A ENCONTRAR+SE, em conjunto com diversos parceiros, implementa uma campanha anti-estigma / pró saúde mental, uma vez que o estigma associado à doença mental, põe em risco o tratamento e a qualidade de vida de muitas pessoas que passam por esta experiência, quer directa quer indirectamente. Em última análise repercutindo-se nas comunidades e na economia dos países.
O UPA - Unidos para Ajudar, cujo mote é "Levanta-te contra a discriminação das doenças mentais", procura, de forma responsável e alegre, levar as pessoas a dar o pequeno passo que fará toda a diferença no entendimento e aceitação das doenças mentais. Este "levanta-te contra" é tanto dirigido às pessoas que não aceitam, adiam, negam e vivem em sofrimento por causa de uma doença mental, como para qualquer um de nós que ainda lida mal com esta realidade.
Entre Janeiro e Outubro de 2008, o UPA irá envolver alguns dos mais significativos nomes da música portuguesa. Todos os meses será lançada uma música que resulta da parceria entre duas personalidades marcantes da nossa música, a qual será alusiva aos temas propostos pela Encontrar+se, tendo sempre como ponto de partida duas palavras (ou atitudes...) antagónicas, procurando desta forma alertar para a necessidade de uma mudança de mentalidades na forma como a doença mental é encarada entre nós.
Serão dez temas que, um a um, mês após mês chegarão até nós.
O projecto musical foi concebido pelo Zé Pedro Reis (Xutos) em parceria com a Paula Homem e o Pedro Tenreiro, e terá a direcção artística e produção de Nuno Rafael, conceituado músico e cúmplice habitual de Sérgio Godinho.
Xutos e Pontapés + OIOAI
Pertencer
desapareço a vapor
fico fechado ao lado
sentindo-me só
passando despercebido
à garrafa agarrado
o meu nome é ...
desapareço ao teu lado
de fora fico a ver
as pessoas para onde vão?
dentro dos autocarros
levados são levados
comida por liberdade
o meu nome é João e vivo ao teu lado
o meu nome é Yuri do continente gelado
o meu número é zero nesta democracia
deixa-me pertencer eu quero pertencer-te
6 comentários:
Se formos solidários, este mundo poderá ser melhor ...!
Um projecto interessante ...
Vou dar uma olhda ...!
Um BOM FDS!
Um abraço da M&M & Cª!
Uma visita retribui-se... com outra visita...
Gostei do que vi. Vou voltar.
Um abraço
A solidariedade ainda é uma das poucas coisas boas da sociedade
e é bem precisa
Saudações amigas com um abraço
obrigada pelo seu comentário e pela visita, volte sempre, eu também voltarei...
Parece-me uma excelente iniciativa.
Um abraço*
Bem que podia ser feito com alguma música bonita. Mas que música HORROROSA!!! Pelo amor de Deus, que coisa ridícula! Não há ninguém com vergonha em Portugal?? Que tal levarem a música ao próximo concurso da Eurovisão?
Enviar um comentário