domingo, janeiro 31, 2010

Fame



Sinopse:
Numa reinvenção do filme vencedor de Óscars® da Academia, FAME segue um grupo de talentosos dançarinos, cantores, actores e artistas durante quatro anos na escola New York City High School of Performing Arts, onde, através de um variado e criativo conjunto de actividades, é oferecida aos estudantes de todos os níveis sociais a oportunidade de viverem os seus sonhos e alcançarem a verdadeira e duradoura FAMA... aquela que se consegue apenas com talento, dedicação e trabalho árduo.
Numa incrível atmosfera competitiva, atormentados por dúvidas interiores, a paixão de cada estudante vai ser posta em causa. Para além dos seus objectivos artísticos, eles terão de lidar com as questões normais da escola secundária, uma fase tumultuosa cheia de trabalhos da escola, amizades intensas, o despertar das paixões e a auto-descoberta.
À medida que cada aluno luta pelo seu momento de glória, eles irão descobrir quem, entre eles, tem talento inato e a disciplina necessária para ser bem sucedido. Com o amor e a ajuda dos amigos e colegas artistas, eles descobrirão quem alcançará a FAMA.


Fame é aceitável.
Vamos aos factos. O filme (re)conta a história de um conjunto de jovens, durante a sua estadia na escola de artes, procurando a sua "fama". Sabendo que a história não é nova (remonta aos anos 80) não se podia inventar nada e por isso o filme nunca podia ser uma surpresa.
Se tivermos esta máxima em conta, "Fame" é ... aceitável.

sábado, janeiro 30, 2010

Nacional - FC Porto, 0-4

O campeão tem destas coisas. Ora faz um jogo mau, ora faz um jogo excelente. Tem sido assim ao longo desta época. Não se trata de ter uma má equipa, trata-se de não ser consistente quando os adversários estão ligeiramente melhores.

Hoje, frente ao Nacional da Madeira, num jogo em que perder era cenário proibido, o FC Porto fez um excelente jogo. Soube ter a bola, impôr o seu ritmo ao jogo, manter o ritmo depois de marcar o primeiro golo, no fundo, soube ser a equipa que nos acostumou.

Para este ciclo de jogo que agora começa, onde se vão decidir, ou não, algumas das competições da época, esta vitória foi importante. Mais do que manter a distância pontual para os primeiros classificados da liga dá moral para que a equipa possa jogar com a tranquilidade necessária para atingir os objectivos.

O Ruben Micael está a revelar-se uma excelente contratação. Joga e faz jogar. Os que coabitam no seu espaço de terreno sabem que têm ali uma fonte que faz jorrar bom futebol.

«Acho que até ao momento em que o Porto fez o primeiro de penalti, da qual saiu uma expulsão, tinha sido melhor, com o domínio do jogo. Tivemos uma maior intensidade e três ou quatro situações em que poderíamos ter feito um golo. A partir dai o jogo tornou-se diferente, mas acho que soubemos jogar contra uma equipa boa mesmo em inferioridade numérica, continuar a ser humildes, coesos e unidos. Na minha opinião, fizemos um muito bom jogo na primeira parte e menos conseguido em termos de qualidade nas acções ofensivas na segunda parte. É que o encontro depois só teve um sentido. Foi um Porto muito bom na primeira parte e que transformou um jogo difícil, pois fácil nunca o é, mas conseguimos transformá-lo numa partida mais fácil.»

(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

E como agora isto não pára, segue-se já o Sporting, na terça-feira, para a taça de Portugal.

Força FC Porto.

Lost


«A 6.ª e última temporada de ‘Perdidos’ chega ao nosso país, pelas mãos da FOX, um dia depois da grande estreia nos Estados Unidos. Dezoito episódios vão estar disponíves no canal FOX. Os dois primeiros episódios chegam no dia 09 de Fevereiro, às 22h20, mas antes disso, os fãs desta misteriosa série poderão assistir a um emocionante especial: ‘Perdidos: O Capítulo Final’, com início às 21h30.»

Mas que bela noticia esta, que vi agora no canal FOX.

sexta-feira, janeiro 29, 2010

O avançado

«Na sequência das negociações encetadas, a Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter finalmente chegado a um princípio de acordo com o Cruzeiro Esporte Clube, para a aquisição dos direitos de inscrição desportiva do jogador Kleber.

Este acordo prevê o pagamento de um montante de 5.500.000 € (cinco milhões e quinhentos mil euros) e inclui ainda a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva, e 75 por cento dos direitos económicos, do jogador profissional de futebol Ernesto Farias.

Mais se informa que a formalização final deste acordo está dependente da realização dos exames clínicos a que o atleta se irá submeter, com o consentimento do Cruzeiro, e da posterior assinatura de um contrato de trabalho do atleta com esta Sociedade.»

(Comunicado FC Porto SAD)

Kléber é a mais recente aquisição para o plantel do FC Porto e espera que seja mais um activo para a conquista do penta, objectivo que se mantém ainda como uma possibilidade viável.

A contratação deste jogador, mesmo que seja um namora antigo, tem mais a ver com a impossibilidade de contar com Hulk, que ainda se mantém com castigo indifinido, e que poderá ter o resto da época em causa.

Dizeres (I)

"O primeiro milho é para os pardais"

Significado: Os mais fracos aproveitam as primeiras vantagens

Origem: No tempo dos romanos, era costume os agricultores oferecerem os primeiros frutos das suas colheitas às aves. Pensava-se na altura que eram as aves que levavam as oferendas aos deuses.
O conhecimento desse hábito foi-se transmitindo de geração em geração, até que, no séc. XVI - quando o milho chegou à Europa - a expressão evoluiu. O pardal era o simbolo de todas as aves e o milho abundava nas culturas portuguesas.

quinta-feira, janeiro 28, 2010

Ensina lá...

«A Câmara Municipal de Lisboa demitiu-se de fiscalizar o contrato-programa que assinou com o Benfica em Julho de 2002 que se traduziu num apoio de quase 65,4 milhões de euros para a construção do novo Estádio da Luz, para o Euro 2004. O próprio acordo previa a nomeação de uma Comissão de Acompanhamento, responsável por controlar o cumprimento do contrato, mas tal comissão só foi criada mais de quatro anos após a assinatura do documento, em Novembro de 2006. E nunca reuniu, nem tomou qualquer decisão.
Um inquérito feito por um outra administração da própria EPUL detectou mais irregularidades. A empresa pagou inúmeras despesas realizadas antes da assinatura do contrato-programa, em Julho de 2002. Além disso, 80 por cento das que respeitavam o prazo diziam respeito a “assessorias e consultorias”.
Outra anomalia detectada foi o pagamento de 9,975 milhões de euros pela EPUL ao Benfica em 31 de Dezembro de 2004, pelos eventuais lucros da construção de 200 fogos num terreno no Vale de Santo António, habitações essas que até hoje ainda não foram construídas. Em violação do contrato de execução, a EPUL pagou ainda 32,4 milhões de euros do terreno que o Benfica vendeu (imóvel este doado ao clube pela câmara) entre Janeiro e Novembro de 2003, apesar da escritura de compra e venda ter sido realizada só em Setembro de 2004.»

(in Público)

Agora quero ver os benfiquistas a assobiarem para o ar, uns, enquanto que os outros, aqueles que se julgam muito espertos, vão dizer que assim é que é fazer negócio.

Há uns tempos atrás, quando se falava sobre o modo como o dinheiro aparecia no benfica para a compra dos jogadores, LFV disse que não ensinava como era. Agora está explicado porque ele não podia ensinar.

No clube do regime vale tudo.

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Cinco estrelas

O casal está na cama, com todo o entusiasmo, quando... toca o telefone.

Ela vai atender.

- Quem era? - pergunta ele quando ela volta.

- O meu marido. Avisou que vai chegar tarde porque está no escritório a fazer serão contigo.

terça-feira, janeiro 26, 2010

E ainda mais casos

O dia de hoje está a ser frutuoso em casos. Porque será? Talvez seja a forma de desviar as atenções. Enquanto se dá com uma mão retira-se com a outra. Vai-se agradando a gregos e a tróianos.
A verdade é que este CD vai tentanto com estas atitudes escamotear os casos escandalosos que vão aparecendo no nosso futebol de forma a ludibriar o que realmente se está a passar.

Comecemos pelo castigo aplicado ao presidente do FC Porto. Pinto da Costa começava a falar, lançando umas farpas aos adversários. O seu tempo de antena estava a aumentar e os ecos das suas declarações começavam a ouvir-se. Resultado? Suspenso por três meses e multa de 1500€.

«A Comissão Disciplinar da Liga decidiu aplicar três meses de suspensão a Pinto da Costa, por entender que o presidente da SAD do F.C. Porto prestou declarações nessa mesma condição, quando cumpria um castigo anterior.» (in MaisFutebol)

De nada valeu ao presidente do FC Porto (clube) argumentar que o fazia nessa condição e não na condição de presidente da FC Porto SAD. Era argumento demasiado complexo para que conseguissem compreender e como tal decidiram aplicar o castigo.

Para que este castigo fosse aplicado, teve de se arranjar um outro que fosse aplicável ao clube do regime. Desviar atenções é a maneira de se conseguir fazer as coisas sem se ser notado.
O que fazer então? O caso do túnel com o jogo com o Nacional tem de ser bem escondido (já lá vamos) e castigar o Jesus por fazer os gestos aos seus defesas é demasiado óbvio.
Há, já sei. Vamos aplicar uma multa ao Aimar pela simulação de penalti no jogo. Qual? Pode ser o jogo com o Nacional, assim pode ser que se esqueçam dos casos do túnel.

«A Comissão Disciplinar da Liga decidiu multar Pablo Aimar, por entender que o jogador do Benfica simulou uma grande penalidade, no jogo da oitava jornada, com o Nacional.» (in MaisFutebol)

O CD aplicou apenas uma multa porque o penalti não teve influência no resultado. Ora agora, e devido a esta maneira de fazer as coisas "pelo outro lado", vamos ter de aplicar uma multa a todos os jogadores que simularem uma grande penalidade. Quer isto dizer que a CD matou dois coelhos numa só cajadada. Arranjou uma enorme fonte de rendimento e motivos mais do suficientes para atrasar os castigos, sob argumento de muito trabalho. Só assim se percebe o castigo aplicado agora, num jogo da oitava jornada. Ou daí talvez não.

Voltemos então ao caso do túnel da luz (mas quantos casos existem no túnel da luz???) no jogo entre o clube encarnado e o Nacional.

«"O que se passou foi... Durante a primeira parte os jogadores estavam 'tocados', entre si. Quando o árbitro apitou para o intervalo. O Luisão estava a falar com o Cléber. Como o Luisão tinha amarelo, de repente vem o treinador do Benfica em direcção ao Cléber e empurrou. Como estava lá perto, disse ao Rui Costa, não sei o que é que ele estava lá a fazer, mas disse ao Rui Costa para pedir ao treinador para ter calma"
"Virei costas, ia para o balneário, no túnel, e de repente aparece o Rui Costa num lado e o Jesus noutro. O Rui Costa disse muitos palavrões, repetiu-os várias vezes, e o Jesus pôs-me dois dedos na cara. Quando viu que eu não respondia voltou a pôr-me os dois dedos. Comecei a rir e fui para o balneário."» (Ruben Micael em entrevista à RR citado pelo Record)

Todos sabemos, porque foi sobejamente falado na comunicação social, que tinha havido incidentes no túnel nesse jogo. Também todos sabemos que o maldito vídeo desse dia perdeu-se, quando o clube do regime estava, num acto de boa fé, a enviá-lo para o CD.

