quinta-feira, outubro 13, 2005

Física Pura !!!!!!!

Participação de Acidente de Trabalho

Exmos. Senhores

Sou assentador de tijolos. No passado dia 3 de Setembro estava a trabalhar sozinho no telhado de um edificio de 6 andares. Quando acabei o meu trabalho, verifiquei que me tinham sobrado muitos tijolos, mais ou menos 250 Kg, e pensei que em vez de os fazer descer à mão, uns a uns, decedi colocá-los num bidão que havia no terreno, que poderia utilizar com a ajuda de uma roldana a qual felizmente estava fixada num dos lados do prédio, no 6º andar.

Desci para o terreno, e atei o bidão com uma corda. Subi para o telhado e puxei o bidão para cima e nele pus os tijolos dentro que couberam todos. Voltei para baixo, deci a corda e segurei-a com força de modo a que os tijolos descessem devagar.

Ai começou o sinistro. Como eu só peso cerca de 80 Kg, qual não foi o meu espanto, quando de repente me senti içado no ar, saltei do chão, perdi a minha presença de espirito, e esqueci-me de largar a corda. Acho que comecei a subir a grande velocidade. Lembro-me que na proximidade do terceiro andar embati no bidão que vinha a descer (cruzei-me mesmo com ele) e isto explica a fractura no craneo e a clavicula partida.

Continuei a subir, mas com menos velocidade, mas só parei quando cheguei ao 6º andar e os meus dedos ficaram entalados na roldana. Felizmente que já tinha recuperado a minha presença de espirito, e consegui, apesar das dores, agarrar-me à corda e soltar os dedos da roldana.

Enquanto tudo isto se passava cá acima, o bidão chegou ao chão com um grande estrondo e o fundo partiu-se e ficou sem os tijolos que se partiram e espalharam pelo terreno. Sem os tijolos o bidão pesava mais ou menos 20 Kg. Como V. Exas podem imaginar e como eu estava agarrado ainda à corda cá em cima, comecei então a descer rápidamente e proximo do 3º andar encontrei outra vez o bidão que vinha a subir, e isto explica a fractura nos tornozelos e as liuxações nas pernas bem como na parte inferior do corpo. O encontro com o bidão diminui a velocidade da minha descida pelo prédio abaixo, o suficiente para minimizar os meus sofrimentos, quando cai em cima dos tijolos que estavam no terreno. Felizmente só fracturei 3 vertebras.

Lamento no entanto informar que enquanto me encontrava caido em cima dos tijolos, sem quase me poder mexer, olho e vejo o bidão lá em cima. Ai perdi novamente a minha presença de espirito e larguei a corda. O bidão, disseram-me depois, pesava mais que a corda, e então desceu e caiu em cima das minhas pernas, partindo-as imediatamente. Só me lembro depois de ter acordado no hospital e só 3 dias depois é que consegui ditar a descrição deste acidente.

Espero ter dado a informação detalhada para poder ser indemnizado por V. Exas.

Cumprimentos.