domingo, maio 11, 2008

Naval - FC Porto, 0-2


"Semelhante à estrutura de um poema, a caminhada do F.C. Porto na Liga 2007/08 fechou com chave-de-ouro. Na última jornada da prova, cumprida este sábado, os Tricampeões nacionais venceram a Naval por 0-2 e descodificaram em definitivo o significado de uma época de inabalável excelência, tornando evidente que o verso menos conseguido da ronda anterior foi mesmo uma excepção e jamais a regra." (site FC Porto)

E pronto ... está concluído o campeonato nacional de futebol, época 2007-2008, para o FC Porto entenda-se.

Esta excelente equipa acaba da mesma forma que começou, e da mesma forma como pautou toda a época, com uma vitória.

Não foi um jogo brilhante, até porque a equipa está já há muito a preparar o encontro com o Sporting, para a final da Taça de Portugal, mas foi uma vitória justa de um campeão justo, que contra todas as situações foi capaz de finalizar o campeonato com pelo menos 20 pontos de vantagem sobre o segundo classificado. Digo pelo menos porque ainda podem ser mais, neste preciso momento são 23. Estas são as contas deste campeonato.

Aproveito este meu comentário habitual aos encontros do FC Porto para emitir apenas uma parte de opinião, em relação aos factos tornados públicos sobre o chamado "Apito Final".

Primeiro dizer que mesmo não concordando com a decisão também eu não recorreria de um castigo, a perda de 6 pontos, numa altura que os tenho "aos montes". Acho até que podiam ter arranjado mais uns quantos jogos para nos fazer perder mais uns pontos para assim minimizar a vergonha que andam os restantes clubes.

Segundo para dizer que se estas acções foram tomadas com base apenas nas escutas telefónicas, porque é corrupção tentada, então deviam ter punido muitos mais clubes e não apenas o FC Porto, Boavista e Leiria.

Terceiro para dizer que é de facto curioso que os jogos a que fazem referência não surtiram qualquer efeito na classificação final da época a que se refere o processo e que remotam ao belo ano de 2003-2004, altura em que o FC Porto foi apenas campeão europeu.

Quarto e último, para dizer que todo este processo, o mediatismo que se gerou em torno das decisões, a maneira como elas foram tornadas públicas, cheiram muito a tentativa de lançar lama para os olhos, a uma tentativa de abafar a superioridade que o FC Porto tem demonstrado ao longo dos últimos anos. Peço desculpa se mesmo assim não acalmou a azia de muitos.

Sem comentários: