quinta-feira, dezembro 31, 2009

Adeus 2009


Adeus 2009, foste um bom ano, mas agora já acabou ;)

terça-feira, dezembro 29, 2009

Bónus de Natal

«Vinte e nove árbitros vão receber as insígnias da FIFA, para o ano de 2010, no próximo dia 6 de Janeiro. A cerimónia vai realizar-se na sede da Federação Portuguesa de Futebol.
Neste lote estão incluídos nove árbitros da primeira categoria do futebol português, acompanhados por dez árbitros assistentes.»

(in MaisFutebol)

Chegou o Pai Natal para os árbitros portugueses. lol

Só pode ser isto que aconteceu, porque na lista que é apresentada existem nomes que em vez de recebrem a insígnia da FIFA deviam era receber a carta para a reforma.

Ainda me deviam explicar de que modo a FIFA escolhe os árbitros que recebem a insígnia. É porque se for por nomeação da comissão de arbitragem portuguesa está tudo dito.

Os resultados do Euro 2004

«Temos que buscar todas as hipóteses de rentabilizarmos aquele espaço. E, naturalmente, que sabendo nós que há investidores a fazê-lo em Inglaterra e agora em Espanha, a venda seria o ideal para a autarquia e para o próprio concelho para termos acesso aos recursos que estão a penalizar gerações futuras.»
(Presidente da CM Leiria in MaisFutebol)

«A solução para a Câmara de Leiria não perder dinheiro com o estádio é a extinção da Leirisport. Caso não seja possível, nenhum administrador da empresa municipal pode ter vencimento. Se os administradores da Leirisport deixarem de receber ordenado vai deixar de ser uma dor de cabeça para a câmara.»

(João Bartolomeu, presidente do União Leiria in MaisFutebol)

Cinco anos depois de se terem construido os estádios para o Euro 2004 começam a aparecer os resultados dos investimentos.
Obviamente que não são resultados positivos em muitos dos locais onde essas construções tiveram lugar.
Como em muitas obras feitas em Portugal, primeiro faz-se e depois pensa-se para quê. Aconteceu com os estádios e teremos o mesmo problema com outras obras como o aeroporto e o YGV.

A União de Leiria tem um estádio para jogar em que as despesas estão a cargo da câmara municipal. Para a câmara o problema é o estádio e as despesas que o mesmo acarreta, para o clube o problema são os gestores desse estádio.

A ver por aquilo que se passa aqui no inter-municipal do Algarve, as actividades feitas para rentabilizar o espaço são muito poucas (os concertos podem contar-se pelos dedos de uma mão) e sempre que se tenta utilizar o espaço (caso agora do Olhanense) são pedidos valores incomportáveis de modo a fazer a receita toda de uma vez.
Não fosse o Rali de Portugal e a especial feita no estádio a única actividade que o mesmo teria seria os jogos do Louletano e os seus 10 espectadores.

Urge fazer alguma coisa pelos estádios e pelo dinheiro que se está a gastar pelos espaços parados ou mal geridos. O governo deveria ter voz activa neste problema até porque em parte foi ele o criador do problema.

Olhar para fora ...

«Não tenho nada a ver com isso mas se calhar há petróleo em Lisboa. No FC Porto não há. Temos de ser realistas. Temos aquilo que desejamos e até ao momento o treinador não me pediu qualquer jogador. O nosso plantel é excelente»

(Pinto da Costa in Record)

Não é nada que não tivessemos todos pensado já, mas agora que foi dito pelo presidente do FC Porto vai já merecer uma data de comentários.
Os clubes de Lisboa vinham a apresentar argumentos de falência técnica e agora, a meio de uma época onde ainda não se ganhou nada, voltam a gastar muito dinheiro.

O Sporting, que apresentava as justificações para os maus resultados como vindas de uma gestão ciudada, agora gastam aquilo que não têm (penso ee de que) e deixam de ter argumentos para as más exibições. Das duas uma, ou começam a jogar bem e a ganhar ou então iniciaram uma descida vertiginosa para o abismo de que dificilmente conseguiram sair incólumes.
O Benfica continua a comprar com dinheiro dos fundos, a aumentar o capital social (sabe-se lá como) e se esta época não for de consagração a queda é igual à do rival de Lisboa.

No FC Porto, embora querendo o penta campeonato, a gestão continua a ser igual à de outros anos e, se a vitória no campeonato não for uma realidade, que seja a presença na champions, para que se possa continuar a gerir bem.
De qualquer modo é preciso continuar a acreditar que este ano de 2010 vá proporcionar a todos aquilo que esperamos que aconteça a nível desportivo. O FC Porto continua a sua consolidação de equipa, as boas exibições vão continuar a aparecer e com elas os resultados. No fim cá estaremos para fazer as contas.

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Alvin e os Esquilos 2



Sinopse:
As sensacionais estrelas pop, Alvin, Simon e Theodore, ficam a cargo do sobrinho de Dave Seville, o adolescente Toby (Zachary Levi).
Ao voltar para a escola, os “rapazes” têm de colocar de parte a música “superstardom”, até serem convidados a salvar o programa musical escolar e candidatarem-se a ganhar o prémio de $25,000 dólares num concurso de bandas…


Aproveitando o facto de estar de férias fui com aminha princesa ver a sequela de Alvim e os Esquilos. Sensacional como o primeiro este segundo filme leva-nos a dar grandes gargalhadas. A não perder.

domingo, dezembro 27, 2009

Aeroporto de Lisboa ao rubro :)



Foi muito bem conseguido. Ainda há quem diga que nós não conseguimos fazer coisas boas :))

Gamer



Sinopse:
Num futuro próximo, um revolucionário videogame on-line será a mais popular forma de diversão. Semanalmente, milhões de internautas assistem a condenados lutando para sobreviver como se fossem personagens virtuais em um game . Kable (Gerard Butler), um prisioneiro, se tornará a grande estrela deste jogo. Para o jogador, Kable é um mero personagem, mas para o grupo de resistência ele é a peça chave para a vitória.

Para quem gosta de acção aliada a tecnologia este é um filme que não pode perder. O conceito do filme está completamente dentro dos nossos tempos, obviamente de alguma forma aumentado, mas não deixa de ser um interessante conceito.

Dakar

«O mítico rali todo-o-terreno Dakar, cuja 32.ª edição arranca sexta-feira, vai "invadir", em 2010, pela segunda vez os desertos e planícies sul-americanas, novamente por alegada falta de condições no continente africano.

Do lado dos portugueses, Carlos Sousa e Miguel Barbosa, os principais pilotos lusos de todo-o-terreno, regressam ao Dakar em Mitsubishi, depois de terem falhado a estreia sul-americana, em 2008, devido à falta de patrocínios e apoios financeiros, enquanto, nas motos, Ruben Faria (KTM) e Hélder Rodrigues (Yamaha) voltam a defender as cores nacionais na Argentina e no Chile.

A 29 de Dezembro, têm início as verificações técnicas e administrativas, em Buenos Aires, e a largada acontecerá sexta-feira, terminando na capital argentina a 17 de Janeiro.

O Dakar2010 vai ter cerca de 9000 quilómetros, 4810 dos quais cronometrados, num total de 14 etapas e um dia de descanso: participam 235 pilotos em carros, 186 em motos, 32 em moto-quatro e 81 em camiões, oriundos de 47 países.»

(in O Jogo)

A maior prova de todo terreno, conhecida internacionalmente como Paris-Dakar, foi aos poucos largando a tradição que tinha. Por culpa das condições de segurança (a falta delas) no continente africano a prova passou o ano passado a ser disputado na America do Sul. Esta passagem de continente aconteceu depois da prova ter sido cancelada, pelos motivos apresentados, quando já tinha de nome Lisboa-Dakar.

Este ano voltamos a contar com a presença portuguesa de excelente condutores que vão tentar conseguir atingir posições de topo.

Para acompanhar a partir de 01-Janeiro-2010.

The Hangover



Sinopse:
De casamento marcado para daí a dois dias, Doug Billings decide despedir-se da sua vida de solteiro nas loucas noites de Las Vegas com os seus três melhores amigos. Depois de uma noite, durante a qual tudo parece ter acontecido, acordam na manhã seguinte sem qualquer recordação, mas com a vida do avesso: encontram um tigre na casa de banho e um bebé de seis meses dentro do guarda-roupa do seu quarto de hotel. Para tornar tudo ainda mais bizarro, Doug desaparece deixando os amigos desesperados.
Agora os três têm de tentar perceber o que se passou, encontrar o amigo, devolver o tigre e encontrar a família do bebé. E depois de tudo isto, voltarem para Los Angeles a tempo do casamento, antes que alguém dê por falta do noivo...


Fantástico. Não há melhor palavra para descrever esta comédia. De visionamento obrigatório.

Mais vale só ...

«O único problema do Miguel foi ter estado no local errado à hora errada»

(António Colaço, advogado do Miguel, in MaisFutebol)

Até pode ser que o único problema do Miguel, jogador do Valência, da seleção nacional, referência para inúmeros jovens, tenha sido estar no local errado à hora errada, mas depois dos vários problemas que o atleta já teve derivado às suas saídas à noite e as suas companhias, será altura do internacional português repensar com quem quer sair.

Um jogador de futebol, um actor, uma qualquer figura pública tem direito a ter uma vida e tal como disse o outro, também são "humanos", mas tal como o comum dos mortais, saber estar em sociedade é um dever.

Se não sabe escolher as suas companhias só tem de fazer o que diz o ditado: Mais vale só ... que mal acompanhado.

sábado, dezembro 26, 2009

Chamar as coisas pelos nomes

«Dou o peito às balas e sempre darei. Nasci assim no futebol e vou morrer assim. Mas também lhe confesso que sabe bem, de vez em quando, ver aparecer alguém com um colete à prova de balas! Dois anos no FC Porto habituaram-me mal...»

(José Mourinho in Público)

Já se sabia que a administração do FC Porto protege os seus jogadores e os seus treinadores, agora, com estas declarações de José Mourinho, percebe-se que mais do proteger a administração defende com "colete à prova de bala" os seus activos.

Depois de sair do FC Porto de forma algo conturbada esta foi uma excelente maneira de agradecer ao clube que o catapultou como treinador.

«Não sou ninguém para concordar ou discordar, porque quem está nos centros de decisão é que tem legitimidade total para decidir. Mas se algum dia for seleccionador, direi não aos naturalizados.»

Sabendo que "ser" selecionador nacional é apenas uma questão de "quando" os naturalizados, a julgar por estas declarações, têm os seus dias contados.
Sabendo também que no futebol as verdades de hoje são mentiras amanhã, quando Mourinho for selecionador, o argumento de dizer não ao naturalizados passa, de certeza, a ter alguns exceptos.

quinta-feira, dezembro 24, 2009

Feliz Natal


Um feliz natal na companhia daqueles que mais amam. Um sapatinho cheio de alegria, saúde, e que todos os vossos sonhos se possam realizar.

terça-feira, dezembro 22, 2009

Primeiros castigos aplicados

«Hulk e Sapunaru, jogadores do F.C. Porto, estão suspensos até à conclusão dos processos disciplinares instaurados pela Comissão Disciplinar da Liga, na sequência dos incidentes ocorridos após o clássico com o Benfica.
O Benfica também vai responder a um processo disciplinar, pela conduta dos «assistentes de recinto desportivo» após o final do encontro.

O F.C. Porto paga ainda uma multa de 950 euros, na ressaca do clássico, por comportamento incorrecto do público.
O Benfica, por seu turno, paga uma multa por 3.500 euros. Os encarnados foram punidos por «tentativa de agressão e prática de actos intimidatórios contra agentes desportivos» (1.500 euros) e por «comportamento incorrecto do público» (2.000 euros, face à reincidência).»

(in MaisFutebol)

Como resposta ao grande amigo Chaparro, que comentou o post anterior com a frase "arruaçeiros a fazerem-se de vitimas" quero apenas lembrar que, e tal como aplicado pelo CD da Liga, os adeptos do benfica são reincidentes no que toca a agressões, e devia ainda estar na sua mente a destruição de que o José Arcanjo foi alvo a quando da deslocação da sua equipa a Olhão. O FC Porto já por lá passou e ... não se passou nada.

Para finalizar digo apenas que tal como indicado na multa aplicada ao clube da luz, as provocações aos membros da comitiva do FC Porto estão presentes, pelo que, e sem desculpar possíveis agressões, os comportamentos têm logo outros contornos.

Disse e torno a dizer. O túnel da luz não é um local virgem deste tipo de comportamentos e já por mais de uma vez houve cassos a serem discutidos pelo CD.

O clássico ainda dá que falar

«Sapunaru e Hulk poderão incorrer em penas que podem ir de 2 jogos a 3 anos de suspensão, de acordo com o que for entendido pela Comissão Disciplinar da Liga, após análise dos relatórios do delegado e do árbitro do jogo Benfica-FC Porto.
Os relatórios do árbitro e do delegado da Liga descrevem em pormenor o que sucedeu no túnel do Estádio da Luz, depois de terminado o clássico, e será com base nesses elementos que a Comissão Disciplinar tomará hoje as primeiras decisões.»

(in Record)

Não vi o que se passou no túnel, nem li o que o árbitro escreveu no seu relatório sobre o que viu, mas de certeza que os jogadores do FC Porto não são, sozinhos, os maus da fita.

Tenho algumas dúvidas de que os jogadores tenham agredido o segurança apenas "porque lhes apeteceu", se é que o agrediram.

Sabendo que o túnel da luz já tem tradição não me admirava nada que tivesse havido uma provocação, não esperando o provocador que houvesse uma resposta por parte dos provocados.

A ver vamos o que o CD vai fazer neste caso, e como é conhecido o ódio de estimação para com o FC Porto, espera-se uns castigos que "sirvam de exemplo".

segunda-feira, dezembro 21, 2009

É ... dele.


«Messi era o grande candidato ao troféu, depois de ter conseguido conquistar seis títulos em 2009. Depois de dois segundos lugares, em 2006 e 2007, o esquerdino venceu por fim.

Cristiano Ronaldo ganhou o prémio Puskas da FIFA, que consagra o melhor golo de 2009. O pontapé canhão do extremo português frente ao F.C. Porto, pelo Manchester United, foi eleito como o melhor do ano.»

(in MaisFutebol)

Dois prémios que não merecem qualquer tipo de contestação. O argentino foi efectivamente o melhor jogador do mundo, por aquilo que conseguiu fazer e também por aquilo que a sua equipa conseguiu fazer. Já merecia este prémio.

O Ronaldo também teve o seu prémio. Depois de perder o titulo para o argentino viu o seu golo frente ao FC Porto, que ditou o afastamento dos tetra-campeões nacionais da principal prova de clubes do mundo, ser premiado.

Artur e a vingança de Maltazard



Sinopse:
Artur está em êxtase pois nessa noite será o décimo ciclo da lua e ele poderá, finalmente, regressar à terra dos Minimeus e reencontrar Selénia. Na vila, os Minimeus prepararam um grande banquete em sua honra e a jovem princesa usa o seu vestido de pétalas de rosa. Mas o pai de Artur escolhe este dia tão aguardado... para anunciar o fim das suas férias na casa da Avó. Quando se preparam para regressar, uma aranha deposita um grão de arroz na mão de Artur com a sigla S.O.S. gravada. Não há dúvida, Selénia está em perigo! Artur não pensa duas vezes e corre em seu auxílio, mesmo que isso implique improvisar uma passagem perigosa, cair de cabeça no bar do Max, tropeçar nas tropas do Kröb, o novo tirano dos Sete Reinos, salvar a pele de Betameche, lutar com ratazanas, sapos e aranhas peludas... tudo para descobrir, mal chega à vila dos Minimeus, que nunca foi chamado!

Fomos esta tarde ver o segundo filme da saga Artur. Estavamos todos na expectativa de ver como seriam as novas aventuras de Artur e o trailer deixava grandes aventuras em cena. Durante o filme estava tudo no auge, mas, e há sempre um mas, o filme não acaba e deixa no ar a terrível "... to be continue".
Por favor ... não se faz isso às crianças :)

domingo, dezembro 20, 2009

Benfica - FC Porto, 1-0

Muitas vezes se diz que, nos clássicos, quem está pior acaba por ganhar e neste caso a expressão acabou por ser verdadeira.

O FC Porto que vinha num ascendente muito bom fez um dos piores jogos da época. Não o digo por ter sido contra o Benfica, digo-o porque durante grande parte do jogo a equipa nunca foi capaz de colocar a bola no chão e de a jogar com cabeça e inteligência. O Benfica não foi superior ao FC Porto como amanhã a imprensa do regime vai fazer parecer, o FC Porto é que não foi a equipa que deveria e podia ter sido.

Mais uma vez a equipa escalada para o jogo foi mais robusta do que criativa e esse é para mim o primeiro erro que se cometeu. Não aproveitar o ascendente que Belluschi e Varela vinham a ter foi errado. Os jogadores até podiam não fazer a diferença, mas eram eles que estavam a jogar melhor e foi por eles que se falava num ascendente do FC Porto. A escolha da equipa mostrou demasiado respeito pelos encarnados.
Aliás foi a entrada de Varela que catapultou a equipa para a melhoria que teve na segunda parte.

A derrota de hoje não condiciona em nada a luta pelo titulo, apenas vai fazer com que durante mais umas semanas se vendam mais jornais. "Todos" passam o natal mais felizes e devem isso ao FC Porto :)

«Não é uma questão de menor atitude. A equipa não conseguiu desenvolver o seu jogo na primeira parte. Foi perdendo confiança e a outra equipa galvanizou-se. Na primeira parte o FC Porto não foi capaz de fazer aquilo que estava planeado»

(Jesualdo Ferreira in Record)

E por favor, parem de falar com estado do terreno. Estava uma verdadeira merda, o que acaba por ser normal por ser do clube que é, mas estava uma merda para as duas equipas.

P.S. Acabo este post fazendo alusão à tentativa de agressão a que Pinto da Costa foi alvo quando ia a sair do hotel onde estava instalado. Prova-se com esta atitute o que os adeptos do Benfica são.

Ponyo



Sinopse:
Certa manhã, quando brinca na praia, o pequeno Sosuke encontra um peixe vermelho preso num frasco de doce...
Sosuke liberta o peixinho do frasco, a quem dá o nome de Ponyo, e promete protegê-lo para sempre. Mas, o pai de Ponyo, um feiticeiro que vive no fundo do mar, força o pequeno peixe a regressar às profundezas.
Decidida em tornar-se humana, Ponyo foge para reencontrar Sosuke e espalha acidentalmente uma poção mágica pelo oceano, transformando as suas irmãs em ondas gigantes que ameaçam inundar a aldeia de Sosuke... o amor e a responsabilidade, o oceano e a vida, num mundo fantástico onde a magia também faz parte das coisas naturais do dia-a-dia.


Quando vi a apresentação deste filme no cinema não fiquei com muita vontade de o ver, tinha na altura achado que o filme não valia a pena.
De qualquer modo, e a pensar na minha princesa avancei para o seu visionamento. Não me arrependo nada de o fazer, o filme está muito bom.

Coraline



Sinopse:
Coraline é uma menina que sonhava em viver em um mundo melhor, com mais diversão e emoção. Ao se mudar para uma nova casa, encontra uma porta trancada. Depois de muito tentar, consegue abri-la. Descobre um mundo onde tudo é alegre e seus pais são sempre divertidos. A princípio, a única coisa estranha é que as pessoas têm botões no lugar dos olhos. Aos poucos, descobre segredos, percebe que está em perigo e vê que seu mundo real não era tão ruim assim. A história do filme é baseada no livro Coraline, de Neil Gaiman.

