domingo, setembro 23, 2007

18º Mergulho - Greta


Greta, 19 metros, 46 minutos.

Hoje foi dia de mergulho. Ainda pensei que não fosse possível mergulhar, devido ao tempo que esteve durante toda a semana, mas a sexta e o sábado mostraram logo que o mar e o tempo estavam favoráveis.

O dia amanheceu com sol e quente, o mar estava calmissimo, as águas estavam claras q.b., o destino era uma novidade, apesar de ser na greta era um local onde nunca tinha mergulhado. A greta é grande o suficiente para haver muitas zonas diferentes.

O mergulho iniciou-se numa zona de pedra mais baixa e depois foi avançando para uma zona de pedra mais alta e com mais vida. Estava a ver peixes pequenos, uma ou outra estrela do mar, quando e sem dar por isso dou comigo numa zona com bastante vida. Eram fanecas. Um cardume de fanecas.

Andavam por todo o lado e eram de todos os tamanhos. Parei para apreciar o momento e houve alturas em que estive frente a frente com os peixes a uma distância que se estendesse o braço tocava no animal. É claro que assim que me mexia elas fugiam, mas que davam umas fotos lindas há isso davam.

Nadei por mais uns locais mas invariávelmente voltava ao local das fanecas. Qualquer sitio diferente daquele não dava a mesma pica.

No final do mergulho a aventura do dia. Um dos companheiros de mergulho "esqueceu-se" de verificar o manómetro de pressão e quando deu por ela já estava quase sem ar.

Uma atitude que pode colocar em perigo não só a sua vida como a dos que com ele mergulham. Mas sobre isso já se falou o que se tinha a falar.

Agora vou entrar em "estágio" porque o jogo do FCPorto contra o Paços de Ferreira é daqui a 25 minutos.

Mergulhos, se tudo correr bem em Outubro.

1 comentário:

Ka disse...

Nunca fiz mergulho mas adoraria!! Só tenho um "litle problem" sou ligeiramente claustrofóbica o que penso que inviabiliza qualquer tentativa de fazer mergulho :(

Mas mar...sempre!!!

Quanto ao nsso FCP lá nos correu bastante bem a jornada, só faltava o marítimo ter perdido ou empatado também..hehe
Mas continuo a não estar convencida com o Jesualdo.

Beijinho e boa semana