O primeiro jogo de 2010 era, curiosamente, um jogo de 2009. O jogo referente à quarta eliminatória da taça de Portugal, que estava em atraso devido às más condições do relvado, foi disputado em campo neutro, mas num relvado que também estava em más condições. Não sei se são os meus olhos mas ultimamente não tenho visto relvados em condições, nas competições nacionais, exceptuando o relvado do estádio do Dragão, mas isso é outra história.
O FC Porto começou este novo ano da melhor maneira. Não esteve durante os noventa minutos com o explendor que devia, mas cumpriu a sua obrigação e esse é o objectivo que conta.
Durante a primeira parte a equipa mostrou quem é que está no escalão superior, fazendo uma pressão muito alta, ganhando a maioria das bolas logo no meio campo do adversário e foi apenas por culpa própria que só marcou um golo durante esses quarenta e cinco minutos.
Ir para o intervalo em vantagem era importante e foi isso que a equipa do FC Porto fez.
Na segunda parte a Oliveirense veio mais afoita e criou mais dificuldades ao FC Porto mas a equipa azul e branca, mesmo tendo baixado o ritmo do jogo, foi conseguindo segurar os impetos atacantes do adversário.
Foi, mais ou menos, contra a corrente do jogo que o FC Porto conseguiu o segundo golo, num lance de ressaca, mas muito bem jogado.
A partir do segundo golo o ritmo baixou mais ainda, com o FC Porto a fazer a gestão total do jogo, e só não aumentou a vantagem porque Orlando Sá falhou a transformação da grande penalidade. Foi pena porque o jogador fez um belo jogo, depois da paragem prolongada por lesão, e merecia este brinde.
O FC Porto passou esta eliminatória e vai ter como adversário nos oitavos de final o Belenenses.
«O relvado não facilitou a nossa tarefa, principalmente na definição do passe. Mas impusemos um ritmo forte e criámos dificuldades ao adversário. O golo do Raul Meireles em cima do intervalo, permitiu que tivéssemos mais espaços na segunda parte»
«Nesse período fomos mais tranquilos. Ganhámos bem, com segurança. O mais importante era isso. Agora temos um ciclo de nove jogos até ao início de Fevereiro. Hoje não fizemos nada de especial, apenas a nossa obrigação»
(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)
«Foram sete meses muito complicados, uma recuperação complicada, mas acho que regressei bem. Foi um bom jogo, foi pena não ter chegado ao golo, mas com tempo e trabalho isso vai acontecer. O terreno estava um bocado danificado, mas a grandes penalidade só falha quem a marca. Para a próxima espero que seja normal. Penso em trabalhar no dia-a-dia, ser o mais profissional possível para quando voltar ajudar o F.C. Porto a alcançar os seus objectivos, como aconteceu hoje»
(Orlando Sá in MaisFutebol)
Sem comentários:
Enviar um comentário