Mais uma excelente animação que eu e a minha princesa vimos esta tarde. Já andava com este filme em olho há algum tempo mas foi apenas hoje que o vi e, tirando a parte de não o ver na versão original em 3D, as expectativas não foram defraudadas.

sábado, dezembro 19, 2009

Maior??????

"Tenho muitas ganas de poder ir para outro futebol. Já estou há três anos em Portugal e ir para um clube maior seria muito lindo para mim e para a minha carreira"

(Di Maria in Record)

OMG ... nem os próprios jogadores consideram o Benfica como um clube grande.

Estas declarações de Di Maria vêm comprovar que as teorias de que o Benfica ainda é um grande do futebol não são mais do que criações da imprensa desportiva centralista que, para vender jornais, inventam tudo e mais alguma coisa.

O timing em que as mesma são feitas, logo a seguir a um jogo bem conseguido depois de uma série de jogos maus, vem demosntrar a fraca capacidade de gestão que impera no clube da luz. São subejamente conhecidos os casos de jogadores que foram falsamente avaliados e que nunca conseguiram ser vendidos pelos valores que queriam.

"Estava tudo contra nós porque vem aí o clássico e havia que expulsar um jogador nosso."

Pensava eu que este discurso da teoria da conspiração era exclusivo dos adeptos benfiquistas, mas afinal podemos todos verificar que são estas coisas que andam a dizer aos jogadores no balneário dos encarnados. As fracas exibições são-lhes desculpadas por teorias absurdas. As outras equipas estão todas compradas para jogar bem contra o Benfica.
Acho que sim ... é sempre mais fácil colocar a culpa nos outros do que assumir os nossos erros.

Planeta 51



Sinopse:
Quando a sua nave se despenha o capitão Charles 'Chuck' Baker não sabe onde está. Julga que chegou a um novo planeta desabitado e espeta a bandeira dos Estados Unidos, antes de se aperceber que, afinal, não está sozinho. À sua volta estão os perplexos habitantes verdinhos do Planeta 51! Em pânico, foge dos estranhos seres, igualmente assustados com a chegada deste “alien”. Refugiando-se no planetário, conhece LEM, e, após um desastroso primeiro encontro - o que acontece sempre que um “alien” vê outro “alien” – tornam-se amigos. LEM aceita ajudar Chuck a voltar para a sua nave antes que esta regresse à Terra sem o seu proprietário, mas, para isso, terão que despistar o paranóico exército do Planeta 51, determinado a capturar Chuck. LEM, os seus amigos Skiff, Neera, Eckle e Glar, um agitado mas fiel robot-explorador chamado Rover e ainda diversos soldados do Planeta 51 (cujo cérebro mais parece ter desertado para um outro planeta…), tudo farão para chegar a tempo à nave!

Fomos ao cinema ver este filme de animação onde os "aliens" somos nós, humanos. A minha filha gostou e eu também :)

Fala Jesualdo ...

FCP: Já tem a equipa escolhida e preparada para este jogo? Como o encara?
Jesualdo Ferreira: Temos um jogo mediático pela frente… Nós temos um desafio importante, como todos os outros e, nesta altura, queremos jogar e não falar muito.

FCP: Já tem onze definido?
JF: Já, mas hoje não digo nenhum nome.

FCP: Apresentar um plantel na máxima força é uma vantagem?
JF: Para nós é vantagem, mas o FC Porto joga sempre com a melhor equipa. O campeonato tem 30 jornadas, estende-se por 10/11 meses. Sempre que há um jogo, todos os treinadores põem a melhor equipa. A que vai jogar amanhã será a melhor equipa. Vamos fazer o nosso jogo.

FCP: Este é o melhor FC Porto desta temporada?
JF: O jogo acontece no momento em que estamos agora. O importante é hoje e estamos preparados para jogar e queremos jogar. Temos a nossa perspectiva de jogo, temos o nosso envolvimento. Lemos as notícias, sabemos as questões que estão no ar, sentimos as estratégias que estão no ar. Discutir o jogo sobre o que uma equipa tem e a outra não, cheira-me a composição. Temos tudo para um grande jogo. Grandes jogadores e tudo. O FC Porto já não teve jogadores disponíveis, o Benfica não terá todos. Embora eu pense que o Ramires vai jogar, porque o Antero Henrique, que é uma pessoa que conhece muito de Comunicação, me disse que ia jogar pelo que tinha saído num órgão de comunicação social [ndr: saiu na Bola que não iria jogar…]. Os outros não sei. O jogo está lançado, não há muito para falar. Há que fazer tudo para ganhar e jogar muito bem. É essa a nossa perspectiva.

FCP: O resultado de ontem do Sp. Braga tira tensão ao clássico?
JF: Acho que não. O Braga é o líder do campeonato. É o vencedor do campeonato de Inverno, que ainda não percebi muito bem o que é, mas tem mérito total. Parabéns ao Braga.

FCP: Preferia defrontar um Benfica na máxima força?
JF: Isso faz tudo parte do que já disse. São os jogos exteriores, as especulações. O FC Porto está limpo. O FC Porto tem a melhor equipa para jogar amanhã e seguramente que o Benfica terá a melhor equipa para jogar amanhã.

FCP: O estado do relvado da Luz prejudica quem?
JF: A bola. A utilização dos relvados provoca estragos em todos os campos. O Benfica fará tudo para que o relvado esteja bom, pois um bom relvado, com bons jogadores, permite um melhor jogo.

FCP: Algum comentário sobre o árbitro?
JF: Sem comentários. A minha perspectiva é jogar. Se fosse dentro de uma hora melhor!

FCP: Consegue identificar as principais diferenças entre este Benfica e o Benfica das épocas anteriores?
JF: Vou jogar com esta equipa, que é forte, muito forte.

FCP: Viu o Olhanense-Benfica? Contava que o Benfica tivesse o David Luiz?
JF: Se fosse o meu jogo, eu comentava. Como não foi o meu jogo, não comento.

FCP: Está ansioso pela hora do jogo?
JF: Não, mas não há ninguém que não sinta paixão pelo jogo.

FCP: O empate seria um bom resultado?
JF: Para o FC Porto não.

FCP: Este é também um jogo psicológico?
JF: É sempre. Mas não vamos confundir coisas fundamentais: vale três pontos e vale aquilo que vale no momento.

FCP: Para o crescimento da sua equipa é fundamental uma boa exibição?
JF: As exibições dependem sempre de muitos factores. Já sabem que as vossas avaliações dependem de resultados, mas as minhas não. O que nós queremos é jogar. Vamos a jogo, como disse um dia.

FCP: Algum comentário suplementar ao sorteio da UEFA Champions League?
JF: O jogo é só em Fevereiro. Sabe quantos jogos ainda temos até lá? Treze… Já dei a minha opinião ontem.

FCP: Se fosse o Pai Natal, que prenda prometia aos adeptos, para além de um bom espectáculo?
JF: Que gozassem muito com o jogo e saíssem muito felizes. Aquilo que vou desejar a todos os senhores [ndr: Comunicação Social] é que aquilo que todos gostariam e ninguém se lembra: saúde e paz.

(in site FC Porto)

Saiu na rifa o ... Arsenal

O Arsenal é o adversário do FC Porto nos oitavos-de-final da UEFA Champions League, cujo sorteio se realizou ao final da manhã desta sexta-feira, na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.

Os azuis e brancos recebem, primeiro, o Arsenal, no Estádio do Dragão, a 17 de Fevereiro de 2010, deslocam-se, depois, ao Emirates Stadium, para cumprir o jogo da segunda mão, a 9 de Março.

(in site FC Porto)

Não se pode dizer que o FC Porto tenha tido muita sorte no sorteio que ditou o adversário dos oitavos de final mas também não se pode dizer que tenha tido o maior azar do mundo.

O Arsenal é uma excelente equipa mas o FC Porto também o é e por isso apenas se pode esperar um excelente jogo.

quinta-feira, dezembro 17, 2009

Sem argumentos ...

«É notável a confiança, num momento que não é fácil devido à crise nacional e internacional. É a confiança no nosso rigor desportivo que nos permite estar descansados. Não vamos precisar de ir ao mercado para retocar a equipa, corretamente planeada para toda a temporada.»

(Pinto da Costa in Record)

Numa altura em que a maior parte dos clubes está na procura de reforços para colmatar as falhas dos seus plantéis o presidente do FC Porto diz que não vai ao mercado.

Efectivamente se formos ver o plantel do FC Porto, agora que todos os jogadores estão disponíveis, não vemos nenhuma posição onde tenhamos falta de jogadores.

Sim, é verdade que poderiamos ter outros com mais valor do que aqueles que temos, mas também podiamos estar financeiramente piores do que estamos e é esse equilibrio que nos vai fazendo ganhar anos após ano e que acredito se vai repetir este ano, com os valores que temos.

É claro que um "Cissokho" é sempre bem vindo. Negócios desse género não se podem desperdiçar :)

SLB apita o Benfica-Porto

«Lucílio Baptista, de 44 anos, vai apitar o Clássico de domingo, na Luz, entre Benfica e F.C. Porto.»

(in MaisFutebol)

OMG ... está instalada a confusão.

Nem sequer vou tecer comentários ao árbitro ou à nomeação porque nem vale a pena estar a gastar as teclas com este tipo de acontecimentos.

Um homem que já devia estar na "jarra" ainda anda por aqui e vai de certeza dar o seu contributo neste jogo. Ele (Lucilio) não consegue passar por um jogo sem ser protagonista e neste clássico vai de certeza deixar marca.

Quero ver quem é que agora tem a coragem de dizer que esta nomeação não foi encomendada pelos vermelhos. A vitória é importante para que o clube do regime possa dar seguimento à onda de euforia que vinha a esfumaçar-se e esta nomeação é perfeita. Foi este senhor que deu, de mão beijada, o último titulo ao benfica.

É necessário levá-los ao colo.

Eu senti :)

«Um abalo sísmico com uma intensidade de 6.0 na escala de Richter foi sentido esta madrugada em todo o país, sobretudo na região do Algarve.»

(in RTP.pt)

Eu senti. Estava deitado e senti a cama a começar a tremer e o espelho a bater na parede. Foram 5/6 segundos mas tive a noção que se tratava de um tremor de terra. Fui ainda à janela para ver como estavam as coisas na rua mas como não havia movimento acabei por voltar para a cama. Uns 20 minutos depois voltei a sentir a cama a tremer mas com uma intensidade mais fraca. Depois já não senti mais nada.

terça-feira, dezembro 15, 2009

Baseado em quê?

«Espero que seja um grande espectáculo de futebol, que prevaleçam os valores da ética desportiva e do fair-play. Estão reunidas todas condições para ser um grande jogo de futebol e um grande espectáculo. Temos uma Liga extraordinariamente competitiva, com mais adeptos nos estádios e mais share nas audiências televisivas»

(Hermínio Loureiro in A Bola)

Tenho de concordar com o presidente da Liga de que estão reunidas todas as condições para o Benfica-Porto ser um excelente jogo de futebol. O FC Porto tem a qualidade que conhecemos e o Benfica é o "melhor dos últimos 20 anos".

Não consigo compreender como é que ele pode afrimar que temos uma liga extraordinariamente competitiva. Deve ser pela diferença que se regista entre os dois primeiros e o terceiro classificado (1 ponto), porque se for mais para trás então temos 9 pontos entre o quarto e o primeiro e 11 pontos entre o quinto e o primeiro. Se formos a ver os desempenhos ao longo dos últimos anos a competitividade também ão é muita, ou não tivessemos nós uma equipa tetra-campeão.

Depois a revelação das revelações é termos mais adeptos nos estádios e ao mesmo tempo mais share televisivo. Será que sou eu que estou a perceber mal ou os dois conceitos não podem nunca estar directamente ligados. As pessoas ou vão aos estádios ou vêm em casa, as duas parece-me dificil. Mas ele é que sabe, deve ter dados para basear estas afirmações.

Se pensam que é bom ...

«Di María foi punido com dois jogos de suspensão e não só falha o Clássico de domingo como também a deslocação a Vila do Conde, já em Janeiro, de acordo com a lista de castigos divulgada nesta terça-feira.»

(in MaisFutebol)

A expulsão de Di Maria no jogo do Benfica frente ao Olhanense foi a melhor coisa que aconteceu ... ao Benfica.

O argentino estava deslumbrado com os 40 milhões que andavam a oferecer (????) e começou a fazer aquilo que tão bem sabe fazer, ou seja, começou a jogar mal.

Ora esta expulsão no jogo frente ao Olhanense vai retirá-lo do clássico de Domingo e não tenham dúvidas que quem ganha com isto é o Benfica, ao contrário do que os benfiquistas possam andar para aí a dizer.
Para o seu lugar vai um outro qualquer jogador, nem interessa quem, que vai "comer a relva" para mostrar que tem lugar no onze inicial de Jorge Jesus e por isso vai render muito mais do que o argentino.

Face a isto o Benfica devia dar um prémio extra ao jogador em vez de o penalizar :)

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Para mais tarde recordar.

«No domingo, seguramente, faremos o que temos de fazer»

(Jesualdo Ferreira in Record)

Primeiro começo por dizer que esta frase foi retirada das declarações que o professor deu no final do jogo com o Setúbal na zona de flash-interview.

Hoje, o primeiro dia da semana de trabalho que antecede o clássico, decidi colocá-la aqui com a indicação "para mais tarde recordar".

Espero sinceramente que no final do dia de Domingo possamos todos, portistas, recordar com agrado estas palavras de Jesualdo Ferreira. É sinal de que o FC Porto tinha feito aquilo que tem de fazer.

Digam isso baixinho ...

... senão ainda colocam os 6 milhões em choque e capazes de ter um ataque cardiaco.

«O FC Porto, a julgar pelo resultado de um inquérito realizado no site oficial do Real Madrid, é o opositor mais temido pelos adeptos merengues nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Os adeptos blancos, depois de convidados a responder à pergunta "Que rival prefere nos oitavos-de-final da Champions?", tinham sete opções e a equipa portista, com apenas 8%, foi que a menos votos reuniu.»


(in Record)

Obviamente que ao ler esta noticia muitos vão ser aqueles que vão arranjar desculpas para estas respostas dos adeptos do Real Madrid.
Todos sabemos de que quadrante vão vir essas desculpas e podemos bem viver com elas.

O FC Porto teve aqui mais uma prova de que lá fora é visto como um grande. Mas isso nós já sabiamos :)

domingo, dezembro 13, 2009

FC Porto - Setúbal, 2-0

Nova entrada em jogo do FC Porto tetra-campeão. Pressão muito alta, muita vontade de resolver cedo o jogo e foi isso que aconteceu. Aliás, depois de Benfica e Braga terem marcado passo nesta jornada, outra coisa não se esperava do campeão nacional.

Nos primeiros 25 minutos de jogo duas bolas no ferro da baliza e dois golos. Tudo está bem quando começa bem.

A partir daqui e com duas bolas de vantagem foi um FC Porto gestor que esteve em campo. Posse de bola, passes pela certa, ataques quando devia e muita tranquilidade.

Não me recordo de ter havido um remate por parte do Setúbal à baliza de Helton nos primeiros 45 minutos de jogo.

Na segunda parte foi apenas mais do mesmo. Um FC Porto em gestão, do resultado e do esforço, com um controlo de bola muito efectivo e um Setúbal muito pouco ofensivo, que nunca conseguiu incomodar Helton nunca criando uma situação de golo.

Não consigo compreender como é que Djikité conseguiu acabar o jogo sem ver o cartão amarelo, depois de bater de forma indiscriminada em tudo aquilo que mexia junto dele. Ele foi mão na cara, por duas vezes e numa delas até provocou sangue, ele foi grandes penalidades, também por duas vezes e nenhuma delas foi marcada. Nada disto fez falta perante a classe que o FC Porto demonstrou, mas fica o registo de que elas aconteceram e que nada foi feito.

A fechar não podia deixar de referir a recordação feita pelo Jesualdo Ferreira a um grande jogador do FC Porto que faleceu em campo, precisamente num jogo frente ao Setúbal num dia 13 de Dezembro. Também aqui o professor mostra que está um passo à frente. Bonita homenagem a Pavão.

«O F.C. Porto vem de uma série de jogos difíceis, com intensidades altas. Depois do jogo de Madrid e Guimarães era importante ganhar o jogo e recuperar jogadores, assim como criar rotinas. No posicionamento que o jogo tem, ganhar era fundamental. Nos primeiros 30 minutos, o Porto resolveu o jogo e depois a partida foi menos brilhante, porque a fadiga pesa. Fomos inteligentes, tivemos ocasiões para fazer o 3-0, mas acima de tudo era preciso vencer. Ganhámos no momento certo, quando o Vitória estava coeso e depois tivemos de fazer gestão. O Fucile tinha dores na coxa e fizemo-lo sair, o Sapunaru também. O importante era continuar a correr e a jogar, tentando ser sérios. Agora, o ritmo da partida baixou.»
«Queria fazer uma recordação. Faz hoje 36 anos que morreu o Pavão, com o V. Setúbal, em jogo de campeonato. Foi meu amigo, meu colega, jogámos juntos em Chaves. Este era um dia para os adeptos do Porto se lembrarem daquele que podia ter sido um dos melhores jogadores de sempre do futebol português. A 13 de Dezembro, 13ª jornada, com o V. Setúbal. Não me podia esquecer de um amigo, que foi meu colega de liceu, e que foi uma figura do F.C. Porto.»

(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

O FC Porto chega ao último jogo deste ano, frente ao Benfica, a apenas 1 ponto dos dois lideres do campeonato. Para aqueles que diziam que este era o FC Porto dos últimos anos está na altura de começar a engolir uns sapos. Temos de ser realistas e dizer que houve alturas em que não jogámos bem mas é sempre no fim que se fazem as contas e neste momento elas estão positivas.

Parafraseando o Dragão Vila Pouca do blogue Dragão até à morte: O pior FC Porto dos últimos anos está em cima do melhor benfica dos últimos 20 anos.

Mercado de Inverno

«As expectativas são boas. Gostei de receber a proposta do Sporting, porque é o clube do meu coração. Espero dar o meu máximo. Sei que o Sporting é uma equipa muito boa. Tenho assistido a vários jogos e apoio-o sempre.»

(Mexer jogador do sporting in MaisFutebol)

Sempre entendi o mercado de inverno como uma forma de colmatar lacunas que existissem nas equipas. Seria uma forma de reforçar aquele sector que estava mais debilitado ou vender aquele jogador que estava a render menos. Numa prespectiva financeira poderia usar-se o mercado de inverno como forma de vender aquele jogador que sobressaíu muito e que seria nesa altura um negócio fenomenal (o negócio teria de ser mesmo uma coisa de outro mundo).

Não consigo entender o negócio que o Sporting acabou de fazer com este jogador moçambicano. Primeiro porque vem para uma posição que não é das mais fragilizadas que o clube de alvalade tem, depois porque vem para ser emprestado (!!!). Numa altura em que os verdes de Lisboa não respiram bem (financeiramente falando) contratar um jogador que não vem ajudar em nada a equipa parece-me um negócio falhado à partida.

O jogador até se pode vir a revelar um excelente negócio, mas neste momento o Sporting precisa de soluções imediatas e não a longo prazo.

Sacanas Sem Lei



Sinopse:
Shoshanna Dreyfus (Mélanie Laurent) assiste à execução da sua família, directamente pelas mãos do Coronel nazi Hans Landa (Christoph Waltz). No entanto, ela consegue fugir para Paris e começar de novo, com uma identidade falsa e dona de um cinema.
Entretanto, na Europa, o Tenente Aldo Raine (Brad Pitt) organiza um grupo de soldados judeus, orientado para atacar alvos localizados: os Bastardos. Juntamente com uma actriz alemã e agente infiltrada, de seu nome Bridget von Hammersmark (Diane Kruger), eles planeiam derrubar o Terceiro Reich.
Os destinos convergem todos para o cinema onde Shoshanna planeia a sua própria vingança.


Um filme tipico de Tarantino, e só por isso já vale a pena ser visto.

Como é que se fazem?

«Contra nós todos jogam motivados. Não podemos confirmar nada, mas sabemos como se fazem as coisas no futebol.»

(Luis Filipe Vieira in Record)

Será que se pode dizer que estas declarações são estranhas? Serão apenas para quem não conhece o modo como o presidente do benfica trabalha. Assim que as coisas começam a ficar mais tremidas para o clube da luz lança farpas em todas as direcções para ver se acerta em alguma coisa.

Estas "verdades universais" que o presidente encarnado tanto gosta de dizer parecem sempre coisas de "quem faz as coisas pelo outro lado". Deve ser assim que se fazem as coisas no futebol :)

sábado, dezembro 12, 2009

Ordem para continuar a marcar ...


... passo.

Depois dos verdes foi a vez dos vermelhos marcarem passo. Os dois clubes de Lisboa andam aquém das exibições que a imprensa desportiva está a passar todos os dias.

No jogo de hoje frente ao Olhanense o Benfica jogou aquilo que nos tem habituado nos últimos anos, o que apenas vem comprovar que tudo não passa de uma valente manobra publicitária para vender jornais, porque jogadores deve ser dificil (nem aquele que ia sair já em Janeiro por 40 milhões).

P.S. E o maior caceteiro dos últimos tempos conseguiu acabar o jogo sem ver o cartão amarelo, nem aquela pisadela no Miguel Garcia era para tal :)

Um leão a ... miar

«As coisas não são fáceis, não se fazem de um dia para o outro.»

(Carlos Carvalhal treinador do Sporting)

Carvalhal até tem uma certa razão. Tal como diz o ditado "o fácil está feito, o dificil faz-se já". Acontece é que Carvalhal está desde o inicio a prazo e que estes resultados não o ajudam em nada a conseguir uma renegociação do contrato que o liga ao clube de alvalade. Ainda por cima está a mandar embora jogadores do plantel, a não utilizar outros, e isto tudo num plantel que atravessa sérios problemas.

A continuar assim a reabilitação do leão é missão impossível e como se sabe "impossíveis não se fazem".

O seguro morreu de velho

Jesualdo Ferreira apresentou uma convocatória para o jogo de amanhã frente ao Setúbal com algumas surpresas. Bem, algumas não será o termo mais correcto, apresentou essencialmente uma surpresa, a não convocação de Álvaro Pereira para o jogo, porque as outras foram mais por lesão.

Na imprensa desportiva já se fala que o professor anda a pensar no jogo frente ao Benfica e que a não chamada do lateral, até aqui totalista, é uma forma de o proteger do quinto cartão amarelo.

Se realmente for essa o único motivo pelo qual Jesualdo não chamou o uruguaio para o jogo é um motivo tão válido como outro qualquer, até porque como as coisas estão mais vale prevenir do que remediar-

É que com esta subida de forma da equipa azul e branca uma arbitragem habilidosa poderia colocar o lateral de fora do jogo.

Sabemos que por exemplo o David Luiz, que também está em risco de falhar o encontro frente ao FC Porto, não vai ter prolemas porque faz penaltis que não são assinalados e não leva os cartões que deveria. O defesa benfiquista já por duas vezes, em dois jogos diferentes, deveria ter sido expulso mas continuou sempre em campo e hoje, frente ao Olhanense, vai ser apenas mais do mesmo.

Jesualdo está apenas a ser cauteloso. É que parecendo que não "o seguro morreu de velho".

Lista de convocados:

Guarda-redes. Helton e Beto;
Defesas: Fucile, Bruno Alves, Rolando, Nuno André Coelho, Sapunaru e Miguel Lopes;
Médios: Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Fernando e Mariano;
Avançados: Falcao, Rodriguez, Hulk, Varela e Farias.

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Revelada mais uma justiça

«O Tribunal da Relação do Porto rejeitou os três recursos do Ministério Público e confirmou a absolvição de Pinto da Costa, e restantes arguidos, no caso do envelope, um dos processos conexos com o Apito Dourado.»

(in Record)

Mais um sapo que o Luis Filipe Vieira tem de engolir. Neste momento está-me a vir à memória o Patacónio, adversário do tio Patinhas na banda desenhada, quando tinha de comer o chapéu sempre que perdia um duelo. Aconselho por isso ao LFV um pouco de condimento quando tiver de engolir mais este sapo.

Tal como na banda desenhada, o Patacónio do clube da luz, tenta sempre ganhar os duelos ao Pinto da Costa e no fim acaba sempre por ter de engolir o chapéu.

«Do ponto de vista criminal ficam encerradas as acusações contra o presidente do FC Porto, enquanto prosseguem nos tribunais administrativos os recursos contra as decisões da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, que castigaram Pinto da Costa e o FC Porto.»

Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira fez a habitual antevisão ao encontro frente ao V. Setúbal.

Numa altura em que a equipa está em nitida subida de rendimento e com a aproximação do clássico frente ao benfica, houve a tendência, por parte dos jornalistas, de antecipar este jogo esquecendo o encontro frente ao setúbal.

O jogo

«Nunca antecipámos nenhum jogo, fosse ele da Liga, da Taça ou da Champions. Por isso a nossa preocupação agora chama-se V. Setúbal. A nossa atitude e comportamento sempre foram assim. Nunca houve, nem nunca vai haver, nenhuma projecção de um jogo posterior ao jogo que temos a seguir»
«O objectivo é V. Setúbal. Desde que acabou o jogo de Madrid, concentramo-nos em recuperar os jogadores e treinar com intensidade a pensar no V. Setúbal. É um jogo mais difícil de preparar do que outros porque tivemos menos dias para o fazer.»

O adversário
«O V. Setúbal, pela classificação que ocupa neste momento, ainda é mais difícil do que seria uma equipa com uma classificação melhor. É um clube histórico do futebol português, que não está a passar um bom momento»
«Vai jogar com as armas que tem. Não sei qual é o modelo que vai utilizar, mas sei que tem um treinador experiente, com grandes qualidades humanas e técnicas, que fez um excelente trabalho em Leiria. Por tudo o que o jogo envolve o V. Setúbal será uma equipa reforçada nas capacidades físicas, mentais e tácticas.»
«É um adversário com grandes tradições no futebol português e que nos obriga a ser uma equipa séria e competitiva. Temos de ser o Porto: o Porto na sua intensidade, o Porto na sua exigência, o Porto na sua seriedade competitiva.»

A equipa que vai jogar
«Vocês é que entenderam mal. Perceberam Varela e era Valer. Mas posso garantir que no domingo vai jogar Varela»
«O Valeri fica de fora. Está com gripe, está doente e não está em condições de jogar. É pena porque já não é a primeira vez que ele interrompe o percurso normal de treino e sai prejudicado por isso»

O mercado de inverno
«Agora na altura das festas vai toda a gente ao mercado, de certeza. O F.C. Porto tem uma estrutura muito grande e essa pergunta não tem uma resposta objectiva.»
«Estes jogadores foram escolhidos pela equipa técnica e pela administração. Visam projectar o futuro próximo, de seis meses, mas projecta também o futuro à distância de um ano ou dois anos.»
«É bom recordar o caso de Fernando, por exemplo. Há outros que estão no mesmo nível. O mais importante para nós é fazer um diagnóstico seguro e certo do rendimento dos jogadores.»
«Em Janeiro vamos ter oito jogos, sendo que entre o dia 2 de Janeiro e o 3 de Fevereiro vamos fazer nove jogos. Tenho de pensar nisso e projectar essa realidade para quando chegar estarmos preparados para ela»

A evolução da equipa
«À medida que o F.C. Porto foi ganhando mais jogadores, e aqui digo jogadores com capacidade de entrar e render, vai ganhando mais soluções e a competitividade aumenta. É isso que é necessário acontecer. Nem todos podem jogar ao mesmo tempo, mas é necessário todos estarem preparados para o fazer.»

As declarações de Platini
«Ele deve ter sabido entretanto que o Apito Dourado acabou. Às vezes antecipamo-nos e morremos pela boca ao dizer coisas que não sabemos e das quais não temos conhecimento. Até personalidades como o Platini se enganam.»

Hulk e as declarações da imprensa espanhola
«O Hulk fez um jogo muito melhor em Madrid em Fevereiro do que fez agora. A diferença é que agora marcou um golo. Os golos e os resultados finais influenciam decisivamente as avaliações que são feitas. O Hulk fez jogadas fantásticas, marcou um golo e as pessoas ficaram enamoradas.»
«Essa não é a avaliação que eu faço, nem o que foi dito corresponde à milha avaliação. Já saí bem mais zangado de jogos em que ganhámos do que outros em que empatámos.»

E Bruno Alves?
«Agora lembraram-se que Bruno Alves é quem mais salta na Europa...»
«O que interessa para mim é eficácia. Em oito jogadas dentro de uma partida um jogador tem a bola em média dez segundos nos pés. Se faz três passes errados fica marcado pelas pessoas. Mas a avaliação que eu tenho que fazer é mais ampla do que isso. As vossas avaliações não são iguais às que eu faço.»
«Um jogador por jogo tem em média um minuto e meio a bola nos pés. Então e o que fazem durante os outros 88 minutos e meio que estão dentro do campo? Tem tarefas a cumprir. Tarefas ofensivas, defensivas, de pressing, enfim. Por isso as avaliações dos treinadores têm de ser feitas partir de um quadro diferente.»
«Agora em Espanha lembraram-se que é o jogador que mais salta na Europa. Foi avaliado por um salto que fez no ataque. Mas é um defesa e é na defesa que tem de acertar. Aqueles saltos já eu vi fazer não sei quantas vezes.»

(in MaisFutebol)

O jogo é no domingo, às 20h15 e tem transmissão na SportTv.

Frases excelentes :)

«Estamos numa posição muito difícil. Lideramos o campeonato, com 4 pontos de vantagem sobre o 2.º classificado, e continuamos na Taça de Itália e na Liga dos Campeões. De facto, estamos a viver uma situação dramática»

(José Mourinho in Record)

Mourinho igual a si próprio :)

quinta-feira, dezembro 10, 2009

No top ...

«O FC Porto é o 5.º classificado no ranking europeu das equipas com melhor coeficiente na época em curso. A Liga dos Campeões rende mais do que a Liga Europa, pelo que Benfica e Sporting só surgem, empatados, no 29.º lugar. À frente dos dragões só estão Bordéus, Chelsea, Manchester United e Real Madrid.»

(in Record)

Sem querer impolar muito esta notícia, até porque a mesma por se tratar do FC Porto não vai honras de muita importância, digo que enquanto uns se pavoneiam por ser a melhor equipa do mês pelo instituto de estatistica outros vão estando entre os melhores da europa, sem falsos moralismos e sem ficar diminuido por não ser, efectivamente, a melhor da europa.

A azia hoje vai dar mesmo que falar :))

«F.C. Porto não é batoteiro»

«Agora sabemos que o FC Porto não é batoteiro. O caso ficou encerrado com os novos regulamentos da UEFA. Tudo o que sucedeu até 2007 está encerrado e não prosseguimos as investigações»
«Parámos as investigações e não sabemos mais. O caso foi encerrado. Temos regulamentos agora que combatem os batoteiros. Agora tenho a certeza que não é batoteiro»

(Platini in MaisFutebol)

Mas alguém devia dizer a este senhor que quando condenou sem provas não foi isso que disse, aliás queria fazer do FC Porto um exemplo.
Deviam também dizer a este senhor e a outros que o FC Porto nunca foi condenado na justiça, muito pelo contrário, foi absolvido de todas queixas que existiam.

A única condenação que o FC Porto teve foi no CD da Liga, numa reunião efectuado à rebelia, sem o seu presidente, com uma decisão, de certeza, encomendada por outros.

Uma coisa eu tenho a certeza. Estas declarações de Platini vão de certeza provocar azia a muita gente.

Dias ...


quarta-feira, dezembro 09, 2009

Roleta Russa vs Roleta Africana

O ministro dos estrangeiros de uma república africana visita a Rússia numa viagem oficial.
Depois de uma semana de visita o seu homólogo russo disse-lhe:
- Espero que tenha desfrutado a estadia no nosso país, mas antes de terminar é costume que pratique o nosso jogo nacional.

- E qual é esse jogo? - pergunta o africano.

- Bem, é a roleta russa, claro.

- A roleta russa? Não conheço.

- É muito simples. O senhor apenas tem de apontar este revólver à sua cabeça e apertar o gatilho. No revólver há somente uma bala. Tem cinco possibilidades entre seis de sobreviver.

- E qual é a graça, ministro? - pergunta o africano.

- A adrenalina homem, a adrenalina!!!

O ministro africano engole em seco, mas pensa para si: sou herdeiro de uma tribo de valentes guerreiros e enfrentarei esta prova.

O homem aperta o gatilho e... clic! Não se disparou nenhuma bala. Então, respira fundo e diz ao russo:
- Recordo-lhe que dentro de três meses terá que me retribuir a visita.

Três meses depois, o ministro russo passa uma semana na pequena república africana e, no último dia, o seu homólogo disse-lhe:
- Espero que tenha apreciado a estadia no nosso país, mas antes de terminar a visita é costume que pratique o nosso jogo nacional.

-E qual é esse jogo?

- É a roleta africana, claro.

- A roleta africana? Não conheço... Em que consiste?

Conduzem-nos a um aposento onde estão seis mulheres esculturais completamente nuas. O africano diz ao russo:
- A que você escolher, far-lhe-á sexo oral.

- Genial! Isto é magnífico mas... onde está a adrenalina? - pergunta o ministro russo.

O africano sorri e responde:
- Uma delas é canibal!!!!!!..................

Road Trip Beer Pong



Sinopse:
Três colegas de quarto vão na viagem das suas vidas quando largam tudo para participar na mais sexy das competições desportivas, o "National Beer Pong Tournament". No caminho eles vão encontrar as mais incriveis atracções,tais como, o esquadrão de strip da avô-mãe-filha, as adoráveis virgens da puridade até ao casamente e muito mais. Com todos estes desvios será que chegam a tempo da competição e ganhar o título?

Uma divertida comédia que vale a pena ver.

terça-feira, dezembro 08, 2009

Atlético Madrid - FC Porto, 0-3

Se dúvidas houvessem de que esta equipa está em nitido crescimento, então as mesmas estão disipadas.

O FC Porto mostrou hoje, frente ao Atlético de Madrid, que é uma grande equipa, e como grande equipa que é efectuou um excelente jogo e com isso conseguiu uma espectacular vitória.

Os dois golos marcados nos primeiros 15 minutos ajudaram a que o resto do encontro fosse jogado ainda mais descontraído e com isso o rendimento dos jogadores aumentou.

Esta foi uma importante vitória para consolidar a equipa e, agora que a competição europeia tem a sua paragem, aumentar ainda mais a confiança dos jogadores para os importantes confrontos que se seguem na competição interna.

«A equipa entrou bem. Com atitude e confiança. Mostrámos mais capacidade nas transições. Na primeira parte defendemos atrás, mas na segunda fizemos sempre pressão alta. Falhámos alguns golos, é certo, mas o Atletico tem muitos bons jogadores e sentimos dificuldades em alguns momentos da primeira parte. Dos 32 jogos que já fiz na Liga dos Campeões, este foi o melhor.»
«Este Porto está a subir. Temos capacidade de fazer coisas boas no presente e no futuro. A equipa precisa de apoio. Era preciso perceber as razões que impediram a equipa de render mais em algumas situações.»

(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

Furia Divina


«"Olhe, quando passa ao pé de hospitais, por exemplo. Os hospitais estão cheios de equipamento radiactivo. Sempre que um contador geiger é apontado para algum hospital, a agulha mexe-se. Mas isso é normal e tem de ser descontado."
Tomás começou a sentir o coração bater mais e mais depressa. Os olhos arregalaram-se-lhe de terror e teve tanto medo da pergunta seguinte que esteve quase para não a fazer.
Mas fez.
"E... as ambulâncias?"
"É a mesma coisa."
Tomás olhou para Ted e para Rebecca, e os três caíram em si. As cabeças convergiram para a ambulância estacionada na base do edifício Chysler e os rostos imobilizaram-se por um longo segundo, interpretando o que viam de um modo totalmente novo, o pavor tombando sobre eles como uma sombra.
A ambulância era a bomba atómica.»

A mais recente obra de José Rodrigues dos Santos está com a qualidade que ele já nos habituou, sendo que, e talvez devido ao cariz sensivel do assunto, as referências à história do islão pecam por excesso. Podia ter criado o romance com menos referências. Fica a faltar em algumas partes do livro a acção, o entusiasmo sobre o que se vai passar.

De qualquer modo não deixa de ser uma bela leitura.

Digno do Livro dos Recordes



Este vai ser sombra de dúvida o golo da jornada e o melhor golo da época 2009-2010. Não é necessário ver os golos que já foram marcados nem tão pouco esperar por ver os que ainda se hão-de marcar, não vai haver outro como este.

É digno de entrar no livro dos recordes do guiness como o golo que mais erros teve.

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Fala Jesualdo ...

Com o FC Porto já em Madrid, onde vai defrontar o Atlético, amanhã, para a última jornada desta fase de grupos da liga dos campeões, Jesualdo Ferreira fez a antevisão ao encontro, falando sem rodeios da equipa que vai colocar a jogar, do ascendente que a equipa está a ter e da importância que o jogo vai ter tendo em conta que o FC Porto já está apurado para os oitavos de final.

A equipa para o jogo
«Estou a pensar que talvez o ponha a jogar (Fucile), vou ver. É o Maicon que vai jogar. O Hulk. Vai jogar o Helton. Vai jogar o Fernando. Vai jogar o Varela»

O ascendente da equipa
«Nem eu considero que o jogo de Guimarães tenha sido tão bom pelo facto de termos goleado, como outros jogos em que não obtivemos resultados tenham sido maus. O F.C. Porto está numa fase de equilíbrio, claramente de subida»

Sobre Quique Flores
«Vou ter muito prazer em cumprimentá-lo amanhã, treinou um clube rival mas teve sempre um posicionamento e uma simpatia assinalável, na forma como enfrentou as dificuldades que encontrou no seu trajecto.»

O que esperar amanhã?
«O que espero e estou seguro que vai acontecer é um Porto muito mais equilibrado e mais personalizado do que em jogos anteriores. Espero isso. É essa a mensagem que passámos aos jogadores. Temos mais três jogos até ao fim deste período e queremos fazê-los com qualidade e sobretudo com resultados»

O jogo com o apuramento já conseguido
«Pode ser o pronuncio de um bom jogo, de um jogo dividido, de um jogo de alegria, sem muitos nervos mas que sobretudo apela à qualidade e bom ambiente. Mas todas estas razões não nos afastam do rumo de seriedade e exigência e de presença numa liga dos campeões onde o Porto tem prestigio a defender. Temos uma equipa formada para o jogo de amanhã. O Porto, sempre que entra a jogar, seja em que competição for, tem sempre a melhor equipa em campo. Nesta perspectiva, o Porto vai apresentar uma equipa que será ideal para discutir o jogo com o Atlético de Madrid e ganhá-lo.»

(in MaisFutebol)

Esta pode ser mais uma boa oportunidade para a equipa ganhar entrosamento e para consolidar ainda mais o ascendente que está a ter. É a altura ideal para o FC Porto tetra-campeão aparecer porque o Benfica está ao virar da esquina.

O jogo é às 19h45 e tem transmissão na RTP1.

Isso é uma novidade!

«Cristiano Ronaldo é um chulo! Picou-se com Juanma Ortiz porque perdeu a bola. Deu-lhe um pontapé que era para vermelho e não amarelo. Isso é uma agressão! Se fosse ao contrário, o meu jogador seria detido, certamente. Esse jogador não vai ser rentável para o Real Madrid. Está sempre lesionado, castigado ou a pensar mais na sua selecção que no seu clube»

(Ricardo Martínez, vice-presidente do Almería in MaisFutebol)

Ora aqui está uma declaração que nunca pensei vir a ouvir. De entre todas as coisas que o vice do Almeria acusou o Cristiano Ronaldo talvez a que menos veracidade tem é o facto de estar sempre a pensar na selecção em detrimento do clube onde joga, seja ele qual for.

Cuidado com eles ...

O Benfica ganhou ontem à Académica por uns expressivos 4-0 e como costume os telejornais e os jornais que compactuam com os clubes de Lisboa voltaram a ter honras de abertura futebolisticas.

Sob os titulos de "Voltam a chover golos", "A brigada pesada do general Cardozo", e "Paixão pelo golo" o Benfica voltou a estar nas bocas do pais como sendo a grande equipa que todos (!!!!) esperam que seja.

Curioso é o facto do árbitro do encontro ter sido classificado, no Record, como se tivesse feito um excelente exibição, tendo apenas (????) falhado na marcação da grande penalidade aos 11 minutos a favor da Académica, sendo que mais à frente no jornal, é indicado que o árbitro não marcou outra grande penalidade, também a favor da Académica.

Ambos os lances foram protagonizados pelo mesmo jogador, David Luiz, aquele que deveria ter sido expulso no último jogo dos encarnados, mas que ficou em campo, para puder fazer estas duas faltas sem punição e sair, mais uma vez, impune do jogo.

Não vou estar aqui a divagar sofre o que poderia ou não ter acontecido se as respectivas grandes penalidades tivessem sido marcadas, uma aos 11 minutos com o resultado em 1-0, e outra aos 60 minutos com o resultado em 3-0 e com a expulsão do jogador encarnado que apenas (????) levou o cartão amarelo aos 88 minutos.

O que é certo é que com o FC Porto a subir de rendimento e com o jogo entre o Benfica e o FC Porto a epenas duas semanas de distância era necessário manter a distância pontual.
Já me estou a lembrar da última vez que o Benfica foi campeão, em titulo, e em livres à entrada da área e grandes penalidades.

É preciso ter imenso cuidado com o que se vai passar daqui para a frente.

domingo, dezembro 06, 2009

Playboy ou Playgirl!!!!!


OMG ... mas afinal de contas o que vem a ser isto?

Pela primeira vez em 52 anos (!!!!) de existência a revista playboy vai ter na capa ... um homem. E esta extraordinária proeza vai ser conseguida pela revista editada em Portugal. Nestas coisas gostamos de estar à frente do mundo, gostamos de ser diferentes.

Não tenha nada contra o Ricardo Araújo Pereira, antes pelo contrário, até gosto muito de o ver fazer comédia, mas como capa da palyboy (???) não me dá gosto nenhum ver o homem.

A revista editada em Portugal já andava nas bocas do mundo pelos piores motivos, porque se andava a dizer que não pagava os ordenados aos seus trabalhadores, e a fazer edições como estas, de certeza que não vão ter muito sucesso. Se o objectico era ser diferente ... conseguiram-no, mas se o objectivo é aumentar as vendas ... tenha as minhas dúvidas que o consigam.

Como será que o gato fedorento se vai apresentar na página central? Com um gatinho ao colo e um gorro tipo pai natal? Apenas com o casaquinho dos anúncios do Meo? Ou será que na tentativa de ser diferente a edição portuguesa da playboy vai surpreender-nos com uma produção totalmente inovadora e não apresenta mulheres nesta edição de natal?

Dia de circo


Hoje foi dia de ir ao circo, acontecimento que vem sendo já hábito desde há 3 anos a esta parte.

Não sei se é por estar a ficar mais velho e por consequência mais resingão, mas o certo é que a magia do circo está a desvanecer-se. As habilidades praticadas estão tal e qual como estavam há muitos anos atrás e se nessa altura pareciam muito arriscadas agora são apenas banais.

Ainda aquilo que nos vai dando algumas alegrias são os palhaços, mas aí as piadas são muitas delas de cariz politico, com referência aos politicos da nossa praça, o que ainda nos provaca a nós, adultos, umas gargalhadas, mas às crianças apenas provocam risadas por simpatia.

Tenho de dar muito crédito aos artistas, porque são uns fazem tudo, numa altura em que a sociedade é cada vez mais especifica. Ali naquele meio único, todos fazem um pouco de tudo, o domador é também palhaço e a malabarista é quem vende as pipocas.

Uma certeza eu tenho. Numa altura em que as crianças estão cada vez mais depressa ligadas às novas técnologias com os seus filmes a 3D, se este espectáculo não tiver uma mudança, está condenado a ser apenas uma memória.

sábado, dezembro 05, 2009

Artur e os Minimeus



Sinopse:
ARTUR, como todas as crianças da sua idade, vive fascinado com os contos fantásticos que a sua avó lhe conta. Os seus sonhos estão povoados de ìncríveis histórias e invenções relatadas por um antigo livro mágico que pertenceu ao seu avó.
E se estas fábulas forem verdadeiras e existir um tesouro escondido no jardim? E se os Minimeus, adoráveis e minúsculas criaturas descritas pelo avô, desaparecido misteriosamente há quatro anos atrás, realmente existirem?
Quando uma empresa construtora ameaça retirar a casa da família à sua avó, Artur decide entrar em acção e seguir as pistas deixadas pelo seu avô para encontrar o tesouro escondido no fantástico micro-mundo dos Minimeus.


Prestes a estrear no cinema a segundo filme desta saga de Artur, não podia deixar de mostrar à minha princesa, e também a mim :), a primeira história de Artur.

Guimarães - FC Porto, 1-4

Primeira parte excelente do FC Porto.

Arrisco a dizer que talvez tenha sido uma das melhores primeiras partes que o FC Porto fez esta época. O único erro a apontar foi mesmo a perda de bola de Belluschi, que origina a falta de Fernando, diga-se que necessária, e que posteriormente dá o golo do Guimarães.

Muito importante neste excelente desempenho foi a capacidade da equipa de ter a bola logo a seguir a marcar, especialmente no primeiro golo. Noutros jogos os momentos a seguir ao golo marcado tinham-se revelado autênticas dores de cabeça, com a equipa a mostrar uma inépcia gritante.

Na segunda parte e face ao golo marcado o Guimarães entra melhor no jogo e o FC Porto acusa o golo sofrido somando vários erros defensivos.

Foi na pior fase do FC Porto que veio o golo que "matou" o jogo e que permitiu que a equipa voltasse à tranquilidade da primeira parte.

Depois já com o FC Porto em gestão do resultado e fazendo o controlo da bola numa zona afastada da sua área veio o golo do descanso.

É mais uma vez notório que a equipa está a subir de rendimento, mas ainda não consegue ter durante os 90 minutos uma prestação estável. A oscilação hoje foi menor mas mesmo assim existiu, talvez por culpa do golo sofrido e de logo a seguir ter vindo o intervalo.

«O jogo não foi brilhante, mas o F.C. Porto ganhou bem, frente a um adversário difícil, que estava moralizado. Estes três pontos trazem muita confiança para o futuro. O F.C. Porto teve um período bom de ascensão, depois um período mau. Neste momento, com mais jogadores disponíveis, vemos um F.C. Porto mais forte. A partir do 1-3, o jogo acabou. Neste momento, há jogadores que estão em ascensão, outros que têm mais conhecimento dos processos de jogo do F.C. Porto. Nesse sentido, estou optimista e confiante. Vamos ter agora uma interrupção, curta, depois vamos ter um mês de Janeiro terrível.»

(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Grupo G

Está definido o grupo que Portugal vai integrar no mundial de África do Sul.

Sorte, azar, são palavras que neste momento não fazem sentido referir. No fim logo se fazem contas. Se a nossa selecção estiver ao seu melhor nível pode conseguir o apuramento para os oitavos de final.

Grupo G
1ª Jornada - 15 Junho
Brasil - Coreia do Norte
Costa do Marfim Portugal

2ª Jornada - 20/21 Junho
Brasil - Costa do Marfim
Portugal - Coreia do Norte

3ª Jornada - 25 Junho
Coreia do Norte - Costa do Marfim
Portugal - Brasil

É certo que é, de todos, o grupo mais equilibrado, mas o apuramento pode ser conseguido. Uma entrada forte, no jogo frente à Costa do Marfim, é importante. Aquilo que se deve evitar é necessitar de uma vitória no último jogo.

Depois de lavar as mãos ainda teve de as sujar.

«O jogo relativo à quarta eliminatória da Taça de Portugal Millennium, entre a UD Oliveirense e o FC Porto, vai ter lugar no próximo dia 2 de Janeiro (sábado), no Estádio Municipal de Águeda, pelas 20h00.

Na base desta decisão esteve, também, o facto de a lotação do Estádio Municipal de Águeda permitir que um maior número de espectadores possa assistir ao jogo e que os adeptos que adquiriram ingressos para o encontro inicialmente marcado para 21 de Novembro possam trocar o seu bilhete por um novo, com acesso à partida do dia 2 de Janeiro.

A Federação Portuguesa de Futebol congratula-se com o entendimento a que chegaram todas as partes envolvidas, estando certa que o jogo constituirá mais um momento de festa do futebol português.»

