terça-feira, outubro 31, 2006

Halloween


Nesta altura do ano comemora-se o Halloween e nas lojas vemos festidos de bruxas e outras máscaras, que fazem lembrar um pouco o carnaval. Mas afinal o que é o Halloween?

O Halloween nome original na língua inglesa, é um evento de cariz tradicional, que ocorre nos países anglosaxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem, as celebrações pagãs dos antigos povos celtas, embora com marcadas diferenças em relação às actuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou Travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração.

Uma vez que entre o pôr-do-sol do dia 31 de Outubro e 1 de Novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês) acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das Bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo esta uma designação apenas dos povos de língua oficial portuguesa..

Actualmente, além das práticas de pedir doces ou de vestir roupas de fantasias que se popularizaram inclusive no Brasil, podemos encontrar pessoas que celebram à moda celta, como os praticantes do druidismo(o druida era o sacerdote dos celtas) ou da wicca (considerada como uma forma de bruxaria moderna).

Um ritual habitual na noite de 31 de Outubro é o de acender uma vela numa das janelas de casa, em homenagem aos seus ancestrais.

A festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A igreja católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de Novembro seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de Novembro. A igreja ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa.

Na altura que era miúdo, e já tive oportunidade de postar sobre isso, ia na manhã do feriado bater de porta em porta a pedir o "pão-por-Deus", agora os miúdos andam durante a noite que antece o feriado a dizer "doce ou partida".
E tu, que fazias quando eras miúdo?

Bom feriado para todos.

6 comentários:

Miguel disse...

Trick or Treat ...!?

Uma americanice que nós recebemos como nossa!?

Um BOM Feriado!
Bjks da Matilde e Cª!

Mocho Falante disse...

nunca pedi o pão por Deus mas o tostãozinho para o Sto António sim!

Abraços

pinky disse...

bela lição, gostei de lêr, pena não ter lido ontem, tinha posto uma vela á janela.

segurademim disse...

... quando era miuda? brincava à cabra-cega!!!

;)

Anónimo disse...

Eu fazia.. e onde moro eram 08:30 quando os miudos começaram a tocar às campaínhas a gritar "pão por Deus"...

... Só que agora querem é gomas e chocolates...

O Chaparro disse...

eu aproveitava a desculpa e ia pra "vadiagem"