa, muitos parabéns, estás a contribuir para um ambiente melhor. Se não fazes, está na altura de começares a fazer.
Não venhas com as desculpas do costume, que ninguém recicla nada, que vai tudo para o mesmo sitio, que o mesmo camião apanha todos os materias e mistura-os, etc. Isso é tudo mentira e são apenas desculpas para não se ter trabalho. Ninguém no seu perfeito juízo iria dispender tempo e dinheiro para depois não lucrar nada.

Não é assim tão complicado separar os materiais em casa e depois transporta-los para um ecoponto. Se não tens um mesmo em frente à tua porta anda mais um bocado para desmoer o jantar e coloca lá o material, se não queres andar coloca as coisas no carro e pára junto a um (a vantagem em relação ao lixo é que este material não cheira).



Pensem que ao estar a colocar papel nos ecopontos estão a diminuir o abate das árvores.

Aqui no Algarve existem ecopontos espalhados por todas os sitios das cidades, utilizem-nos.

Como vêm não existe desculpa para não reciclar a não ser a preguiça, mas contra essa não há nada a fazer.

Bom fim de semana e boas férias (para quem está de férias).

4 comentários:

Miguel disse...

Marco,

Fizeste muito bem em expôr aqui o teu trabalho!

Porque é um assunto que nós Portugueses temos que dar mais atenção!

Deveria haver uma campanha de oferta de recipientes para a divisão do lixo logo em casa!

BOM FDS!

Bjks da Matilde

Unknown disse...

miguel
Por acaso até já existe essa campanha, desenvolvida pela Ponto Verde, que nbatia à porta das pessoas e dava baldes e outras coisas caso as pessoas fizessem reciclagem. Pena que foi em zonas específicas e não em todo o Portugal.

Bom fim de semana

ruma sempre aqui

Mocho Falante disse...

ora viva

belo post sim senhor...está na altura de definitivamente mudar o comportamento dos nossos portugueses...há países em que os cidadãos são multados se forem apanhados a colocarem material reciclável fora do local próprio...não vale a pena chegarmos a extremos afinal de contas não custa nada

abraços

Unknown disse...

mocho falante
É isso mesmo.

ruma sempre aqui