(comunicado da FPF in MaisFutebol)

Afinal foi um lavar de mãos temporário. Nem a alusão ao facto de para a competição em causa não serem necessárias cadeiras (???) teve importância.

A alteração efectuada agora vem finalmente dignificar a competição e peca apenas por ser tardia. Tivesse a FPF tomado uma decisão atempadamente e nada disto tinha acontecido e inclusivé o jogo já estaria disputado. Mas, como em quase tudo neste nosso país, as decisões/atitudes só são tomadas depois do leite derramado.

A estrela que mais brilha


«Uma «sul-africana orgulhosa». É assim que Charlize Theron se descreve, por causa do Mundial de futebol que a África do Sul, o seu país, vai organizar. A actriz vai participar no sorteio da competição.»

(in MaisFutebol)

Esta vai ser, sem sombra de dúvida, a estrela que mais vai brilhar no sorteio que vai definir os grupos que vão iniciar o Mundial 2010.

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Fala Jesualdo ...

Depois do reencontro com as vitórias, no jogo frente ao Rio Ave, e da equipa estar a dar mostras da reabilitação com o futebol de qualidade, o próximo adversário é o Guimarães.

Jesualdo Ferreira fez, ontem, a habitual antevisão do encontro.

O jogo
«O jogo vai ter um grau de competitividade maior do que frente ao Rio Ave e num terreno mais difícil porque a chuva toca os relvados todos. É um jogo num momento importante e que nos obriga a ser melhores. Vamos ter de ser uma equipa mais agressiva, mais potente e sobretudo mais assertiva.»

O Guimarães
«O V. Guimarães não tem hipótese nenhuma de ser uma equipa defensiva. O público de Guimarães não deixa. Vai ser um jogo em divisão permanente, no qual as transições são fundamentais.»

A "táctica"
«É importante sermos agressivos, pressionantes e rápidos nas transições. É importante também ter uma eficácia boa na finalização. Conseguimo-lo nos dois últimos anos e estou seguro que o vamos conseguir de novo. F.C. Porto está melhor, mas tem de estar ainda melhor em Guimarães.»

A evolução da equipa
«Não sou capaz de emocionalmente passar uma ideia que verdadeiramente não a sinta. Nesta altura os jogadores do F.C. Porto já se conhecem melhor, já falam uma linguagem mais comum e aquilo que produzem em campo já é muito do que trabalham durante a semana.»
«Nós na vida temos de ser de vez em quando actores. Há actores com sentimento e actores sem sentimento. Eu sou um actor com sentimento.»
«O grupo moraliza-se e acredita mais no que produz. Há um conjunto de factores que se reúnem para o sucesso e não tenho dúvidas nenhumas que o vamos ter.»

A renovação do capitão
«O Bruno Alves tem o seu processo em andamento há muito tempo. Nesta altura acho que só falta formalizar a renovação.»
«Sempre disse que é complicado ver sair os melhores jogadores. Já saíram muitos, nem por isso deixamos de existir ou deixamos de nos apurar para os oitavos da Champions. Ter o Bruno Alves connosco é bom. É um jogador que se formou no Porto, que cresceu no Porto, que se afirmou no Porto, no país e no Mundo.»

Que equipa para amanhã?
«A evolução da equipa vai ditar leis. Quando acontecem momentos em que os jogadores não estão lá, o próprio jogo atropela-os. Com os jogadores disponíveis e com os jogos que temos em Janeiro e Fevereiro, ninguém pode andar distraído.»

O núcleo da equipa
«Nenhuma equipa para jogar bem pode deixar de ter rotinas e sistematizações colectivas. Isso consegue-se a treinar e a jogar. Nenhuma grande equipa do Mundo deixa de ter um núcleo duro de seis ou sete jogadores. Isso é que permite que não se perca rendimento.»

Critérios que influênciam as mudanças
«O primeiro critério é equipa, o segundo é alternativas à equipa, o terceiro é premiar, o quarto critério é punir.»

(in MaisFutebol)

O jogo é amanhã, dia 04 de Dezembro, às 20h15 e vai ter transmissão na SportTv.

Bronca à portuguesa

«O jogo entre Oliveirense e F.C. Porto, relativo à IV eliminatória da Taça de Portugal, fica marcado para 6 de Janeiro de 2010.
A Oliveirense confirmou a data do encontro no seu «site» oficial: «Informa-se todos os sócios e adeptos da União Desportiva Oliveirense que o jogo relativo à 4ª eliminatória da Taça de Portugal se irá realizar no dia 6 de Janeiro de 2010 (4ª Feira) pelas 14.30.»»

(in MaisFutebol)

Lembram-se deste jogo? Lembram-se do lavar das mãos da FPF em relação ao estado do relvado e sobre o retirar das cadeiras? Lembram-se do devolver dos bilhetes do FC Porto por falta de condições do estádio?

Se se lembram de tudo isto espantem-se agora pelo facto da FPF anunciar que vai enviar uma comissão no dia 31-Dezembro para avaliar as condições do relvado do estádio Carlos Osório e da obrigatoriedade de se colocar as cadeiras no estádio.

Depois daquele comunicado estapafurdio ao estilo de Pôncio Pilatos a FPF vem agora dar o dito pelo não dito e tomar mesmo medidas para controlar aquilo que parecia já não ter controlo. É uma decisão tipicamente portuguesa.

A bronca que isto tudo vai dar também é tipicamente portuguesa. Isto porque a UD Oliveirense vendeu mais bilhetes do que os lugares que tinha, porque na altura não havia as cadeiras e cabiam mais pessoas.

No meio disto tudo, o FC Porto que tinha sido acusado, injustamente, de "vedetismo" e de não querer jogar num arrozal, acaba por ser o único que tinha razão nas medidas que tomou. Que feliz eu fico de ser adepto dum clube que anda à frente do seu tempo. LOL

quarta-feira, dezembro 02, 2009

Façam as vossas apostas

Foi hoje comunicada a formação dos potes para o sorteio da fase de grupos do mundial 2010. Portugal, como seria de esperar não é cabeça de série, porque o principal, e único, factor a ter em conta para a formação destes potes foi a classificação do ranking da Fifa em Outubro.

Este cantinho lança daqui um desafio para os seus leitores, para os seus dois leitores lol, que consiste na construção do grupo em que Portugal se vai inserir.
Cada um terá de escolher uma equipa de cada pote e tentar assim a sua sorte.
Quem acertar na constituição do grupo de Portugal ganha.
Qual é o prémio perguntam vocês. Nada mais nada menos do que a sensacional possibilidade de ganhar este desafio LOL.

São estes os potes para o sorteio.

Pote 1
África do Sul
Brasil
Espanha
Holanda
Itália
Alemanha
Argentina
Inglaterra

Pote 2
Austrália
Japão
Coreia Norte
Coreia Sul
Honduras
México
EUA
Nova Zelândia

Pote 3
Argélia
Camarões
Costa do Marfim
Gana
Nigéria
Chile
Paraguai
Uruguai

Pote 4
Dinamarca
França
Grécia
Portugal
Sérvia
Eslováquia
Eslovénia

Para abrir as hostilidades do desafio faço eu já a minha participação.

Grupo D
Holanda
México
Costa do Marfim
Portugal

Participem ... não custa nada.

De luva branca ...

«A Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do F.C. Porto registou lucros de 23,5 milhões de euros no primeiro trimestre da época 2009/10, segundo anunciou a empresa.

O resultado mais que triplicou face ao período homólogo do ano passado, quando a SAD portista tinha ganho 6,8 milhões de euros. As transferências do último defeso já foram contabilizadas.

O F.C. Porto revela ainda uma redução do passivo de 4,4 milhões de euros, com destaque para a redução dos empréstimos bancários em 15,8 milhões de euros desde 30 de Junho. O activo, por seu lado, cresceu 19,1 milhões para 202,7 milhões de euros, graças aos investimentos efectuados em novos jogadores.»


(in MaisFutebol)

Mais uma bofetada de luva branca que os gestores do FC Porto, encabeçados por Pinto da Costa, dão a todas as outras sociedades desportivas.

Enquanto uns se individam para conseguir alguns resultados desportivos, outros ... fazem isto.

terça-feira, dezembro 01, 2009

Bola de Ouro

»Messi conquistou a Bola de Ouro 2009, sucedendo a Cristiano Ronaldo. Nunca na história do prémio da France Football, o vencedor ganhou com 240 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, no caso o internacional português.
Depois de já ter sido terceiro em 2007 e segundo em 2008, Messi acabou por vencer em 2009 com a maior diferença de votos da história da «Bola de Ouro»
Quase unanimemente, os 96 membros votaram na estrela argentina, que arrecadou 473 votos em 480 possíveis.»

(in MaisFutebol)

Arrisco a dizer que foi sem surpresas que a Bola de Ouro foi atribuida a Messi. Já em relação à diferença de pontuação não posso dizer o mesmo, essa foi mesmo a roçar o "banho de bola".

Não é surpresa para niguém que prefiro ver jogar o Messi ao Ronaldo, e que prefiro mil vezes ouvir o timido Messi a agradecer aos colegas e ao treinador do que o arrogante Ronaldo. Não se trata aqui de defender o que é nacional porque nestas coisas a nacionalidade das pessoas conta muito pouco. É apenas uma questão de gosto pessoal.

Vou acabar o post como começei. Arrisco a dizer que o prémio de melhor jogador do mundo está também entregue.



P.S. Pode ser que "perdendo" o melhor jogador do mundo a nossa selecção nacional possa ganhar um jogador mais modesto, mais humilde e mais colectivo para o mundial de 2010.

42º Mergulho - Recifes artificiais

Terça-feira, 01 de Dezembro de 2009
Recifes Artificiais (blocos grandes), 25,5 metros, 37 minutos




(âncora tipo gata que estava um pouco afastada dos blocos)

(a exploração da âncora)