É claro que os que vêm apenas vermelho vão dizer que o Ruben Micael está a falar por encomenda do seu actual patrão (o mesmo não se passa com o Edgar Costa que também disse o mesmo na mesma rádio) mas mesmo esses não vão conseguir negar que nesse dia se constataram existir os incidentes.

O que vai acontecer agora que tudo se sabe? O CD vai demorar a abrir um inquérito e mais para o final da época se o clube do regime for campeão (espera-se que não) o caso vai ser arquivado. Se o clube encarnado não for campeão o caso ... vai ser arquivado.

Entretanto sabe-se que o castigo a aplicar ao Rodriguez é conhecido na quinta-feira. É de louvar esta atitude do CD. Podia ser na sexta que o castigo fosse divulgado, mas num gesto de boa fé (???) o CD vai decidir na quinta para que o FC Porto possa reservar o bilhete de avião ao jogador, ou alterá-lo, dependendo do castigo aplicado. São ou não são uns amores?

E assim vai o nosso futebol.

Taça da Liga e mais casos

O sorteio da taça da "cerveja" reservou-me hoje uma surpresa. Esperava que o "sorteio puro" fosse ditar mais um clássico entre o FC Porto e o Sporting, revervando ao clube do regime uma recepção à Académica, mas afinal as coisas sairam trocadas.
O FC Porto vai receber a Académica, recriando um dos jogos da fase de grupos, enquanto que o Sporting vai receber o Benfica recriando a final do ano passado.
Ora sendo esta taça da "cerveja" também conhecida pela taça slb, frutos dos acontecimentos do ano passado, está visto que um dos finalistas está já conhecido. Esperemos que o FC Porto consiga superar a bem organizada Académica de André Villas Boas para estar também na final.

Enquanto a liga se empenha nestes sorteios puros e depois de ter, dizem, constituido a acusação aos jogadores do FC Porto no caso do túnel, espera-se ainda que seja emitido o castigo ao jogador Rodriguez, que foi expulso faz amanhá uma semana.
O jogador já cumpriu um jogo de castigo e o FC Porto ainda não sabe se já poderá contar com o jogador para o jogo frente ao Nacional. Não se percebe o porquê deste CD demorar tanto tempo para tomar as suas decisões, ou se calhar até se percebe.

Para termos um facto comparativo, se fizermos uma viagem aqui à nossa vizinha Espanha, vamos, vergonhosamente, verificar que um jogador que foi expulso no domingo, já sabe que apanhou dois jogos de castigo. Com mais vergonha devemos ficar quando ficamos a saber que esta madrugada o departamento juridico do Real Madrid já tinha na sua posse o relatório do árbitro e que teve tempo para apresentar hoje, às 14h, na reunião com a Liga, os argumentos de defesa do jogador.

«El organismo presidido por Alfredo Flórez debe juzgar con el acta arbitral como principal argumento. Pérez Lasa escribió así al respecto: "En el minuto 70 el jugador Ronaldo Dos Santos Aveiro fue expulsado por golpear con el brazo en la cara a un jugador contrario, provocándole una hemorragia nasal, teniendo que ser sustituido".» (in as.com)

É por estas e por outras que o nosso futebol está por esta altura pelas ruas da armagura.

segunda-feira, janeiro 25, 2010

O sorteio da taça

Para os quartos de final da taça de Portugal não podia ter calhado melhor adversário ao FC Porto. Foi nada mais nada menos do que o Sporting.
E digo isto com consciência daquilo que estou a dizer. Estamos a praticar um futebol que não é muito agradável e por isso se for para ser eliminado (o que eu espero sinceramente que não) pelo menos que seja com um dos denominados "grandes" do nosso futebol. Em caso de vitória (aquilo que espero sempre que aconteça) será um estímulo para os jogos que virão.

O sorteio foi hoje e já está a fazer correr tinta por causa do pedido de antecipação, que dizem, o Sporting fez ainda antes de saber qual o seu adversário, e que foi suportado pelo facto de terem um jogo da Liga Europa a, pasmem-se, 16 de Fevereiro (!!!!!). Ora o Sporting terá pedido que o jogo fosse a 2 em vez de a 3 de Fevereiro.

O FC Porto, que joga a 30 de Janeiro na Madeira, como é óbvio recusou o pedido. Não é por ser o Sporting, porque numa competição que se quer ganhar o adversário pode ter qualquer nome, mas todos compreendem que quem tem de viajar e depois preparar o jogo não o pode antecipar.

«É uma final antecipada, num mês de muitos jogos importantes. Abrimos com o Sporting, depois temos a Liga dos Campeões e grandes jogos no campeonato. É um mês de grande intensidade para nós. Somos detentores do título e queremos mantê-lo, apesar do respeito que temos pelo Sporting, que tem vindo a melhorar e a jogar bem. Jogamos em casa e somos favoritos. Espero um grande espectáculo. A emoção no Restelo bateu todos os recordes e espero que no Dragão possamos festejar no final como fizemos no Restelo.»
(Vitor Baía in MaisFutebol)

Finalmente a acusação

Foi hoje conhecido pelo público em geral, para que a justiça popular possa já começar a fazer "sangue", a acusação aos jogadores do FC Porto sobre o incidente no túnel da luz no jogo do dia 22 de dezembro de 2009.

A noticia foi avançada, desta vez, pelo jornal Record, que tomou conhecimento da acusação, não se sabe bem como, nem sei se terá tomado conhecimento da mesmo ainda antes do departamento jurídico do FC Porto.

Uma nota de culpa que demorou mais de um mês a ser redigida, mas que deve ter demorado uns 5 segundos a ser lançada para a comunicação social. Até me faz confusão porque não foi o jornal do regime a avançar com a noticia em exclusivo nacional, tal como tinha avançado com as imagens do incidente, imagens que ainda não estão no you tube e que também não serviram para o processo. Pergunto quanto tempo demorarão a aparecer as imagens do jogo frente ao Nacional que misteriosamente desapareceram.

«- o diretor de operações e planeamento da Liga, Carlos Lucas, solicitou expressamente aos stewards que não empurrassem nenhum agente desportivo
- num momento em que apenas se encontravam no acesso ao balneário do FC Porto, Fernando Oliveira (responsável pela segurança do FC Porto), Hulk e Sapunaru e mais alguns elementos da SAD, o supervisor dos stewards, Sandro Correia, que estava colocado atrás do cordão humano formado pelos stewards, começou a dirigir-se verbalmente aos elementos do FC Porto de forma provocatória, afirmando entre outras coisas "vão lá para dentro... Voltem lá para cima..."
- que nessa altura os stewards (...) começaram também a dirigir provocações verbais aos jogadores e membros do staff do FC Porto, designadamente Fernando Oliveira, Hulk e Sapunaru, enquanto colocavam as mãos nos aludidos elementos no sentido de conduzi-los para o balneário
- que os stewards agiram de forma livre, consciente e voluntária (...) com intenção de provocar verbal e fisicamente os jogadores e restante staff do FC Porto, bem sabendo que essa conduta era proibida e punida por lei e regulamentos.» (in Record)

Perante estas indicações, as movimentações das câmaras de vigilância do ano passado e a agressão ao membro do staff do FC Porto, alguém dúvida de que os stewards tivessem como encomenda as provocações aos jogadores?

Será que se não houvesse uma tentativa de armadilhar a entrada dos jogadores nos balneários os stewards (conceito introduzido em Portugal no europeu de 2004 e que tinha como objectivo ajudar e controlar o público) estavam no túnel de acesso ao relvado, zona exclusiva aos jogadores?

Não tenham dúvidas. A coisa foi organizada e bem organizada. Para quem tem ainda não sabe, é assim que se fazem as coisas "pelo outro lado".

Agora, ainda antes da decisão final, vão decorrer mais uns 20 dias. Daqui a esse tempo teremos o resultado desta armadilha.

Não era para vermelho?



«Quem sabe de futebol sabe que a minha intenção é sempre jogar. Fui muito novo para Inglaterra e lá ensinaram-me a não enganar os árbitros. O vermelho é uma vergonha, não entendo este tipo de coisas. Não é vermelho aqui nem em nenhum lugar do mundo, e não estou a pedir protecção. Têm que ser justos com o que aconteceu. Não queria lesioná-lo. Já vi jogadas piores noutros jogos.» (Cristiano Ronaldo in MaisFutebol)

Depois de fazer aquilo que fez ainda tem coragem de dizer que não era vermelho!!!! Não só era vermelho como é uma agressão. Que a intensão não fosse fracturar a cana do nariz ao jogador eu até aceito, mas que a intensão não era acertar essa já não engulo.
O facto de já ter visto jogadas piores não é motivo para não dar vermelho, apenas para não dar tantos jogos. É vermelho em Espanha e em qualquer outra parte do mundo.

domingo, janeiro 24, 2010

Estoril - FC Porto, 0-2

Ainda sem convencer, mas com uma atitude mais à FC Porto, especialmente na segunda parte, o FC Porto conseguiu levar de vencida o Estoril e assegurar o primeiro lugar no grupo da taça da "cerveja".

A primeira parte prometia mais do mesmo. Uma equipa sem capacidade ofensiva, apesar de ter um meio campo organizativo muito bom. Belluchi e Ruben Micael, prometiam com o seu futebol criar perigo, mas as jogadas estavam condenadas a "morrer" quase à nascença, umas por passes mal feitos (e foram mitos) outras porque os restantes elementos do meio campo não davam o encaminhamento necessário. Questiono se a aposta de Guarin para aquela posição tivesse sido a melhor?

Na segunda parte, fruto das alterações efectuadas, e da consequente mudança de táctica, o FC Porto foi melhor e isso reflectiu-se no resultado. Um excelente golo de Belluschi (também consegue fazer coisas excelentes) mudou toda a história do jogo. Com o controlo do jogo nas mãos, maior após o segundo golo, o FC Porto não evitou ainda uns calafrios, coisas que teimam em acontecer e que têm de acabar de vez.

«Foi um percurso difícil, com três jogos em que utilizámos jogadores que precisavam de ter mais competição. Nessas três partidas, a equipa foi subindo e os jogadores tiveram mais capacidade. O apuramento foi um prémio para futebolistas que ainda precisam de ganhar entrosamento. Tivemos de trabalhar muito para ganhar ao Leixões e aqui, assim como empatar na Académica, que também se qualificou. Fizemos oito jogos num mês e era importante para nós garantirmos competências do ponto de vista físico. A missão foi cumprida em relação a esse projecto.» (Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

Ruben Micael. Por ser a estreia com a camisola do FC Porto estava com parte das atenções sobre ele e não comprometeu. Uma série de boas jogadas, várias tentativas de desfazer o nulo e uma boa integração fazem desta contratação de inverno uma aposta que tem tudo para dar certo. Vamos ver como vão ser as coisas no futuro.

