sexta-feira, setembro 09, 2005

Rejubilemos - parte II

Os telejornais abriram com a noticia de que a nossa economia tinha subbido 0.5% (meio ponto) no ultimo trimestre.

Para uma primeira observação (uma observação descuidada) devemos todos rejubilar com o aumento da nossa economia. Para o ouvinte ou leitor descuidado, desinformado, esta subida indica que o poder de compra dos portugueses está a aumentar e que a nossa economia irá a partir de agora andar nos bons caminhos.

A realidade é esta .... a economia portuguesa subiu devido ao aumento do IVA para 21%. É verdade, não estou a enganar-me.

O que se passou foi que com a notícia do aumento do IVA todas as pessoas com algum (leia-se acima da média) poder de compra foram a correr comprar tudo aquilo que queriam (ou necessitavam) antes de sofrer o referido aumento. Estas compras foram essencialmente em carros, casas, materiais de grande valor.

Foi esta situação que levou que a nossa economia subisse o meio ponto a que agora toda a comunicação social dá ênfase.

A realidade é que as familias portuguesas continuam sem poder de compra, que as coisas estão mais caras, e que cada vez está mais dificil comprar seja o que for.

Deixem-se de tangas e tenham vergonha em dizer que a subida foi de meio ponto porque no próximo trimestre ninguém vai dizer que a economia desceu 1 ponto ou mais.