domingo, março 16, 2008

Leixões - FC Porto, 1-2


Foi ainda com algum sofrimento que o FC Porto conseguiu mais esta vitória, frente a um Leixões a necessitar de pontos.

O inicio da partida não preconizava o que mais tarde viria a acontecer. Um FC Porto a perder e a necessitar de dar a reviravolta no marcador. Diga-se que foi a primeira vez esta época que o FC Porto conseguiu ganhar depois de começar a perder.

Os primeiros 25 minutos mostraram o FC Porto forte, com vontade de marcar cedo. O Leixões limitava-se a defender e esporadicamente a fazer uns ataques tão frágeis que mal incomodavam Helton.
A bola não entrou e o Leixões começou, a partir do meio da primeira parte, a ganhar confiança, a subir mais no terreno e a ameaçar mais a baliza de Helton. De qualquer maneira as situações de perigo pertenciam todas à equipa campeã nacional.

O inicio da segunda parte prometia mais do mesmo. O FC Porto a atacar e o Leixões a defender. Mas, uma perda de bola na defesa portista, um cruzamento bem feito por parte do Leixões, um falhanço dos centrais portistas e um toque muito bom do atacante do Leixões, colocavam a surpresa no marcador. O Leixõs estava na frente. Tinha feito dois remates ... um golo. Estavam decorridos 52 minutos de jogo.

Jesualdo Ferreira não ficou à espera para ver o que aquilo dava e lança logo Tarik. As mudanças ainda demoraram a fazer efeito e por isso substitui Farias por Adriano. Desta maneira o FC Porto ficava mais ofensivo, ficava com mais elementos na zona de finalização. Para equilibrar a situação a meio campo e também para ganhar um homem mais alto nos cruzamentos para a área Jesualdo substitui Cech por Kazmierczak.

Aos 77 minutos, na sequência de um cruzamento para a área, Tarik toca de cabeça para o lado e Lisandro faz o golo do empate. Já se respirava com mais facilidade. O mais dificil estava feito.

O FC Porto carregava com mais intensidade, o Leixões defendia com tudo o que tinha. Aos 85 minutos Lucho faz um passe de "luxo" e isola Tarik, que depois de fazer um chapéu ao guarda-redes do Leixões empurra para o segundo golo e para a consomação da primeira reviravolta no marcador. A vitória estava garantida.

Com esta vitória, e se tudo correr dentro da normalidade, devem falta 2 ou 3 jogos para que o FC Porto se possa sagrar tri-campeão nacional. Estamos no bom caminho.

Força FC Porto.

1 comentário:

O Chaparro disse...

não te eskeças de falar da agressão do Bruno Alves. não se faz a uma pessoa.
Ou so falam do Bynia?!