domingo, julho 30, 2006

O melhor mergulho do ......

Este foi sem dúvida o melhor mergulho feito nesta minha, ainda breve, "vida" de mergulhador. Outra vez na pedra de Cacela, mas com um visibilidade de mais de 10 metros, com uma água tão cristalina que parecia uma piscina.
Assim que chegámos ao local as condições encontradas começaram logo a indicar um excelente mergulho e depois de se entrar para dentro de água e de olhar pela primeira vez para baixo, tudo se confirmou. As água estavam tão claras que se via o fundo, com nitidez. Era uma distância de 13 metros.
O dia prometia, ainda para mais com os exercicios realizados, na piscina, no dia anterior, todos a correr muito bem.

Na água a colocação do escafandro era com a maoir velocidade possivel.

Lá em baixo a minha cabeça não parava de rodar. Os peixes estavam em todo o lado, de todos os tamanhos, cores e feitios.
A pedra tem uma configuração linda, com uma fenda que percorre toda a sua extensão e onde existem toda uma variedade de fauna e flora. Era por cima, no meio e no interior da fenda, existia por todo o lado.
Simplesmente expectacular.
Podem haver mergulhos mais vezes neste mesmo local, mas de certeza que este tipo de condições não se vai repetir muitas vezes.
A cereja no topo do bolo deu-se já cá em cima (e pena tenho eu de não ter sido antes) quando nos deparámos com um golfinho, que estava a comer. Foi andar, em alvoroço, com o barco de um lado para o outro para estarmos bem perto dele, com a malta a andar de uma borda para a outra para ver melhor.

Vejam lá se ele não é lindo?

sábado, julho 29, 2006

Entrevista de emprego.

Numa entrevista de emprego numa repartição pública, o chefe pergunta:
- O senhor já sofreu algum acidente grave?
- Sim. Quando servia o exército, participei numa batalha simulada e um tiro atingiu os meus testículos. Tive que extraí-los!
- Santo Deus! - exclamou o entrevistador, sem conseguir disfarçar a piedade.
- Bem, o emprego é seu! Nós chegamos sempre às 8, mas o senhor pode chegar às 10. Tudo bem?
- Mas por que eu vou ter esse privilégio?
- É que, o senhor sabe como é... repartição pública... o pessoal fica sempre a coçar os tomates duas horas antes de começar a trabalhar!


Nunca tinha visto uma anedota relatar tão bem o que é ser funcionário público. Quem diz a verdade não merece castigo.

quarta-feira, julho 26, 2006

O Enterro da Tia em Cuba

Toda a família em Cuba se surpreendeu quando chegou de Miami um ataúde com o cadáver de uma tia muito querida. O corpo estava tão apertado no caixão que o rosto estava colado no visor de cristal...
Quando abriram, encontraram uma carta, presa com um alfinete na roupa, que dizia assim:

Queridos Papás

Estou-lhes enviando os restos da tia Josefa para que façam o seu enterro em Cuba, como ela queria. Desculpem por não poder acompanhá-la, mas compreenderão que tive muitos gastos com todas as coisas.
Aproveitando as circunstâncias encontrarão dentro do caixão, debaixo do corpo, o seguinte:
* 12 latas de atum Bumble Bee;
* 12 frascos de condicionador e 12 de champô, tudo da Paul Mitchell;
* 12 frascos de vaselina Intensive Care (muito boa para a pele...mas não serve para cozinhar
* 12 tubos de pasta de dentes Crest;
* 12 escovas de dentes;
* 12 latas de Spam (das boas... são espanholas);
* 4 latas de chouriço El Miño.

Repartam com a familia, sem brigas!

Nos pés da tia estão um par de ténis Reebok novos, tamanho 9, para o Joselito (é para ele, pois com o cadáver do tio não se mandou nada e ele ficou amuado). Sob a cabeça estão 4 pares de "popis" novos para os filhos de Antonio, são de cores diferentes.

Por favor, repito: não briguem!

A tia está vestida com 15 pulôveres Ralph Lauren; um para o Robertinho e os demais para os filhos e os netos dele. Ela também usa uma dezena de soutiens Wonder Bra (o meu favorito): dividam entre as mulheres e também os 20 frascos de verniz para as unhas da Revlon (estão nos cantos do caixão). As 3 dezenas de tanguinhas da Victoria's Secret devem ser repartidas entre as minhas sobrinhas e as minhas primas. A tia também está vestida com nove calças Docker's e 3 jeans Lee. Pai fique com as 3 e as outras são para os meninos. O relógio suiço que me pediu está no pulso esquerdo da tia. Ela também tem com ela o que a mãe pediu: pulseiras, anéis, etc. A gargantilha que a tia tem posta é para a prima Rebeca e também os anéis que ela tem nos pés. Os vinte pares de meias Channel que ela veste, são para repartir entre as conhecidas e Amigas... Ou se quiserem, vendam-nas.

Por favor, não briguem por causa destas coisas. Não briguem!

A dentadura que pusemos na tia, é para o avô que, ainda que não tenha o que mastigar, com ela se dará melhor (ele que a use, porque foi bem cara). Os óculos bifocais, são para o Alfredito, pois são do mesmo grau que ele usa, e também o chapéu que a tia usa. Os aparelhos para surdez que ela tem nos ouvidos são para a Carola. Não são exatamente os que ela necessita, mas que os use mesmo assim, porque são caríssimos! Os olhos da tia, não são dela, são de vidro. Tirem-nos e nas órbitas, vão encontrar a corrente de ouro para o Gustavo e o anel de brilhantes para o casamento da Katiuska. A peruca platinada, com reflexos dourados, que a tia usa, também é para Katiuska, que vai brilhar, linda em seu casamento.

Com amor, da vossa filha
Carmencita

PS1: Por favor, arrumem uma roupa para vestir a tia e mandem rezar uma missa pelo descanso de sua alma, pois ela, realmente, ajudou até depois de morta. Como repararam, o caixão é de madeira boa (nela o bicho da madeira não entra) podem desmontá-lo e fazer os pés da cama de mamãe e outros consertos em casa. O vidro do caixão serve para fazer um porta-retrato da fotografia da avó, que está, há anos, a precisar de um novo. Com o forro do caixão, que é de cetim branco (US$29,90 o metro), Katiuska pode fazer o seu vestido de noiva.

Agora vejam lá se com alegria dos presentes, se esquecem de vestirem a tia para o enterro!!!

Com amor,
Carmencita

PS 2 - Com a morte da tia Josefa, tia Blanca caiu doente. Se quiserem antecipar algum pedido..

segunda-feira, julho 24, 2006

A Pedra de Cacela

Pedra de Cacela
Quase em frente à bonita e alcantilada aldeia de Cacela Velha encontra-se este afloramento rochoso. Numa planície de areia com uma profundidade de 14m é um local acessível a iniciados (nível 1). É um local com bons e diversificados exemplares de fauna e flora bentónica, desde invertebrados a peixes, anémonas, esponjas, falsos corais, nudibrânquios, bodiões, judias, serranos, cabozes, moreias, sargos, polvos, chocos, safios, e... muito mais.
A imersão desenrola-se na parte norte, recortada, sendo a zona sul um declive suave coberto por areia. No sentido longitudinal é preenchida por uma fenda com alguns buracos interessantes.


Foi neste local que se desenrolou o meu terceiro mergulho.
O mar esta calmo mas com alguma corrente, o que nos obrigava a dar um pouco mais à barbatana. A visibilidade era boa e a profundidade já metia algum respeito.
A descida foi, para surpresa minha, efectuada nas calmas. Pensava que teria de efectuar mais compensações nos ouvidos mas afinal duas foram suficientes.
Após o contacto com o fundo, que mostrou logo um local de grande beleza, fomos procurar um sitio, em areia, para efectuar os exercicios programados para este mergulho. O sitio estava situado entre as pedras e era quase um circulo. Os exercicios já foram um pouco mais complexos, mas basicamente consistiam em retirar a máscara da cara, nadar à volta do grupo, recuperar a máscara, colocá-la na cara e limpar a água (feito sem problemas); ficar em equilibrio apenas com o auxilio do colete e da respiração, sem tocar no fundo (mais complexo).
Foi aqui que eu tive mais dificuldade, e ao não conseguir realizar o exercício em condições, tive de dar um pouco mais ao braços (não se deve fazer) e às pernas, o que me levou a consumir mais rápidamente o ar da garrafa.
Quando chegou à parte lúdica do mergulho o meu ar era já tão pouco que não deu para ver, com olhos de ver, tudo o que se passava naquele lindo spot de mergulho. Mesmo assim ainda deu para ver alguma coisa.
Felizmente para a semana o local de mergulho é o mesmo e mesmo sabendo que nunca se vê o mesmo em dois mergulhos diferentes dá para ficar mais descansado.
Foram 50 minutos de fundo a uma profundidade de 12.5 metros e uma garrafa completamente consumida. Quando digo completamente digo mesmo completamente, não ficou nada. E o pior é que ela acabou ainda lá em baixo, tudo controlado, porque fiz a subida e a paragem de segurança aos 3 metros a respirar pelo regulador de emergência do instrutor. Foi um exercicio que não estava previsto mas que pelo menos assim já foi feito e com o pior cenário, o de não ter mesmo ar, nada de simulações.
Fiquei um pouco chateado comigo mesmo, mas é para isso que servem estes mergulhos, para errar e aprender.
Para o próximo será melhor.
O fascínio pelo fundo do mar está a crescer cada vez mais, tal é a sua beleza, o que está a tornar esta experiência cada vez mais gratificante.
Ainda não coloco fotos dos nossos mergulhos apesar de elas já existirem (apenas à superfície) porque a máquina que se levou meteu água logo na descida. Para a semana pode ser que tenhamos mais sorte.