«Para os três dias de treino e ambientação a um novo clube, a uma nova cidade, com toda a ansiedade que uma alteração de vida provoca, creio que esteve bem, num primeiro tempo, e também numa segunda parte diferente tacticamente. Foi capaz de jogar de forma correcta e séria. Agora tem de conhecer os colegas e a equipa, para ganhar o seu espaço.» (Jesualdo Ferreira in Maisfutebol)

Mas não é apenas de factos sobre o jogo que o dia de hoje é fértil. Mais uma vez uns vândalos (não aposto mas até acho que sei a cor clubistica dos mesmos) fizeram aquilo que apenas uns inergúmenos são capazes de fazer.

«O autocarro do F.C. Porto e o carro de Pinto da Costa foram apedrejados a cerca de dois quilómetros do Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.
As viaturas circulavam com escolta policial mas foram atingidas por paralelepípedos arremessados de um viaduto, após as portagens da A5, por desconhecidos.» (in MaisFutebol)

Deve ser a estas coisas que se referem quando falam em fazer as coisas pelo outro lado. Continuo a dizer que não aposto mas em matéria de arremesso lembro-me assim de cabeça do jogo em Olhão, onde foram arremessadas umas cadeiras.

Fala... Rui Barros

O FC Porto joga hoje, às 20h15, frente ao Estoril, naquele que será o último jogo desta fase da taça da "cerveja".
Foi o Rui Barros que fez a antevisão do encontro.

Ganhar é o objectivo
«Trata-se de apenas mais um jogo, que nada tem a ver com o que se passa nas outras competições, embora o queiramos, naturalmente, ganhar. É evidente que não esperávamos estar a seis pontos da liderança, mas ainda há muito campeonato pela frente.»

Pensar em vencer todos os jogos
«Apesar de o encontro frente ao Belenenses se ter revelado um jogo de sofrimento, a verdade é que o objectivo principal, que era passar à fase seguinte da Taça de Portugal, foi garantido. Fizemos seis partidas em 20 dias e compreende-se que os jogadores possam sentir-se de alguma forma cansados. Seja como for, a nossa caminhada mantém-se: pensar em vencer todos os jogos.»

Alterações em perspectiva
«Acredito que o mister irá efectuar algumas alterações. Vai, com certeza, seleccionar aqueles que entender estarem em melhores condições para disputarem este desafio.»

Ruben Micael à disposição do mister
«O Ruben Micael faz parte do plantel e é mais um jogador que está aqui para jogar. Tem muita qualidade, como todos sabemos; treinou durante esta semana e, caso o mister decida utilizá-lo, penso que está apto para jogar.»

Taça de Portugal: o mais importante é estar nos quartos-de-final
«Se revirmos o jogo com mais calma [referindo-se ao confronto com o Belenenses], percebemos que não fizemos, reconheço, uma grande partida, mas a verdade é que o encontro também foi muito incerto. Estivemos sempre em desvantagem e tivemos de correr atrás do prejuízo. O Belenenses soube defender e jogou muito bem no contra-ataque. Tudo isto a juntar ao facto de termos sofrido um golo já na parte final, depois de um desafio em que perdemos dois pontos para o campeonato. Portanto, e quem foi jogador percebe, acaba por ser natural que os atletas sofram um pouco. Em termos tácticos e de organização, as coisas não correram, por isso, tão bem, mas, no que toca à entrega, acho que os jogadores foram brilhantes. Tentaram correr e pressionar o adversário e conseguiram chegar ao 2-2. O mais importante mesmo é que estamos nos quartos-de-final da Taça de Portugal.»

FC Porto mantém-se na corrida pelo título
«Ninguém pode afirmar que o FC Porto está fora da corrida pelo título. Temos apenas seis pontos de desvantagem e resta muito campeonato para jogar, sendo que ainda vamos defrontar os nossos adversários directos e eles próprios vão defrontar-se entre si. O que é importante é mantermo-nos perto e estarmos presentes, de modo a podermos tirar proveito quando eles falharem.»

Toalha nunca vai ao chão
«É certo que não estamos habituados a ter seis pontos de desvantagem para o primeiro lugar, mas nesta casa nunca se atira a toalha ao chão. Muito pelo contrário: é nestes momentos que somos mais fortes e é isso que temos de demonstrar daqui para a frente. Há muitos jogos por disputar (campeonato, UEFA Champions League, Taça de Portugal e Taça da Liga) e os atletas ainda se poderão sentir muito úteis. Há um campeonato que não está perdido e é no sentido de o reconquistar que vamos continuar a trabalhar.»

Elogios ao professor Neca
«O Estoril é uma equipa bem orientada. O professor Neca conhece muito bem o futebol português e apresenta fortes capacidades. Desde que chegou, conseguiu apurar a equipa como primeira classificada de um grupo em que figuravam também Paços de Ferreira e Olhanense; como tal, é um adversário a ter atenção, se bem que o nosso objectivo claro é ir lá para ganhar.»

(in site FC Porto)

Lista de convocados:
Guarda-redes: Beto e Nuno.
Defesas: Miguel Lopes, Rolando, Maicon, Nuno André Coelho, Abdoulaye e Alvaro Pereira.
Médios: Guarín, Belluschi, Valeri, Tomás Costa, Prediger, Ruben Micael e Sérgio Oliveira.
Avançados: Falcao, Mariano e Orlando Sá.


Sei que o Ruben Micael está apenas há uma semana no FC Porto mas gostava de o ver jogar já hoje. Quanto mais depressa o jogador se introsar na equipa mais depressa se poderá verificar qual o contributo que poderemos esperar dele e todos sabemos que neste momento está a fazer falta.

Força FC Porto.

sábado, janeiro 23, 2010

As imagens



Estas o clube encarnado não quis mostrar e agora até vai apresentar queixa.

«O Benfica vai participar à Entidade Reguladora da Comunicação (ERC), ao Ministro Jorge Lacão e aguardar actuação da Comissão Nacional de Protecção de Dados, em reacção à notícia publicada, esta sexta-feira, pela Agência Lusa, sobre os incidentes do Benfica-FC Porto da época passada.» (in RTP)

Não é curioso que o clube do regime tivesse tido tanta pressa e fosse tão honesto que rápidamente quis mostrar as imagens do túnel deste ano e não teve o mesmo comportamento o ano passado.

Pode ver-se o staff do clube encarnado a movimentar os ângulos das câmaras para que umas apanhassem alguma coisa e outras não. O que nos leva a concluir que, tal como no ano passado, a confusão no túnel deste ano não seja mais do que uma armadilha. Eles vão ganhando experiência ao longo dos anos e vão aumentando as imagens com os jogadores do FC Porto para posteriormente fazer as montagens.

Agora que penso nisso os jogadores visados este ano são jogadores que já tinham jogado o ano passado, o que aumenta a hipótese de serem apanhados nas câmaras de vigilância e com isso as hipóteses de se manipular imagens.

Agora vêm dar uma de "virgem ofendida" e vão dar queixa da publicação das imagens. Mas não se mostraram nada reticentes em colocar os links, no seu site, com a publicação dos escutas, mesmo sabendo que isso violava os direitos do cidadão.

Quero ver se as expressões "liberdade de informação" e "liberdade de expressão" também vão agora ser faladas como um direito, ou se os direitos são apenas para alguns.

sexta-feira, janeiro 22, 2010

Antes e Depois

«O Benfica-FC Porto da época passada teve incidentes entre elementos dos dois clubes, à semelhança do jogo de Dezembro que resultou na suspensão preventiva de Hulk e Sapunaru, dos quais a Liga diz não ter conhecimento apesar das imagens o documentarem.

Os incidentes desta época também ficaram registados estando as gravações na posse do Benfica e da Liga dos Clubes, que não as tornaram públicas.

Nas imagens do jogo da segunda jornada da época passada, disputado a 30 de Agosto de 2008, logo após o final do jogo vê-se um elemento ligado ao Benfica a agredir a pontapé o team-manager do FC Porto, Acácio Valentim, gerando-se logo a seguir uma enorme confusão junto à entrada para o balneário do FC Porto, com praticamente toda a equipa dos dragões a sair do balneário e a envolver-se, no mínimo, numa enorme discussão com elementos aparentemente da segurança do Benfica.

Nas imagens, que não têm som, percebe-se a exaltação, mas não se vê qualquer agressão, até porque o foco da discussão está fora do alcance das câmaras. Este episódio foi presenciado por pelo menos três agentes da polícia, que são visíveis nas imagens, pelo delegado da Liga Esmeraldo Augusto e por diversos elementos dos dois clubes, entre os quais Rui Costa, do Benfica, ou Reinaldo Teles, do FC Porto.

Apesar dos incidentes a Liga não abriu qualquer procedimento disciplinar, tendo fonte do organismo dito à Lusa que não tomou conhecimento de quaisquer incidentes.

Nas mesmas imagens a que a Lusa teve acesso, captadas na tarde de 30 de Agosto de 2008, horas antes do início da partida, vêem-se elementos do Benfica a levantarem o ângulo de uma das câmaras.

Acácio Valentim, funcionário do FC Porto, é agredido com um pontapé nas costas por um elemento aparentemente da segurança do Benfica, que é imediatamente afastado, como se percebe pelas imagens captadas por uma outra câmara colocada a alguns metros de distância.

O jogo Benfica-FC Porto da época 2008/09 disputou-se a 30 de Agosto de 2008, a contar para a segunda jornada da Liga e terminou empatado a um golo, numa partida que ficou assinalada pela agressão de um adepto do Benfica ao árbitro assistente.

No jogo desta época, disputado a 20 de Dezembro, João Ferreira, a desempenhar as funções de quarto árbitro, deu ordem de expulsão a Hulk e Sapunaru por alegadamente terem agredido “stewards” em serviço no jogo.

A Comissão Disciplinar da Liga, depois de receber os relatórios do árbitro, dos delegados e da polícia, suspendeu preventivamente os dois atletas, que aguardam o fim do processo disciplinar a que estão sujeitos.»

(in O Jogo)

«"Foi tudo preparado e orquestrado para que houvesse uma reacção dos nossos jogadores. Felizmente conseguimos detê-los à porta do balneário. A agressão de que fui vítima aconteceu depois do jogo, quando me dirigia para o balneário depois de ter ido verificar a 'flash-interview", que é uma das minhas obrigações. Comecei a ser empurrado por elementos do Benfica que nem podiam lá estar e depois levei um pontapé, tipo karaté", disse à Lusa Acácio Valentim.
Fui imediatamente queixar-me ao Rui Costa, que estava a poucos metros e presenciou tudo. Gera-se uma discussão e é nessa altura que os nossos jogadores vêm em meu auxílio. A pessoa que me deu o pontapé é a mesma que deu um estalo no aeroporto de Lisboa quando foi aquela história do Moreto", concluiu o "team-manager" do FC Porto.»

(Acácio Valentim in O Jogo)

Não faço comentários...

quinta-feira, janeiro 21, 2010

É já a seguir...

A beldade está logo a seguir a este extenso post.

As escutas

É noticia, ou direi que é uma "não noticia", que foram colocadas no You Tube videos com as escutas telefónicas de Pinto da Costa e que serviam de prova no caso Apito Dourado.

