quinta-feira, setembro 13, 2007

Lamentável ...


É a palavra que melhor descreve os acontecimentos de ontem.

1º Lamento
A fraca prestação de alguns jogadores da selecção nacional de futebol. Foi nitido que alguns jogadores que ontem estiveram em campo andaram a arrastar-se durante os 90 minutos. É lamentável que deixem estas coisas acontecer. Se existem mais opções para colocar em campo e se tivermos em linha de conta que todos os jogadores escolhidos têm o mesmo valor, então não percebo porque se continua a insistir nos mesmos jogadores, mesmo que estes rendam muito pouco ou mesmo nada.

2º Lamento
A falta de fair-play na última colocação de bola em campo. Estava um jogador sérvio no chão, até podia estar a fingir para queimar tempo, o que acontece com todas as equipas e só reclama a equipa que na altura está a perder ou a necessitar de marcar, e a selecção da sérvia envia a bola para fora. O jogador é assistido. No reinicio do jogo, num lançamento de linha lateral, efectuado por Portugal, a bola vai para os portugueses que continuam a jogar, em vez de a enviarem para os sérvios, como manda a regra do fair-play. O árbitro que até tinha dado 2 minutos de descontos, e que devido a esta paragem até podia dar mais 1 ou 2 acaba imediatamente o encontro. Faltavam ainda 25 segundos para o fim dos 2 minutos de compensação.
Saber ganhar ou perder é desporto. A atitude de não dar a bola não foi bonita.

3º Lamento
A tentativa de agressão do Scolari ao Dragutinovic. As imagens mostram que o Scolari tentou agredir o jogador servio. A agressão não chegou a acontecer. De qualquer modo é uma situação que não pode acontecer, é a imagem de um país que fica manchada com estas atitudes. Amanhã ou depois o seleccionador vai embora e a selecção, o nome Portugal, fica para sempre. Mais uma vez andamos com o nome de Portugal pela lama, com atitudes de gente fraca, que para além de não admitir que está errado ainda tem coragem de dizer que todos os outros é que estão errados. Atenção que estes "outros" somos nós todos, os portugueses.

4º Lamento
O golo sofrido em fora-de-jogo. Custa perder pontos assim. Foi um erro groseiro da equipa de arbitragem, especialmente do arbitro auxiliar, que está muito mal colocado e não vê o adiantamento do jogador sérvio. Consegue-se ver nas imagens que o árbitro auxiliar não está colocado em linha com o último defesa português. Sei que o futebol não é uma ciência exacta e que erros todos têm, mas custa perder pontos assim.

No final do jogo, uns 30 minutos após ter acabado o jogo, andava a fazer zapping e passei pelo canal Eurosport News. A imagem de abertura da noticia relativa ao Euro 2008 era a tentativa de agressão do Scolari, com o comentário de "cenas incriveis acontecem no Portugal-Sérvia". Estas são as imagens que passam lá para fora do que se passa cá dentro.

"Lamentável! Portugal está uma vez mais a protagonizar cenas incompreensíveis. Dragutinovic terá provocado Scolari que tentou agredir o jogador... a soco. Valeu Brassard que impediu que o pior acontecesse. Os jogadores também se envolveram na confusão tentando acabar com os incidentes. Os ânimos estavam exaltadíssimos." (in Record)

"Um balde de água fria, este empate com a Sérvia, mas nada justificava aquela «confusão» no final, com Luiz Felipe Scolari a perder a cabeça, quando deveria ser o primeiro a... mantê-la fria. Lamentável!" (in A Bola)

5 comentários:

MRC disse...

Caro Marco,

Concordo a 1000% com tudo o que escreveu sobre este assunto lamentável.
Penso que o nosso problema continua a ser a falta de cívismo e de educação e uma mentalidade mais competitiva e menos "mediterrânea" (no mau sentido da palavra, em termos de laxista).
Por outro lado, é também evidente que com a saída de Pauleta, Figo, Rui Costa, etc.. e com a nítida menor prestação de Deco as coisas estão pior...

Marta disse...

E eu estava lá de animos exaltados!
De facto só faltava a lama, para a luta, mas a verdade é que nem sempre temos sangue de barata! Enfim...

C Valente disse...

mais um dia para esquecer neste mundo do futebol.
Má exibição,
Má arbitragem,
Mau comportamento dos jogadores portuguese, mais uma vez nos fazem o favor de mexer na bola
a finalizar má conduta do Sr Scolari, que a arvore das patacas se deverá acabar rápido
saudaçoes amigas

Mocho Falante disse...

Foi uma grande pé de chinelagem ó se foi

abraços

Ka disse...

Senti-me envergonhada com toda a situação..ter uns jogadores com uma falta de brio enorme como vimos na 2ª parte...um treinador que tem de ser o exemplo e que teve a atitude que ele teve, seguida ontem por um pedido de desculpas que acabou por não o ser uma vez que não o fez ao jogador em causa...enfim somos notícia sempre pelas piores razões!
Quanto á arbitragem, se por um lado é verdade que fomos indecentemente roubados, por outro se tivessemos tido uma atitude diferente na 2ª parte, talvez o jogo tivesse acabado com uma vitória nossa...