segunda-feira, outubro 31, 2005

01 Novembro

A tradição já não é mesmo o que era.

Na altura que eu era uma criança, aproveitava este primeiro dia de Novembro para ganhar uns trocos e umas goluseimas. Na altura iamos de casa em casa a pedir o pão-por-Deus. Era uma coisa mais portuguesa ou mais tradicional da terra onde vivia, mas pelo menos sempre tive a perfeita noção de que era uma coisa nossa. Sabia e cheirava a Portugal.

Agora, com o crescimento que a cultura americano tem na nossa, este dia começa a ser lembrado como o dia das bruxas, em vez do dia dos finados, e as crianças começam a ir bater de porta em porta e a pedir doçe ou partida (o que em português não tem o memso impacto que na lingua original), nem tão pouco nós estamos habituados a viver este dia como eles.

Tenho realmente pena que se começe a perder alguma da nossa cultura antiga em detrimento de outras culturas mais generalistas e já agora só falta começarmos todos a mascararmo-nos de bruxas e de frankensteins para ir bater de porta em porta, e para a coisa ficar perfeita, em vez de o fazermos durante o dia, passarmos a fazê-lo durante a noite, tal como os Americanos.

Não gosto de perder a minha identidade e este dia já não é o que era.