Viram que disse "escutas de Pinto da Costa", porque logo pela manhã, quando ouvi na rádio as primeiras informações acerca deste assunto, o radialista disse "foram colocadas no You Tube escutas do caso apito dourado", pelo que eu assim que tive uma oportunidade fui ao popular site e digitei as três palavras chave "escutas", "apito", "dourado".

Pensava que com estas palavras chegava logo às referidas escutas. Mas qual não foi o meu espanto quando aquilo que vi foi isto:



Conseguem ver o lógotipo do canal de televisão mais faccioso que existe? Será que naquele canal não há mais nada para fazer do que colocar duas pessoas a ler as "escutas"? Compreendo que entre isso e relatar de forma erónea os jogos do benfica não haja mais nada para fazer, mas isto é doentio.

Depois tive uma ideia espantosa. Por vezes fico atordoado com estas ideias que tenho.
Qual o melhor local para procurar as noticias "contra" o FC Porto/Pinto da Costa? A resposta é A Bola.
Fui ao site do jornal e a minha ideia estava certa. Não só lá estava a maneira como chegar aos videos, como estavam lá os próprios videos. Era só clicar para os ver.

Fui pesquisar no You Tube e verifiquei que o utilizador que tinha colocado as escutas era recente naquele espaço (registado a 20/Janeiro/2010) e que a colocação das referidas escutas tinha decorrido à apenas uma dúzia de horas. Não havia mais colocações daquele utilizador, apenas as escutas polémicas. Com origem no Uganda este utilizador tinha todas as condições para ter acesso a um processo que decorre em Portugal.

Mais tarde também descobri que o site do benfica tinha os links para as escutas. Natural e normal (todos gostam de mostrar o seu trabalho). Quem tem acesso ao canal dos encarnados deve conseguir ver grandes "documentários" com estas escutas, que devem ter sido mais faladas, naquele canal, do que o sismo no Haiti (em todos os canais generalistas).

«Trata-se de matéria altamente sensível, passível de fazer levantar novamente a fervura em torno de casos que já conheceram decisão definitiva na justiça desportiva — condenações, entre outros de Pinto da Costa, Pinto de Sousa, FC Porto e Boavista — e também na justiça comum — Pinto da Costa ilibado.» (in A Bola)

O jornal do regime mostra o porquê destas escutas terem aparecido agora. O objectivo é, como se pode ler, "fazer levantar novamente a fervura". Numa altura em que se fala em "apito encarnado" todos os meios são válidos para desviar as atenções.

Ora agora vamos à bomba. Estes videos são fáceis de fazer, com os programas certos tudo se faz. O mais dificil foi chegar às escutas e isso também se consegue. De certeza que não foi ninguém ligado ao FC Porto o que por exclusão de partes só pode ser alguém ligado ao benfica (o que até tem lógica).
Façamos então um execicio de raciocinio e rápidamente chegamos ao tão falado video do túnel, que ainda ninguém viu (com excepção do jornal da travessa da queimada) e que também deve ser fácil de arranjar. Relembro que com os programas certos tudo se faz.

Em ano de investimentos desmedidos o titulo é imprescindível pelo que tudo vale para lá chegar. Os que ficam escandalizados com o que ouviram nos videos devem começar a olhar para o seu próprio umbigo, porque "o João ... pode ser o João" ou "Nós fazemos as coisas pelo outro lado" ou ainda de que "mais vale ter gente na liga dos que uma boa equipa" são frases de que Pinto da Costa não pode ser acusado.
Aquilo que se pode ouvir já foi dito, na imprensa, mais vezes do que os titulos que o benfica tem nos últimos 20 anos, pelo que nem vale a pena fingirem agora que são virgens ofendidas.

«Não existe grande novidade nas conversas - grande parte já transcrita na comunicação social.» (in Record)

Entretanto ...
«A Procuradoria-Geral da República enviou uma nota às redacções, informando a abertura de um inquérito à divulgação de escutas referentes ao Apito Dourado através do Youtube.» (in MaisFutebol)

Deve ser uma busca dificil de conseguir, esta de descobrir o culpado desta colocação, mas não deixa de ser uma maneira de mostrar que a liberdade de informação termina quando acaba a violaçao dos direitos das pessoas.

Para terminar este meu extenso post quero apenas lembar, em atalho de foice, que disse no post de antevisão ao jogo frente ao Belenenses, onde não houve conferência por estar na sala um determinado jornalista, que na quinta-feira, a seguir ao jogo do FC Porto, iriamos ter a resposta do jornal da travessa da queimada, e não é que estas escutas saem a seguir ao jogo.
Será que eu acertei?
Pelo sim, pelo não, esta semana vou jogar no euromilhões :)

P.S. Para alegrar quem conseguir ler este post até ao fim, vou colocar a "beldade" logo abaixo dele. Assim alegram a vista e ficam mais contentes.

Belenenses - FC Porto, 2-2, 9-10 (penalidades)

Um jogo que à partida deveria ser fácil, porque o Belenenses ocupa o último lugar da classificação da Liga Sagres, tem o pior ataque da liga e estava condicionado nos jogadores que apresentou para o jogo, foi ficando mais complicado à medida que o tempo foi passando, culpa que tem apenas como origem o FC Porto.

É certo que a equipa apresentou também um conjunto com alterações, mas essa não pode, no plantel de uma equipa como o FC Porto, ser uma desculpa. Os 25 (ou mais) têm sempre de ser de igual valor (ou muito aproximado).

Não vi na totalidade o jogo, melhor, apenas vi pequenas partes do jogo. Quando liguei a televisão já o jogo estava empatado a uma bola. Até ao intervalo vi a equipa do costume, com falta de criatividade, apática e a jogar aquilo que tem vindo a ser hábito. Não é normal e ainda mais anormal fica quando os jogadores que normalmente não falham o fazem e em condições de golo escândalosas (caso de Varela).

Depois ouvi a espaços o relato e vi o fim do prolongamento e as grandes penalidades. Também aqui os jogadores que por norma não falham o fizeram. Felizmente que alguns tiveram hipótese de emendar o seu erro. Disse para quem estava comigo o nome de 3 dos 5 que foram bater as primeiras grandes penalidades e nem eu sei se deveria ou não estar certo.
Também disse que o Beto era excelente entre os postes e as suas defesas comprovaram isso mesmo. A culpa no primeiro golo ninguém lha tira, mas pelo menos redimiu-se nas defesas.

Acho curioso que o FC Porto apenas marque golos depois de os ter sofrido, já vão três marcados após três sofridos. Para o próximo jogo digam aos jogadores, e coloquem no marcador electrónico, logo no inicio do jogo, que o FC Porto já perde por uma bola. Pode ser que assim se começe a ganhar.

«Mas penso que o F.C. Porto foi a melhor equipa, a que procurou mais ganhar. Os dois lances de golo do Belenenses são duas situações de contra-ataque. Fomos a equipa que mais oportunidades criou, fizemos um forcing muito grande na parte final para chegar ao empate nos 90 minutos, justo. O prolongamento foi mais penoso para nós, com 10. A sensação que fica é de um F.C. Porto que se bateu bem e quis passar a eliminatória. Nos penalties foi o que assistimos. Mais mérito dos guarda-redes, demérito dos marcadores. Mas fez-se justiça, por aquilo que foram os 120 minutos.»
«Foi um jogo que me deixou mais zangado, porque tivemos três decisões e acabámos por ganhar à quarta, o que acaba por transformar este jogo numa situação pouco vulgar. Temos de ter domínio das emoções e saber sofrer. O F.C. Porto está numa fase em que sofre muito. As coisas nem sempre saem como merecemos e hoje acabámos por ser merecedores. Taça é Taça, com as mesmas regras parece que são jogos diferentes.»

(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

«O Belenenses-F.C. Porto desta quarta-feira já tem lugar na história do futebol português, que nunca tinha visto a um jogo a este nível em que tenham sido precisos 30 penalties para encontrar um vencedor. E a maratona de três horas do Restelo, que deu volta e meia aos 20 jogadores em campo, também ganha um lugar nos livros de recordes do futebol mundial.»

(in MaisFutebol)

Pelo menos alguma coisa de boa teve o jogo de ontem. Daqui a um par de anos ninguém se vai lembrar de quão mal se jogou. Apenas vão ler que o jogo no dia 21 de Janeiro do longínquo ano de 2010 foi decidido depois de prolongamento e de 30 grandes penalidades e que os intervenientes foram o FC Porto e o Belenenses.

quarta-feira, janeiro 20, 2010

Alentejano não brinca

Numa bela manhã de Primavera, uma morenaça circulava num bruto automóvel pela planície alentejana. A certa altura pára, sai do carro e, ao contemplar aquela imensidão dá-lhe uma vontade tremenda de fazer amor.

Desorientada e excitadíssima, olha em redor e vê um pastor alentejano, um latagão encostado ao cajado e de boné meio atravessado.

Dirige-se a ele e diz:

- O Sr. desculpe... não faça má ideia de mim... mas, não gostaria de fazer amor comigo aqui mesmo?

- Atão na havera de gostari? É pra já!

Ela, dando-lhe um preservativo, diz-lhe:
- Então vá pondo isso, que eu vou só ali ao carro preparar-me.

Quando volta e vê o alentejano a tentar pôr o preservativo pela cabeça abaixo, lamenta-se em voz alta:
- Olha a minha vida!... Onde é que eu vim cair!!! Ouça lá, isso não é para meter aí, homenzinho!!! Olha a minha vida!!...

- Na têjas já prái a pensar quê sou burro, eu só tô a alargá-lo, tá beim?!

terça-feira, janeiro 19, 2010

Fala Jesualdo... afinal não.

«Pela terceira vez consecutiva, o técnico não compareceu ao encontro marcado com a comunicação social. Isto porque, uma vez mais, o técnico recusou falar na presença de um elemento do jornal A Bola.»

(in MaisFutebol)

Mais uma vez não temos conferência de antevisão por estar na sala de imprensa um jornalista do jornal do regime.
Eles não desarmam nos ataques que fazem ao clube e o clube também não desarma.
Podem por isso continuar a inventar noticias, ou melhor a inventar "não-noticias".

Na quinta-feira, no dia a seguir ao jogo da taça de Portugal frente ao Belenenses, vamos ter a resposta do jornal, sob a forma de mais um ataque. Um jornalista vai estar "como é natural" no primeiro treino do Belenenses a seguir ao jogo e vai falar com os jogadores para retirar mais informações de "eu vi logo que não era" ou "eu vi logo que era".

Entretanto temos a informação sobre os convocados para o jogo. São eles:

Lista de Convocados:
Guarda-redes: Beto e Nuno
Defesas: Miguel Lopes, Maicon, Álvaro Pereira, Rolando, Fucile e Bruno Alves
Médios: Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Valeri e Tomás Costa
Avançados: Falcao, Rodríguez, Mariano, Varela e Farías

O jogo é amanhã, às 20h45 e vai ser apitado por Olegário Benquerença.

Vai trabalhar...

segunda-feira, janeiro 18, 2010

Deve ser para rir

«O golo apontado por Falcao, que selou o empate do FC Porto com o Paços de Ferreira (1-1), nos minutos finais do encontro de sábado à noite, no Estádio do Dragão, foi alvo de grandes elogios pela forma como o colombiano conseguiu voar para o golo.
Após o jogo, o lance não mereceu críticas por parte dos pacenses. Mas ontem de manhã, antes do treino cumprido na Mata Real, os jogadores pacenses viram imagens de uma câmara situada atrás da baliza de Helton e passaram a ter uma percepção bem diferente sobre a decisão tomada pelo árbitro Rui Costa.
Pizzi, jovem extremo que se estreou nessa partida com a camisola pacense, estava situado à entrada da área portista e foi um dos poucos jogadores do Paços que se apercebeu, no campo, de uma eventual mão do colombiano.»