sexta-feira, julho 21, 2006

Os olhos dos chineses.

Aqui está a razão pela qual os chineses têm olhos diferentes!

Tenta ler o texto da imagem que se apresenta a seguir.


Não consigues perceber nada?

Tenta lê-lo enquanto puxas a pele do lado exterior dos olhos de maneira a ficar com os olhos próximos da forma dos olhos dos chineses.

Agora já compreendes porque os chineses têm os olhos dessa forma.

Bom fim de semana.

quinta-feira, julho 20, 2006

Atenção às zonas costeiras portuguesas!!!!


As praias portuguesas estão a ganhar novos clientes/visitantes.

Estes "pequenos" animais (o da foto media só 1,80m e pesava 80kg) andam muito perto da Costa Portuguesa. Têm sido avistados entre Sesimbra e Peniche.

Dizem os "entendidos" que a conjugação do progressivo aquecimento das nossas águas com a escassez de alimento, leva estes bichinhos a aproximarem-se cada vez mais da costa.

O exemplar da foto foi capturado a menos de 10mt da praia de S.Lourenço-Ericeira.

Só espero não encontrar nenhum destes exemplares durante um dos meus mergulhos.

Ser Homem é .....


Continuando nestas coisas de diferenças entre homens e mulheres.

Ser homem é:

- Sentir a dor física de uma bolada nos tomates;
- A tortura de ter de usar fato e gravata no Verão;
- O suplício de fazer a barba todos os dias;
- O desespero das cuecas apertadas;
- A loucura que é fingir indiferença diante de uma mulher sem soutien;
- A loucura de resistir olhar para umas pernas com uma mini-saia;
- Ir à praia e resistir olhar para aquele mulherão que está deitada ao lado;
- Viver sob o permanente risco de ter de andar à porrada;
- Vigiar o grelhador no churrasco ao fim de semana, enquanto todos se divertem;
- Ter sempre de resolver os problemas do carro;
- Ter de reparar na roupa nova dela;
- Ter de reparar que ela mudou de perfume;
- Ter de reparar que ela mudou a tinta do cabelo de Imedia 713 para 731 loiro/bege;
- Ter de reparar que ela cortou o cabelo, mesmo que seja só 1cm;
- Ter de jamais reparar que ela está com um pouco de celulite;
- Ter de jamais dizer que ela engordou, mesmo que seja a pura verdade;
- Desviar os olhos do decote da secretária, que se faz distraída e deixa a blusa desabotoada até ao umbigo;
- Ter a obrigação de ser um atleta sexual;
- Ter a suspeita de que ela, com todos aqueles suspiros e gemidos, só está a tentar incentivar-nos;
- Ouvir um NÃO, virar para o lado conformado e dormir, apesar da vontade de partir o quarto todo e fazer um escândalo;
- Ter de ouvi-la dizer que está sem roupa, quando o problema é onde colocar novos armários para guardar mais roupa;
- Ter de almoçar aos domingos na casa dos sogros, discutir política com aquele velho reaça, tratar bem os sobrinhos, controlar-se para não olhar para o decote da irmã dela e não arrear um arraial de porrada ao irmão dela, sacana do caraças, que vem sempre pedir dinheiro emprestado.

- Depois elas ainda acham que é fácil, só porque NÃO TEMOS O PERÍODO!!!....

quarta-feira, julho 19, 2006

Mulheres vs Homens


Discusão entre sexos sempre existiu e sempre irá existir. Igualdade de direitos é um conjunto de palavras que nem sempre têm o mesmo significado.

Aqui fica algumas das mais célebres discusões entre homens e mulheres.

MULHERES - Dirigimos melhor...
HOMENS - Melhor que cegos!

MULHERES -Temos um dia internacional...
HOMENS - Os outros 364 são nossos!

MULHERES - Temos prioridade em botes salva-vidas...
HOMENS - Nós sabemos nadar!

