domingo, março 02, 2008

Boavista - FC Porto, 0-0


O derby da cidade do Porto acabou empatado a zero.

O FC Porto iniciou o encontro com uma equipa completamente remodelada, deixando no banco e na bancada alguns dos jogadores que têm sido regulares ao longo da época. É a chamada gestão de plantel.
Jesualdo Ferreira fez aquilo que se esperava, guardou pedras importantes para o embate da próxima quarta-feira, poupando-os a um jogo duro contra o Boavista. Com esta opção Jesualdo não perdeu jogadores, antes ganhou-os. Mostrou que o plantel do FC Porto é composto, todo ele, por jogadores de qualidade e que a qualquer momento se podem fazer alterações sem que a equipa se resinta disso, ou pelo menos quase.

O inicio do jogo foi um martírio para o Boavista. Os primeiros 15 minutos foram de completo sufouco. O FC Porto não marcou golo mas bem o podia ter feito.
Depois o Boavista equilibrou a partida e até criou algumas jogadas de perigo na baliza de Helton.

Ao intervalo o FC Porto tinha mais posse de bola, ataques mais perigosos mas até era o Boavista a equipa mais rematadora. A prova de que mais remates nem sempre significa qualidade no ataque.

Para a segunda parte Jesualdo mexe nas "pedras" retira Lucho e coloca Quaresma. O FC Porto perde alguma consistência a meio-campo mas ganha mais poder ofensivo. Foi pelos pés de Quaresma que os lançes de maior perigo aconteceram, com duas bolas a "roçar" os postes e uma a bater com força nos mesmos.

O FC Porto foi durante a maior parte da segunda parte uma equipa atacante, com o Boavista a defender sempre com os onze jogadores atrás da linha da bola. O golo não aconteceu mas até podia ter acontecido. O empate não é justo mas também não é injusto. Premeia a eficácia defensiva do Boavista e a ineficácia ofensiva do FC Porto.

A situação no campeonato, isto é, a distância pontual para o segundo classificado, permite que se possam perder estes dois pontos no Bessa. O Guimarães (3º) já tinha empatado na sexta-feira e o Benfica (2º) e o Sporting (5º) vão defrontar-se esta noite e se empatarem fica tudo igual.

Segue-se na quarta-feira um encontro de grande importância para a Liga dos Campeões. O FC Porto vem de um resultado negativo (1-0) e tem de vencer o Shalke 04 se quiser passar aos quartos de final da competição mais importante de clubes. Para passar sem complicações o FC Porto tem de vencer por 2-0.

Força FC Porto.

3 comentários:

Nanda Nascimento disse...

Boa Semana para Ti meu amigo!!

Beijos e flores!!!

Belzebu disse...

Resta-me desejar boa sorte a todas as equipas portuguesas para os jogos europeus, já que internamente parece que está tudo mais do que decidido! Não me agrada nada um campeonato que termina praticamente em Janeiro, mas enfim...é o futebol que temos!

Aquele abraço infernal!

Meg disse...

Marco

Eu também sou da opinião do Belzebu... e por falar do Belzebu,
há que tempos que não lhe ponho os olhos em cima!
Uma boa semana para ti.