(in A Bola) ; (frases a negrito são da minha autoria)

Primeira rápida conclusão acerca do aparecimento desta não noticia é o facto de ela ter sido levantada pelo jornal que foi. Nada mais nada menos que o jornal que foi acusado pelo FC Porto de criar "não noticias" e de ser parcial.

Segunda rápida conclusão é a de manipulação dos jogadores do Paços de Ferreira. Nenhum jogador, nem mesmo Pizzi, no final do jogo fez qualquer tipo de comentário acerca do golo e foi apenas, no dia seguinte, numa imagem a 100 metros do lance (atrás da baliza de Helton) que tiveram a certeza de que o lance foi com a mão. Se não acham que este argumento é válido para a manipulação pensem sobre o que fariam os jornalistas do jornal mais ligado ao Benfica, no treino do Paços de Ferreira, em dia de jogo do clube encarnado. Será que existem sempre jornalistas nos treinos a seguir aos jogos em todas as equipas da liga (???), é que se assim for o governo já tem solução para os milhares que estão desempregados.

Terceira rápida conclusão é a de que como é que um jogador, à entrada da área portista (75 metros do lance), à vista desarmada, consegue ver alguma coisa tendo em conta a velocidade do lance e o aglomerado de jogadores.
Pizzi, quando acabares a carreira de jogador, podes começar a ponderar na carreira de árbitro assistente para fazer a vez do tão falado "olho de falcão". Com esse olhinho nem é necessário haver a discussão acerca das novas tecnologias.

Quarta rápida conclusão é que o jornal deu tanto destaque ao golo com a mão como ao resultado no dia anterior. Pronto está bem, este argumento não é muito válido porque o destaque do jogo era 1.5 cm maior do que o destaque do golo com a mão. Mas para colmatar este aumento, nas noticias on-line, não se consegue ter acesso à noticia indo pelas noticias ligadas ao FC Porto, temos de ir pelas noticias ligadas ao Paços de Ferreira, fica assim mais escondido.

Para tirar a limpo toda esta história, falta apenas aparecer a imagem de Pizzi. Não, não estou enganado. Quero mesmo dizer Pizzi. As imagens de Falcão a fazer o golo já todos vimos e, os que querem ver com a mão vêm com a mão, os outros podem ver com a cabeça, eu não digo nada para não parecer parcial. Voltando às imagens de Pizzi, «Levantei logo o braço, porque pela posição onde me situava me pareceu logo que o Falcao tinha utilizado a mão. Que me tenha apercebido, só eu e o Danielson protestámos, porque os outros não tinham ângulo suficiente para descortinar o que se passou.» (Pizzi in A Bola), quero ver esse levantamento de braço e o protesto. É que durante o jogo não dá para ver esse protesto e de certeza que não deve ser dificil manipular umas imagens (lol) com um jogador a levantar o braço. De certeza que houveram outras mais dificeis de manipular por isso essa malta já está calejada.

O direito à defesa

«O F.C. Porto enviou um requerimento ao presidente da Liga, Hermínio Loureiro, pedindo rapidez no processo disciplinar movido a Hulk e Sapunaru, exigindo, ainda, poder examinar o mesmo, algo negado pelo instrutor do procedimento.
No documento pode ler-se um pedido para que Hermínio Loureiro «ordene a realização das diligências que entender necessárias para zelar pelo regular funcionamento da mesma e, na qualidade de Presidente da Comissão Executiva, para garantir a efectivação dos direitos dos associados.»

(in MaisFutebol)

Prticamente um mês depois do caso do túnel ter sido levantado (o jogo foi no dia 22 de Dezembro) ainda não está resolvido. É normal, se tivermos em conta que a justiça em Portugal é lenta e deficiente.

Aquilo que acaba por não ser normal é o facto dos acusados não terem acesso ao processo no qual está contida a informação acusatória. Não me lembro de ter ouvido, durante estes meus anos de existência, que um acusado desconhecia aquilo de que era acusado. Não sou um conhecedor das leis mas acho que é uma incongruência.

Ainda há uns dias, uns individuos procurados internacionalmente por terrorismo foram apanhados em Portugal e, depois de terem sido ouvidos e de lhes ser apresentada a acusação, tiveram direito a 20 dias para apresentar a sua defesa.

Acho que o FC Porto deve deixar de apresentar estas solicitações. Deve apenas informar-se quando acabam os prazos limites para este caso e aí já ficam a saber os dias em que vão ser informados das coisas. É triste mas é verdade.

Chegou o reforço

«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter chegado a acordo com o C.D. Nacional, para a aquisição dos direitos de inscrição desportiva do jogador Ruben Micael.
Esta aquisição foi realizada pelo montante de 3.000.000 € (três milhões de euros), sendo que a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD adquiriu 60% dos direitos económicos do jogador.
Informa-se ainda que o jogador acordou com a sociedade um contrato válido até 30 de Junho de 2014. A cláusula de rescisão prevista é de 30.000.000 € (trinta milhões de euros).»


(in site FC Porto)

Já se tinha falado que este podia ser o reforço do FC Porto neste mercado de inverno e depois de ontem a contratação ganhou mais força e hoje foi oficializada.

Espero que o Ruben Micael venha mesmo reforçar o plantel do FC Porto e que possa ser tão valioso como a última contratação do FC Porto no anterior mercado de inverno.

domingo, janeiro 17, 2010

O reforço

«O F.C. Porto está em negociações avançadas para garantir o concurso de Ruben Micael, médio que tem brilhado com a camisola do Nacional da Madeira.»

(in MaisFutebol)

Sejamos sinceros e admitamos que, a acontecer, esta contratação estava mais do que definida. Não se pode falar aqui de mérito do departamento de prospeção do FC Porto, porque o mérito é todo do jogador que fez mais por si do que quaquer outra pessoa.

Todas as pessoas que falam sobre futebol concordam que Ruben Micael seria o melhor reforço que uma equipa poderia desejar. O Sporting decidiu investir o seu dinheiro noutro lado e, quase de certeza, que fica a perder (monetáriamente já ficou). O FC Porto no seu hábito (sempre pela calada) fez a conversa e a confirmar-se será mais uma excelente contratação.

Vamos esperar pela confirmação definitiva e, acima de tudo, por que esta contratação seja o desbloquear do futebol da equipa.

Força G



Sinopse:
O produtor Jerry Bruckheimer traz ao grande ecrã o seu primeiro filme em 3D. É uma comédia de aventuras sobre a mais recente evolução de um programa governamental, clandestino, de treino de animais para espionagem.
Munidos com o mais evoluído equipamento tecnológico de espionagem, estas cobaias - altamente treinadas - descobrem que o destino do mundo está ‘nas suas patas'. Alistados na Força G estão as cobaias Darwin (voz de Sam Rockwell), o líder de equipa determinado a obter o êxito a qualquer custo; Blaster (voz de Tracy Morgan), um escandaloso perito em armamento com grande atitude e um amor por todas as coisas radicais; Juarez (voz de Penélope Cruz), uma sedutora especialista em artes marciais; o indetectável perito de reconhecimento Mooch, e uma toupeira, Speckles (voz de Nicholas Cage), munida de ciber inteligência.
Força G apresenta-nos ainda vários outros espécimes do reino animal, incluindo a preguiçosa Hurley (voz de Jon Favreau) e o hamster ultra territorial Bucky (voz de Steve Buscemi).


Um bom de filme e mais um dos que tenho pena de não conseguir ver a 3D. A minha princesa ainda não está pronta para isso. Ela mal consegue estar sossegada durante os filmes na cadeira da sala de cinema quanto mais conseguir ver um filme de óculos postos na cara.

sábado, janeiro 16, 2010

FC Porto - Paços Ferreira, 1-1

Mais um jogo, mais um golo mal anulado, mais casos para alimentar a imprensa desportiva de beneficiação ao FC Porto.

Na semana passada tinham sido dois golos mal anulados ao FC Porto, que a serem marcados teriam mudado toda a história do encontro, foi pois a expulsão do guarda-redes que ficou como registo maior para a imprensa do regime. Hoje, mais um golo mal anulado, que dava cedo a vantagem para o FC Porto, mudando completamente a história do jogo, e será a expulsão do jogador do Paços que amanhã irá abrilhantar a mesma imprensa desportiva.

O FC Porto apesar de não conseguir traduzir em golos todo o caudal ofensivo que criou, foi sempre mais equipa que o Paços, e tal como seria de esperar, a única equipa que procurava ganhar o jogo. A tradição diz que "quem não marca arrisca-se a sofrer" e ... a tradição ainda é o que era. O Paços marcou.

Depois do golo o FC Porto cresceu ainda mais, e conseguiu o golo do empate, vendo depois o guarda-redes do P.Ferreira negar por uma série de vezes aquele que seria o golo que daria a justiça ao resultado. Não aconteceu ... não tinha de acontecer. Há dias assim.

O ano passado com o castigo ao Lisandro onde o CD conseguiu reformular as leis da física pensava que já tinha visto de tudo. Estava enganado.
A lei do fora-de-jogo ganhou agora nova leitura, os prazos para a resolução de casos no CD deixaram de ter termo, e a estas "anormalidades" vão juntar-se outras.

Assim fica mais dificil.

«Não gosto de começar por aí, mas não posso deixar de referir que o que aconteceu hoje começou no último domingo. Em mais um lance claro, do Falcao, o F.C. Porto faria um golo. Com ele tínhamos ganho o jogo, apesar de alguma ineficácia que mostramos em certos momentos. É verdade que esse lance dava um jogo diferente que podia até ter o mesmo resultado. Mas seria sempre mais justo. Preocupa-nos o que tem vindo a acontecer. O F.C. Porto tem de começar a ter cuidado e pensar que os jogadores têm de estar dois metros atrás da linha da bola. A lei determina que em caso de dúvida não é a favor do F.C. Porto. E em linha também não. Os avançados do F.C. Porto jogam dos limites, porque é assim que eu quero que eles joguem, mas é natural que comecem a ficar desconfiados, quando marcam golos que não são validados. O F.C. Porto foi prejudicado na semana passada e voltou a ser prejudicado hoje. Acima de tudo, foi um jogo mal julgado.»
«Há um golo mal anulado, há um lance idêntico com o Varela, há um canto que não foi dado e acabou por resultar num amarelo para o Bruno Alves que o impede de jogar na próxima jornada. Fizemos um jogo seguro e equilibrado, suficiente para ganhar. A segunda volta começou hoje, ainda há muitos jogos para fazer e continuamos a trabalhar para chegar ao fim na frente que é o nosso objectivo.»

(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Anúncio Original

Primeiro embate com o Brasil... perdido.

«A Selecção Nacional já tem quartel-general para o Mundial-2010 na África do Sul, depois de um acordo com a FIFA que permitiu desbloquear um mal-entendido que parecia não ter solução à vista. Portugal vai ficar em Valley Lodge, em Magaliesburg, naquela que, segundo Carlos Godinho, director-desportivo da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), até era a primeira opção de Carlos Queiroz.»