MULHERES - Uma greve de sexo consegue qualquer coisa...
HOMENS - Inclusive um chifre!

MULHERES - A programação da TV é 90% voltada pra nós...
HOMENS - Nós sabemos usar o DVD!

MULHERES - Somos os primeiros reféns a serem libertados...
HOMENS - Porque nem os sequestradores aguentam vocês!

MULHERES - A idade não atrapalha nosso desempenho sexual...
HOMENS - Mas atrapalha p/ arrumar parceiro sexual!

MULHERES - Somos nós que somos carregadas na noite de núpcias...
HOMENS - Caso contrário vcs podem se perder!

MULHERES - Se somos traídas, somos vítimas se traímos, eles são cornos...
HOMENS - Se somos traídos elas são putas, se traímos somos garanhões!

MULHERES - Podemos dormir com uma amiga sem sermos chamadas de lésbicas...
HOMENS - Podemos dormir com suas amigas que elas não contam p/ vocês!

MULHERES - Somos capazes de prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo..
HOMENS - Mas incapazes de executar ao menos uma de cada vez!

MULHERES - 98% da indústria de cosméticos e 89% da indústria da moda são voltadas pra nós...
HOMENS - 98% da industria de cerveja e 89% da industria automobilística são voltadas para nós!

MULHERES - Não nos desesperamos em frente a um campo de relva com 1 bola e 22 mulheres...
HOMENS - Nós não nos desesperamos frente ao pedal da embreagem!

MULHERES -Mulher de presidente é Primeira-Dama; marido de presidenta é um zero à esquerda, mesmo que ele seja de direita...
HOMENS - Vocês conhecem alguma presidente?

MULHERES - E por último: Fazemos tudo o que um homem faz, e de salto alto!...
HOMENS - Quero ver mijar em pé

segunda-feira, julho 17, 2006

O Meu Primeiro Mergulho.

Foi no Domingo (16/07/06) que fiz o meu primeiro mergulho com escafandro autónomo.
Já aqui tinha referido que tinha iniciado o curso de mergulho e ontem fomos pela primeira vez para o mar. Foi, tal como eu estava à espera, uma sensação maravilhosa.
O mar estava um pouco agitado, mas com uma visibilidade muito boa, o que permitiu desfrutar ao máximo aquilo que estavamos a ver/fazer.
Na realidade ontem foram executados dois mergulhos, porque foram em dois locais diferentes e com profundidades diferentes, situação que duplicou a bela sensação de estar debaixo de água.

O primeiro local foi o "Batelão do Farol".
"Pequeno barco a vapor, cerca de 20 m de comprimento e 2,5m de altura, que se afundou perto da praia do Farol, em meados do séc. XX. Descansa sobre um fundo de areia a uma profundidade máxima de 7m. Bom local para apneístas ou mergulhadores autónomos principiantes. Tanto o interior como o exterior do barco são ricos em fauna bentónica, blénidos, góbis, mucharras, sargos, chocos, polvos etc." (http://www.bichodomar.com)
Não fomos além dos 3,5 metros de profundidade, era aquilo que estava devido à maré, mas deu para provocar sensações de delirio ao ver um barco afundado. Estive cara a cara com um choco que estava parado no fundo junto a uma das paredes do batelão, quase que dava para tocar. Andavam a passear por ali uns sargos naqueles movimentos de "não se passa nada, está tudo em familia". O barco ainda apresenta um tamanho consideravel e foi agradável percorre-lo e ir admirando a fauna e flora que se encontra nas sua paredes. Foram 30 minutos de imersão fantásticos.

O segundo local foi a "Caldeirinha"
Com uma profundidade de cerca de 8m e um fundo de areia branca é um local óptimo para apneístas ou mergulhadores autónomos principiantes, diurnos ou nocturnos, fotógrafos ou não. Caldeira de um antigo vapor, com um diâmetro a rondar os 3m, é habitada por pequenos seres, blénidos, góbis, safios, chocos, polvos, anémonas, camarões, etc.(http://www.bichodomar.com)
Este segundo mergulho foi um pouco mais complicado para mim. Depois de ter saído do mergulho no batelão altamente excitado, a viagem de barco para o local da caldeirinha, com o fato posto e o sol a bater forte foi o principio para uma forte má disposição, que quase terminava com uma chamada ao "gregório". O mar estava cada vez mais agitado o que não ajudava nada.
Assim que chegámos ao local o João (instrutor) disse: "Se estás mal disposto vai já para a água que isso passa". Meio indeciso lá fui eu para a água. Com alguma dificuldade lá coloquei o equipamento e assim que iniciámos a descida a má disposição passou (não sem antes ter a sensação de ir vomitar mesmo com regulador e tudo). No fundo, a 6 metros, e com a caldeira ali mesmo ao lado tudo estava a correr às mil maravilhas. Vi um safio entocado, uns sargos, um choco. A caldeira tem também presa alguma flora que se vai movimentando ao sabor da corrente e que é um belo espectáculo para se ver e fotografar. Numa próxima vez tenho de levar uma máquina fotográfica.
Este segundo mergulho já teve a particularidade de se fazer uma paragem de 1 minuto aos 3 metros, chamada a paragem de segurança, para remover alguns resíduos de azoto que poderiam estar no organismo devido à pressão e aos mergulhos sucessivos.
A chegada à superfície trouxe à memória a má disposição e assim que entrei para dentro do barco a coisa piorou, só melhorando após a retirada do fato.

