quinta-feira, setembro 20, 2007

José Mourinho


A noticia de que José Mourinho tinha sido despedido do Chelsea caiu que nem uma bomba no mundo futebolistico.

Como não podia deixar de ser, e tal como tem acontecido durante toda a sua carreira como treinador, as opiniões acerca do seu valor dividem-se. Uns dizem que ele já devia ter saído à mais tempo, outros que esta saída vai ser prejudicial para o Chelsea, outros acham que ele era bem vindo à selecção, enfim as opiniões são muitas e cada qual tem a sua.

Eu sempre fui um adepto do estilo de treino do José Mourinho. Não só pelo facto de ele ter levado o meu clube à glória, mas também pelo facto de ele ser um visionário que revolucionou os métodos de treino. Atenção que não estou a falar que revolucionou o futebol, estou a dizer que ele revolucionou a maneira como se vê a preparação para o futebol, o jogo própriamente dito.

Este homem para além das edições dos livros, comuns a qualquer estrela, ou seja, que qualquer pessoa com nome pode escrever, e que muito pouco valor, tem também estudos sobre o seu trabalho, efectuados por licenciados de educação física.

Estes estudos mostram que os seus métodos de trabalho, podendo parecer semelhantes a outros já conhecidos, têm uma vertente, um alcance, um objectivo completamente diferente daquilo que habitualmente se pensava do futebol. Isto leva a que o seu trabalho seja realmente único, como uma assinatura. Acredito que seja homem para ter sucesso em qualquer clube do mundo.

Nos dois clubes onde teve sucesso, José Mourinho ganhou quase tudo o que havia para ganhar. Digo quase tudo porque no Chelsea não conseguiu nenhum titulo europeu. Mesmo assim:

FCPorto (2002-2004)
- 2 Superligas
- 1 Taça Portugal
-1 Supertaça
- 1 Taça UEFA
- 1 Liga dos Campeões

Chelsea (2004-2007)
- 2 Campeonatos
- 2 Taças da Liga
- 1 Taça Inglesa
- 1 Supertaça Inglesa
* Em 125 jogos para a liga inglesa teve 85 vitórias, 25 empates e 10 derrotas.
* O Chelsea ganha duas vezes seguidas o campeonato inglês depois de 50 anos sem o conseguir fazer.

“O Chelsea e José Mourinho chegaram a acordo para a rescisão amigável do contrato do técnico”. (in Site do Chelsea F.C.)

Internamente temos a noticia de que Scolaria apanhou 4 jogos de castigo e uma multa de 12 mil euros pelos desacatos ocorridos no último jogo da selecção frente à Sérvia.
Quer isto dizer que Scolari não volta a sentar-se no banco nesta fase de qualificação para o Euro 2008.
Será que se vai voltar a sentar-se no banco é então a pergunta que fica, porque a continuar a jogar assim a selecção não carimba presença no Euro e provavelmente Scolari não se sentará mais no banco da selecção das quinas.

1 comentário:

Ka disse...

Como pessoa não gosto dele...nada mesmo! É arrogante, convencido, pedante, com a mania que é galã (quanto a mim de 3ª categoria...lol) mas tenho uma pena enorme que ele não volte para o Porto para substituir o nosso que tem mentalidade de clube de 2ª divisão.

Beijinho