(in MaisFutebol)

O mundial de 2010 ainda não começou e o embate entre as equipas já começa a fazer-se sentir. Portugal tinha neste primeiro confronto com o Brasil (ambos do grupo G) a decisão sobre o local onde as equipas iam ficar e o Brasil ganhou.

Mesmo que agora os responsáveis da FPF venham dizer que o local que a FIFA decidiu atribuir a Portugal tivesse sido a primeira escolha de Carlos Queiroz o que fica é que a FIFA decidiu atribuir ao Brasil o local que estava em disputa.

Não coloco em causa a qualidade dos locais, se o local da primeira escolha era melhor ou pior do que o da segunda escolha, o que fica é que a FIFA com esta escolha atribui ao Brasil o seu local de eleição em detrimento de Portugal.

No futuro, se houver uma outra disputa, já todos sabemos para que lado tende a balança da FIFA.
Perder ninguém gosta, nem que se esteja a falar do local onde se vai dormir.

Como ir?

De certeza que muitos de vocês já pensaram em como sair de Repente para Kagar?

É uma daquelas coisas que pelo menos uma vez na vida do ser humano acontece e que nos leva a grandes reflexões.

Este espaço, sempre a procurar ajudar, depois de uma pesquisa exaustiva e intensa, conseguiu a resposta que todos procuram.

É desta forma...
(clicar na imagem para aumentar)

quinta-feira, janeiro 14, 2010

Só para bom entendedor

«O árbitro madeirense Elmano Santos ficou, esta quinta-feira, fora das nomeações da 16.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, depois da polémica arbitragem no encontro entre o FC Porto e a União de Leiria, na última ronda.
Apesar do processo disciplinar na sequência do Benfica-FC Porto, da 14.ª jornada, o setubalense Lucílio Baptista volta a arbitrar um jogo da Liga principal, dirigindo domingo a visita do Sporting de Braga ao terreno da Académica.»

(in TSF)

Estas coisas das nomeações é só mesmo para bom entendedor perceber, porque o comum dos mortais não percebe nada disto.

Ora o árbitro Elmano Santos teve uma arbitragem polémica (??) no passado fim de semana no jogo entre o FC Porto e o Leiria. Não sei se a expressão "polémica" é porque invalidou os dois golos ao FC Porto, ou se é "apenas" porque expulsou (mal) o guarda-redes do Leiria. Parecendo que não são duas coisas diferentes. Prejudicar o FC Porto pode não ser polémico, mas beneficiar o FC Porto já é, de certeza, polémico.

Enquanto isso um árbitro que só faz coisas polémicas, como "dar" uma taça da "cerveja" ao clube do regime, e que até está com um processo disciplinar, é mais uma vez "escolhido" para arbitrar um jogo. Mas não um qualquer, é precisamente o jogo que coloca frente a frente o Braga (que divide o primeiro lugar com o clube do regime) e a Académica. Não se admirem se o Braga perder o jogo este fim de semana.

Académica - FC Porto, 0-0

Um resultado nulo, num jogo nulo, num relvado nulo. Quando tudo está em sincronia é porque está tudo bem.

Mais uma vez o FC Porto manteve a tradição de jogar com a "segunda" equipa e mais uma vez o jogo foi pobre, com pouca capacidade de jogar, poucas oportunidades de golo. Continua a ser natural em jogadores com pouco ritmo.
A maior falha do FC Porto foi a ligação entre o meio campo e o ataque, foi práticamente inexistente, refletindo-se numa fraca capacidade para criar situações de perigo.

Na primeira parte a Académica foi mais forte, com mais posse de bola e maior caudal ofensivo enquanto que na segunda parte, depois da primeira alteração que Jesualdo efectuou, foi o FC Porto que mais criou. Até aqui o empate se ajustava.

Resolvida que está esta segunda jornada da taça da "cerveja" o FC Porto mantém, a par da Académica, em primeiro lugar do grupo, com a Académica a ficar na frente fruto do golo a mais que tem em relação ao FC Porto. Tudo fica para ser decidido na última jornada, onde as duas equipas têm deslocações.

«Faço um balanço positivo, temos de olhar para o estado difícil do campo, válido para as duas equipas, não se assistiu a um bom jogo tecnicamente, mas houve jogadas com organização, ideias e alguma qualidade. Para o F.C. Porto era importante ganhar, não conseguimos, mas temos neste momento quatro pontos. Grande parte destes jogadores não tem muito ritmo, a Académica tem mais e creio que, independentemente do resultado, os jogadores estiveram ao nível do que podia esperar, a atitude foi positiva.»

(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Enrolar... para atrasar.

«A Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional instaurou processos disciplinares a Benfica, Hulk, Sapunaru e Lucílio Baptista por alegada violação do segresso processual, na sequência da investigação aos incidentes no túnel no Estádio da Luz.
O organismo quer clarificar possíveis fugas de informação, devido a várias notícias publicadas entre 3 de 12 de Janeiro de 2010.»

(in MaisFutebol)

Todos estes processos agora criados não são, a meu ver, nada mais do que manobras para aumentar ainda mais a dimensão do caso que neste momento ainda retira de competição os dois jogadores do FC Porto.

Não é preciso ser nenhum génio, nem nenhum letrado em leis para saber que, as noticias que sairam no jornal foram encomendadas e que o SLB (leia-se Sr. Lucilio Baptista) também teve influência nesse caso.

Aquilo que vai acontecer é o processo que neste momento apenas prejudica o FC Porto, vai continuar a prejudicar apenas o FC Porto, sendo que agora mais gente pode pedir recursos, audiências, e afins, com o intuito de atrasar o desfecho do caso.

Fala João Pinto...

Na conferência de antevisão ao encontro de amanhã frente à Académica para a taça da "cerveja" não foi Jesualdo Ferreira que falou aos jornalistas mas sim João Pinto, antigo jogador do FC Porto e agora treinador adjunto.

Triunfo garante praticamente o apuramento
«Depois dos resultados conseguidos pelo FC Porto e pela Académica na 1ª jornada, todos nós sabemos que a equipa que vencer ficará praticamente apurada. Todos os jogos são difíceis e este não foge à regra; de qualquer forma, vamos partir para este desafio com a intenção de ganhar.»

Respeito pela Académica
«Não sei se a Académica que se vai apresentar em Coimbra será igual à que jogou no Estádio do Dragão, mas será, penso, uma Académica forte, que terá pela frente um adversário que, por muito respeito que tem pelo seu oponente, também quer ganhar o encontro.»

Nomeação
«A escolha de João Ferreira é uma insensatez.»

Pensar exclusivamente em jogar
«Nesta casa, todos sabemos que cada jogo é uma final até ao termo do campeonato. A competição está mais renhida, vamos entrar numa fase decisiva, e poderão acontecer situações que não são desejadas. Cabe-nos pensar exclusivamente em jogar futebol, em dar o nosso melhor e, se possível, alcançar o que todos pretendemos, que é vencer os jogos.»

Trabalhar diariamente para vencer
«A nossa preocupação é ganhar jogos. Tentamos fazer o nosso melhor diariamente nos treinos para chegar às partidas na melhor forma possível. Neste momento, pensamos única e simplesmente na Académica e é nesse sentido que temos trabalhado.»


(in site FC Porto)

terça-feira, janeiro 12, 2010

Uma república das bananas

O que fazer com os criminosos que assaltam as nossas lojas, os nossos carros, ameaçam com armas e roubam o nosso dinheiro? O que fazer com as elevadas taxas de juro que os bancos nos cobram pelo empréstimo que fazemos para ter um tecto?
Estas duas questões à primeira vista não estão ligadas mas a verdade é que estão.

Um juiz, desgastado que estava com as elevadas taxas de juro que tinha de pagar ao banco pelo empréstimo da sua casa, decidiu conceder o "perdão" a um assaltante que roubou dinheiro ao "seu" banco. Usou para a sua decisão o método de moeda ao ar (solto ou não solto) e o conceito de "ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão". Neste caso não foram anos de perdão mas milhões na conta offshore que este ladrão tinha, mas isso é outra coisa.

Marco d'aires, nome bastante pomposo para um gatuno, mas a mãe dele quando lhe deu o nome não sabia ainda a profissão que o filho ia seguir, foi um dos principais impulsionadores dos assaltos às caixas ATM em Setúbal. Teve um azar ... foi apanhado. Analisando friamente, as coisas estavam a correr bem. A policia fez o seu trabalho.
Quando o assaltante foi presente ao juiz, este usando o método já explicado, colocou o preso em prisão domiciliária. É justo para quem apenas roubou mais de dois milhões de euros em dois anos.

O juiz, pensando que estava na presença de um Robin Hood do século XXI (relembro que roubava, maioritáriamente aos bancos e carros topo de gama), presumiu que o ladrão fosse "honesto".
Imagino agora qual não foi o seu espanto quando o assaltante partiu a pulseira electrónica, deixou uma carta de agradecimento, e fugiu, com o dinheiro dos assaltos, para gozar uma bela reforma (com 25 anos) num paraíso tropical.

O juiz deve estar agora a dizer: "olha aquele malandro ... e eu que pensava que ele era honesto".

Ao ataque ...

«Pedir ao secretário de Estado que faça realmente um apito encarnado, um apito da cor que quiser, mas que vá apurar o que se passa em determinados campos do futebol português.
Inventaram apitos dourados e tudo foi arquivado relativamente a mim. Voltaram a abrir os casos e fui de novo ilibado. Mas, se inventarem apitos de outras cores, não sei se depois de concluídos esses casos poderão outras pessoas falar como eu hoje aqui falo»

(Pinto da Costa in Record)

Pinto da Costa voltou aos velhos hábitos.
Como as coisas estão nesta altura do campeonato, com as barbaridades que se têm verificado nos campos de futebol onde o clube da luz tem actuado, estas declarações, ao ataque, do presidente do FC Porto têm de servir para lembrar aos nossos adversários que estamos presentes e atentos.

segunda-feira, janeiro 11, 2010

Packers vs Cardinals



Há jogos que ficam para a história e este é um deles. Para além de ter sido um jogo fantástico foram batidos vários recordes neste jogo.

Tenho esperanças de ver este ano os Cardinals outra vez no Super Bowl.

O jornalista e os seus "amigos"

«Se o leitor segue estas coisas com cuidado sabe exactamente do que estou a falar. Se não sabe, também não serei eu a explicar-lhe. Preste atenção, descubra as diferenças. Só lhe fará bem.

Este é um tempo triste para o jornalismo de desporto em Portugal.

Pressões, amigos, bloqueios, os clubes esforçam-se por ditar as leis. Plantam notícias, limitam o acesso às fontes, mentem. Joga-se tudo e, como às vezes nos campos e não raro nos túneis, joga-se feio.

Mas este é também um tempo em que os leitores são chamados a decidir o que preferem: jornais e jornalistas domesticados e amigos, logo distantes da verdade; ou órgãos de comunicação social verdadeiramente livres, mesmo se incómodos.