Para a semana haverá mais mergulhos e de certeza mais coisas a contar. Uma coisa é certa, esta experiência está a ser divinal. O fundo do mar provocou sempre em mim uma forte sensação de admiração e está a ser um sonho tornado realidade.

sexta-feira, julho 07, 2006

Rir? ... Chorar? .... Fugir?

Quem tem filhos sabe que eles são capazes do melhor e do pior. Num determinado momento podem ter uma demosntração de afecto que derrete qualquer coração, fazer uma graçinha que deixe qualquer pai babado, ou então, fazer uma diabrura de cortar a respiração.

O desafio que deixo aqui para o fim de semana, e que espero que venha a ter aceitação é o seguinte.

Perante este cenário qual seria a vossa reacção.

Digam o que pensaram assim que viram a imagem, escrevam a primeira coisa que vos vier à cabeça.

Bom fim de semana.


quinta-feira, julho 06, 2006

A segunda equipa na final é ....

FRANÇA

E assim acabou o nosso sonho de ir à final de um Mundial. Tal como em 66 ficámos pelas meias finais, e tal como em anos anteriores, perdemos contra a França, de grande penalidade.

Assim custa perder, porque os franceses não foram melhores do que nós e este até foi um dos jogos bons que a selecção fez. Mas, tal como dizia Scolari, mais vale jogar mal e ganhar do que jogar bem e perder.

Custa ainda mais ver uma selecção jogar com 10, sim com 10, porque o Pauleta, mais uma vez, foi uma sombra daquilo que faz no campeonato francês. Até pode ser o melhor marcador da selecção mas está provada a teoria que diz que ele só marca contra equipas que perdem por mais de 3 bolas de diferença. Mal apoiado e num sistema de jogo que não o favorece, mais vale jogar sem ponta de lança.
O Scolari, e eu fui sempre daqueles que estavam contra as opções dele, mais uma vez não surpreendeu, fazendo as substituições do costume, até parece um disco riscado. A perder e num jogo de tudo ou nada, devia ter arriscado um pouco mais.

Mas estou satisfeito com a prestação geral da selecção e não é por terem perdido que estou a falar mal. Sempre falei assim e quem me conhece sabe que é verdade.

Resta a consolação de poder lutar pelo terceiro lugar, contra a Alemanha no Sábado.

Força Portugal, vamos para a vitória.

terça-feira, julho 04, 2006

A primeira equipa na final é ......

ITÁLIA

"Itália está na final do Mundial
A Itália conseguiu derrotar a Alemanha, por 2-0, golos de Grosso e Del Piero, num jogo onde tudo apontava para que fosse decidido nas grandes penalidades, mas no penúltimo minuto do prolongamento a «Squadra Azzurra» conseguiu chegar ao golo. Na final irá encontrar o vencedor do Portugal-França." (A Bola - on-line)

Vamos todos esperar que seja Portugal o outro finalista.

FORÇA PORTUGAL

domingo, julho 02, 2006

Desta vez é que é.

Ao fim de tanto tempo a dizer que ia tirar o curso de mergulho com garrafa, agora é de vez. Começo amanhã.

Já para aí há dois anos que não molho o fato. Primeiro foi o casamento e todos os preparativos que implica a impedir de ir para a água, e até tive uma oferta para uma caçada (pesca sub) na semana anterior. Depois foi a gravidez e o nascimento da Daniela a ocupar (e ainda bem) todo o meu tempo disponivel.

Agora que ela já tem quinze meses já vai dar para tirar o tão desejado curso de mergulho. Estou com alguma espectativa. Vamos ver o que vai dar.

Só espero não me enganar enquanto estiver a observar os peixes, senão ainda me apararece um bacalhau destes.

Boa semana para todos.