Lembra-me a experiência que os leitores da informação desportiva são quase todos também adeptos de algum clube, o que por vezes dificulta a distância necessária para distinguir entre boa informação e frete para ajudar o amigo dirigente/assessor. Mesmo quando essa distância, não poucas vezes, aparece em letras gordas, nas primeiras páginas.

Apesar do ar impuro que se respira no futebol português, é possível continuar a fazer bom jornalismo. Dá trabalho e algumas chatices. Mas é mais divertido do que simplesmente ser amigo, receber os mails dos assessores ou os dvds com as gravações das declarações de treinadores e jogadores, publicá-los e, triste, voltar no dia seguinte para mais umas horas de fingimento.»

(excerto do artigo Opinião por Luis Sobral in MaisFutebol)

domingo, janeiro 10, 2010

FC Porto - União Leiria, 3-2

Para último jogo da primeira volta não se podia pedir outra coisa que a vitória e a equipa cumpriu a sua obrigação.

Apesar de ter sofrido dois golos, fruto de duas falhas de concentração defensivas, quem viu o jogo de hoje não pode dizer que não assistiu a um bom jogo de futebol. Houve de tudo. Golos, golos anulados, penaltis no último minuto, e justiça no marcador.

O FC Porto entrou bem no jogo e marcou primeiro, aliás marcou sempre primeiro, mas, e tem de haver um mas, depois de marcar não conseguiu, mais uma vez, manter a pressão atacante e permitiu que o Leiria marcasse. Este é um erro que já se está a ver com alguma frequência e que tem de ser banido dos jogos, urgentemente.
Apesar de não conseguir manter a liderança no marcador, fruto da quebra no rendimento a equipa do FC Porto teve sempre o descernimento para manter um fluxo de jogo com pés e cabeça e de voltar a colocar-se na frente.

Durante bons e largos periodos o caudal ofensivo foi muito bom, com grandes trocas de bola e jogadas bem delineadas, e foi mesmo pena não ter conseguido numa dessas jogadas dar a machadada final no jogo.

O pior momento do jogo foi nos minutos finais, onde não havia necessidade de baixar tanto as linhas e de por isso passar pelo sufouco de sofrer um penalti, felizmente defendido pelo Helton.

O resultado foi justo, nota-se que a equipa continua a crescer, que o Varela é uma mais valia, mas ainda há trabalho para fazer.

«O jogo foi, desde início, tranquilo para o F.C. Porto. Sabíamos que a U. Leiria era forte nas bolas paradas. Tem um marcador de excelência. Foi assim que criaram perigo. Não conseguimos marcar o segundo golo sem sofrer primeiro. Temos de trabalhar esse capítulo. É normal que as outras equipas reajam, a seguir ao golo sofrido. Temos de saber lidar com essa situação. Fomos capazes de reagir muito bem, e depois houve o lance do penalty. Podíamos ter chegado ao 4-2, antes. Mérito para o Hélton. Era uma injustiça não ganharmos. Nestas dificuldades vamos aprendendo aquilo que não devemos fazer. O crescimento da equipa também passa por isto. Ficámos a dever a nós próprios o que seria um jogo mais seguro.»
«O nosso papel é conquistar o título. Somos tetracampeões, e o nosso objectivo é ganhar o campeonato. Estamos atrás, e não estamos muito habituados. É uma situação nova, sabermos que não podemos falhar. O campeonato não correu bem, a partir de determinada altura, mas está tudo em aberto.»
«O gabinete jurídico do F.C. Porto ainda não se pronunciou. Está a fazer o seu trabalho, e bem. Só em Portugal é que estas coisas acontecem. Surgem notícias que estão fora do julgamento que deve ser feito. Isto fortalece o F.C. Porto. Com menos dois jogadores continuamos a ganhar. Se não tivermos três jogadores, continuaremos a ganhar na mesma.»

(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

O estranho caso do túnel

«Liga ainda não deixou FCP consultar o processo
Apesar dos dois requerimentos já efectuados a partir do momento em que foi instaurado o processo disciplinar aos jogadores Hulk e Sapunaru, na sequência do caso do túnel da Luz, o FC Porto continua sem ter acesso ao processo junto da Comissão Disciplinar (CD) da Liga, segundo O JOGO apurou. Um procedimento que não é comum, como confirmou ao nosso jornal Adelina Trindade Guedes, ex-instrutora do organismo que superintende o futebol profissional: "É obrigatório, e não há a mínima dúvida quanto a isso, desde que seja processo disciplinar, facultar o processo ao acusado [clube/jogador(es)] para que este se possa defender. O teor do processo é que não pode ser revelado à comunicação social, sob pena de quem o fizer ser castigado".

Na primeira tentativa para conhecer as bases da acusação, formulada a partir do relatório do árbitro Lucílio Baptista, o FC Porto teve resposta negativa, porque o instrutor necessitaria do processo para diligências que então estavam em curso - uma desculpa estranha, como confirma Adelina Trindade Guedes, que recorda as milhares de fotocópias que teve de fazer quando se viu na mesma situação. Já mais tarde, e perante novo requerimento para aceder ao processo, o clube do Dragão ficou em espera, agora por falta de tempo do instrutor. Esta situação acentuou o mal-estar e a desconfiança, atendendo a que da parte da Liga não estariam a ser cumpridas todas as formalidades processuais em matéria de disciplina. E nem mesmo a definição de uma data (ontem) para a audição de Hulk e Sapunaru, no âmbito do processo disciplinar, veio alterar o procedimento do organismo face ao FC Porto. Informações: zero.»


(Alberto Ramos in O Jogo)

Esta situação é no minimo estranha. Só consigo imaginar um porquê para não deixarem o FC Porto ter acesso ao processo, e esse motivo é apenas porque ainda andam a forgar as provas para incriminar os jogadores do FC Porto. sejam elas em vídeo ou apenas em declarações, devidamente educadas e treinadas, que os "empregados" do clube encarnado terão de prestar como verdadeiras.
Sim porque já anteriormente, também num processo gerido de CD da Liga, as declarações mal ingrenadas de uma tal de Carolina, foram o motivo de não terem conseguido levar mais longe o objectivo de deitar abaixo o FC Porto.

«Os nomes de Helton, Fucile e Rodriguez passaram a constar do inquérito da Comissão Disciplinar da Liga aos incidentes do túnel da Luz, ocorridos após o Benfica-FC Porto disputado a 20 de Dezembro de 2009.
Confirma-se assim a notícia avançada por A BOLA no passado domingo, em que se deu conta do envolvimento destes três jogadores no sururu gerado no túnel da Luz entre elementos do FC Porto e funcionários da empresa de segurança PROSEGUR, com quem o Benfica tem contratualizado o stewarding.

Tal como A BOLA revelou no passado domingo, S.C. apresentou queixa-crime contra Givanildo Hulk, Cristian Sapunaru e Helton Arruda, enquanto que a queixa-crime de R.S. foi contra Jorge Fucile, Cristian Rodriguez e Cristian Sapunaru.»

(in A Bola)

Como se pode ver por este excerto de "não noticia" o jornal vermelho deve ter de certeza acesso ao processo, coisa que o FC Porto não tem. Mas este jornal tem umas fontes extremamente seguras e por isso vamos poder saber antecipadamente qual o castigo que os jogadores do FC Porto vão apanhar.

No meio de toda esta tentativa de informar os 6 milhões de benfiquistas ocorrem por vezes uns enganos. Neste caso foi o modo como os nomes dos outros jogadores do FC Porto apareceram no "barulho". A primeira noticia, aquela que foi emitida logo a seguir à entrevista de 6 páginas, dava conta de imagens do vídeo que ia chegar à CD e onde se podia ver que Helton, Fucile e Rodriguez também tiveram influência nos supostos ataques. O agora, ao que parece, o video ainda não apareceu (ainda não está pronto) e foram as queixas dos "empregados" do benfica que fizeram com os os nomes dos outros três jogadores aparecessem no processo.

Por aquilo que se está a verificar estão a fazer tudo para que não se consiga vislumbrar uma ponta de incongruência neste processo, e isso não é fácil. Entre arranjar vídeos e organizar depoimentos não se consegue tirar umas fotocópias para apresentar ao FC Porto de que é que os jogadores, que já estão suspensos, estão a ser acusados.
Nem depois de os chamar a depor lhes conseguiram dizer o motivo que os tinha levado lá. :)

Funny People



Sinopse:
George é um cómico stand up de tremendo sucesso que um dia descobre ter uma doença incurável e que lhe resta menos de um ano de vida. Ira também é cómico, possui um grande talento, mas trabalha num restaurante e ainda sonha em tornar-se num artista de respeito nas poucas vezes que sobe ao palco. Certa noite, no entanto, os dois homens acabam por actuar no mesmo local. George imediatamente contrata Ira para ser seu assistente pessoal. Nasce então uma grande amizade entre eles.

Um filme que mistura comédia e drama de uma forma muito curiosa.

sexta-feira, janeiro 08, 2010

Fala Jesualdo...

«Meus senhores, na vida fui sempre solidário com as causas que entendo serem justas e correctas. Os meus jogadores, em comunicado que vocês conhecem, emitiram uma opinião e marcaram uma posição. Em nenhum momento - e porque acho justa e correcta - eu estaria fora dessa posição e não marcaria a minha solidariedade, que é total, em relação à minha equipa. Face a isto, eu encerrei minha presença hoje na conferência de imprensa»

(in MaisFutebol)

Foi desta forma que Jesualdo Ferreira marcou a sua posição por haver um jornalista do jornal A Bola na sala onde a conferência, onde se ia fazer a antevisão ao jogo deste fim de semana.

O treinador mostrou que, melhor do que um black-out, é ir e dizer apenas que não fala pelos motivos que todos sabem.

O jornal visado está também solidário com o FC Porto :) Depois de ver a breve declaração do professor nos vários jornais on-line qual não é o meu espanto (bem até nem estou assim tão espantado) quando não encontro qualquer referência ao assunto no jornal benfiquista.

Não me espantava nada (mesmo nada) se o referido jornal viesse agora, num artigo de 6 páginas, falar dum vídeo acerca da conferência de imprensa que o Jesualdo deu hoje. Provavelmente nesse vídeo os jornalistas vão poder ver que para além do Jesualdo vai estar também na conferência mais 2 jogadores (à escolha), o adjunto, o treinador dos guarda-redes, o roupeiro e o tratador da relva, todos em conversa com os jornalistas.

Já fazia falta ...

«Hoje começa uma nova etapa. Vamos ter em conta os ensinamentos que nos deixou e não nos vamos deixar intimidar. Hoje não são roubos de igreja, são roubos de catedral.
Depois de um fim-de-semana vergonhoso, pedir vídeos na Assembleia da República é uma palhaçada.»

(Pinto da Costa in O Jogo)

Já há muito tempo que fazia falta ao nosso futebol, à nossa imprensa desportiva e, acima de tudo, aos nossos adversários estes discursos mais inflamados do presidente Pinto da Costa.

Não se trata de alimentar guerras, mas sim de mostrar que estamos presentes e que não temos medo de falar.

Obviamente que não se consegue na imprensa do regime dar entrevistas de 6 (!!!!) páginas, como acontece com uns e com outros, mas é importante aproveitar todas as oportunidades para marcar posições, mesmo sabendo que apenas se vão colocar meia dúzia de linhas relativamente a esse assunto.

Espero que a partir de agora, que se (re)começaram com estas práticas não voltemos aos períodos de silêncio ou de "labaredas" pouco acesas, porque os tempos não são para brincadeiras e os nossos adversários tudo estão a fazer para levar a água ao seu moinho.

quinta-feira, janeiro 07, 2010

Os prazos não são para cumprir

Com este titulo, se não estivessemos em Portugal, poderia começar-se aqui um post de espanto e de admiração por frase tão carregada de convicção.
O que é certo é que em Portugal, para a maioria das pessoas, os prazos são para ser esticados até ao limite. Parece que dá mais gozo fazer as coisas à última da hora.

Falando do caso que nos trás a este post, dá, de certeza, mais gozo ao Ricardo "vermelho" Costa fazer as coisas em cima do prazo. Primeiro porque isso vai irritar muito mais o FC Porto, e segundo porque lhe dá mais protagonismo, que é coisa que ele tanto procura.

Estou obviamente a falar da suspensão relacionada com o túnel da luz e do processo que decorre contra os jogadores do FC Porto, por tempo indeterminado.

Quando li a 29/Dezembro, no Record, que os prazos estavam em curso, e vi a referência de que o processo podia, sem surpresa, decorrer até meados do mês de Fevereiro, não queria acreditar.

«A abertura do processo disciplinar foi decretada a 22 de dezembro e a ultimação da instrução pode demorar até 8 dias úteis após o seu início. Com o período festivo e o fins-de-semana, a dedução da acusação nunca ocorrerá antes de meados da segunda semana de janeiro, após o que a defesa de Hulk e Sapunaru será notificada para apresentar testemunhas e matéria de facto que considere relevante (...). O somatório dos prazos que constam do Regulamento Disciplinar aponta para os 34 dias úteis, pelo que será provável que a tramitação do caso se estenda pelo mês de fevereiro.» (in Record)

Na altura achava que era esticar demasiado a corda se levassem tanto tempo a resolver um caso, mantendo os jogadores afastados das competições internas durante este tempo.
Hoje consigo ver que afinal não vai ser assim tão complicado levar este caso até à data indicada.

Mas este caso, que ainda nem vai a meio, e já tem pano para mangas. São videos que aparecem primeiro nos jornais e decisões de outros casos que podem influenciar também este, e eu, que até nem sou de teorias da conspiração, sou levado a pensar que tudo isto, somado aos vários lances em que são protagonistas os jogadores do benfica e que passam sem punição, é uma enorme montagem para mais uma luta, contra o gigante FC Porto.

Vai ser sem dúvida uma segunda volta muito atribulada.

O melhor de 2009

«A Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS) deu a conhecer esta quinta-feira o ranking mundial de clubes relativo ao ano 2009.

Numa lista liderada pelo Barcelona, a melhor representação portuguesa é a do F.C. Porto, que ficou no 29º lugar.»

(in MaisFutebol)

Mesmo que a imprensa do regime queira colocar outros em destaque, ainda é o FC Porto que figura entre os melhores do mundo no final do ano de 2009.

Lembro-me de há uns meses ter sido dado um grande destaque, na imprensa, a um ranking que colocava um dos clubes de Lisboa nos lugares da frente. Sempre quero ver se vão dar igual destaque agora a este ranking que representa todo o ano.

A resposta é fácil de dar.

Só para complementar e dar a machadada final no post quero indicar que os dois clubes de Lisboa ocupam os lugares 62 e 66.

Pedroto...

- «O verdadeiro calcanhar de Aquiles do nosso futebol reside no simples facto de quase todos pensarmos que, quando saímos dos estádios, já não somos profissionais de futebol»

- «Estamos na mediania no conceito europeu. relativamente ao futebol de alta competição, temos meia dúzia de jogadores com grande classe»

- «Não vai ser preciso nenhum milagre para que o F.C. Porto alcance finalmente o título que ambiciona a anos»

- «Duda é o meu brasileiro. Dois brasileiros juntos são uma escola de samba, três são uma multidão em Copacabana»

- «O futebol é muito fácil. É o pão numa mão e o chicote na outra. A virtude é nunca usar o chicote»

- «As gentes do Porto são ordeiras. Se não fossem, há muitos anos teriam recorrido à violência perante os enganos dos árbitros que têm decidido da perda de muitos campeonatos e Taças»

- «O F.C. Porto cada vez mais aparece como potência do nosso futebol, capaz de conseguir a hegemonia e é claro que isto preocupa o Benfica e o Sporting»

- «É tempo de acabar com a centralização de todos os poderes da capital»

- «No F.C. Porto não há contestatários maricas, nem os problemas se levantam, porque nunca chegam a existir»

- «Jorge Nuno Pinto da Costa, para além de ser um cidadão respeitável, afirmou-se como um competentíssimo dirigente. A ele se deve, em grande parte, a projecção que o FC Porto atingiu, a nível nacional e europeu. O tempo há-de fazer-lhe justiça»

- «Não tenho dúvidas de qualquer espécie de que ao Artur Jorge não faltará onde trabalhar e que, em qualquer parte, triunfará. Mas também acredito que vai ser no FC Porto que ele acabará por ser revelar como um homem predestinado para a direcção e comando de equipas de futebol»

(in MaisFutebol)

Faz 25 anos que morreu José Maria Pedroto, grande figura do futebol português e uma referência no FC Porto.

Em jeito de homenagem transcrevo algumas das frases que ficam para a história.

O seu nome ficará para sempre registado, com banho de ouro, no nosso futebol e no nosso FC Porto.

Conselheiro sentimental :)

Caro Roberto,

Espero que possa me ajudar.

Peguei no meu carro e saí para trabalhar, deixando o meu marido em casa a ver televisão, como sempre. Andei pouco mais de 1km quando o motor morreu e o carro parou.

Voltei para casa, para pedir ajuda ao meu marido.

Quando cheguei, nem pude acreditar, ele estava no quarto, com a filha da vizinha!

Eu tenho 32 anos, meu marido 34, e a garota 22.

Estamos casados há 10 anos, e ele confessou que estavam a ter um caso há já 6 meses.

Eu amo-o muito e estou desesperada.

Você pode ajudar-me?

Patrícia




RESPOSTA

Cara Patrícia

Quando um carro pára, depois de ter percorrido uma pequena distância, isso pode ter ocorrido devido a uma série de factores.

Comece por verificar se tem gasolina no depósito.

Depois veja se o filtro de gasolina não está entupido.

Verifique também se tem algum problema com a injecção electrónica.

Se nada disso resolver o problema, pode ser que a própria bomba de gasolina esteja com defeito, não proporcionando quantidade ou pressão suficiente nos injectores.

Espero ter ajudado.

Roberto.

(recebida via e-mail)

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Aquecimento Global

Sandálias

Um casal está de férias em Macau e passeando pela zona do mercado a ver as coisas que por lá se vendem, passam por uma pequena loja de calçados, mais propriamente de sandálias, e ouvem uma voz lá de dentro com um linguajar meio chinês a dizer:

- Vocês, estlangeilos! Entlem, entlem na minha humilde loja!

O casal entra na loja e o chinês diz-lhes:
- Tenho aqui umas sandálias especiais que penso que estalão intelessados. Elas fazem ficale selvagem no sexo que nem um glande camelo do deselto, quem as calçar ficalá maluco.

A esposa, mostra-se curiosa e interessada.

O marido sente que não, mas por descargo de consciência pergunta ao homem:
- Como é que estas sandálias nos tornam muito mais activos sexualmente?

O Chinês explica:
- É só explimentale.....

O marido depois de argumentar um pouco, cede e fica tentado a experimentá-las, calça-as e imediatamente ganha um olhar selvagem, algo que a mulher não via há muitos anos.

Era o poder sexual cru e nu!


Num piscar de olhos, o marido corre para o chinês, atira-o para cima da mesa, rasga-lhe as calças e... só se ouve o chinês aos gritos:
- Calçou ao contlálio!!! ... Calçou ao contlálio!!! .... Calçou ao contlááááááliio!!!!!!

terça-feira, janeiro 05, 2010

FC Porto - Leixões, 1-0

O jogo era para a competição menos importante da época, mas que mesmo assim merece o respeito e a vontade de se querer ganhar. A tradição manda que nesta competição se faça a gestão do plantel dando oportunidade e tempo de jogo aos que até então tiveram menos chance de mostrar o seu valor e, neste caso, a tradição ainda é o que era.

Jesualdo apresentou uma equipa com 6 novos jogadores, mudando toda a estrutura defensiva com excepção de Álvaro Pereira e um meio campo também novo, também com excepção de Varela. Não estou a incluir como alteração o Orlando Sá porque tinha jogado no jogo da taça, nem o Mariano que, para mim,´foi como se nem lá estivesse.

Notou-se que a equipa não conseguia produzir aquilo que outros fizeram, falhando muitos passes e mostrando falha de introsamento entre as linhas, mas isso é normal em jogadores que têm pouco tempo de jogo. É com o tempo que se vão ganhando as rotinas e isso hoje foi o que mais falhou.

Foi mais um cumprir de objectivo, com a certeza de que se ganharam mais mecanismos e maior conhecimento dos jogadores e das suas capacidades. Também gostaria de ver a equipa jogar sempre bem, mas numa altura como esta, em que os jogos abundam, é melhor ganhar pela margem minima e dar tempo a uns e descanso a outros do que não ter jogadores na altura que mais se precisar deles.

Duas ou três notas finais.

A primeira, positiva, para Nuno. É guarda-redes e hoje mostrou mais uma vez isso mesmo com duas defesas de se lhe tirar o chapéu. Tenho pena que tenha sido relegado para esta competição mas mostrou que ainda lá está para trabalhar e não apenas para marcar presença.

A segunda, positiva, para o estado do relvado. Tinha dito num post anterior que achava que apenas o relvado do estádio do Dragão estava em condições para a prática do futebol. Hoje ficou provado precisamente isso.

A terceira, negativa, para o Mariano. Não consigo mesmo compreender o que anda a fazer aquele jogador no FC Porto. Perdoem-me aqueles que gostam de o ver jogar e até podem dizer que não percebo nada de bola (o que até é verdade) mas aquilo nem jogador é. É um trapalhão que joga à bola.

«Não fiquei satisfeito com a exibição na segunda parte, na primeira sim. Grande parte dos jogadores do F.C. Porto não têm jogado muito, não têm ritmo e tinham feito um jogo no sábado. Por isso controlaram o jogo a partir dos dez minutos e chegaram ao golo com todo o mérito. Na segunda parte foi completamente diferente. Os jogadores do F.C. Porto não têm ritmo, os do Leixões jogam permanentemente e por isso foi difícil para nós. Queremos utilizar todos os jogadores, rodar o plantel e podermos chegar a Fevereiro, quando voltar a Champions, com todo o plantel disponível. Isto tem custos e o custo hoje foi a fadiga da equipa na segunda parte. No fim fica um resultado positivo que merecemos. Vamos jogar para ganhar esta competição. Tenho 22 jogadores de campo, mais três guarda-redes, para fazer três competições e oito jogos só no mês de Janeiro. Por isso vamos gerir os jogadores dentro dos objectivos do F.C. Porto para todas as competições: entrar nelas e ganhar.»

(Jesualdo Ferreirta in MaisFutebol)