terça-feira, setembro 29, 2009

Porto ganha mas não convence

Apesar da vitória contra o Sporting em casa, Pedro Lopes comenta a fraca exibição da sua equipa, que o deixa preocupado em relação ao jogo com o Atlético de Madrid.


Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira fez hoje, em conferência de imprensa, a habitual antevisão ao encontro frente ao Atlético de Madrid, a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

O momento do jogo
«Não vou falar sobre o jogo com o Sporting, mas, obviamente, a vitória dá-nos um grande suporte de confiança e este é um bom momento para defrontar o At. Madrid»

O Atlético de Madrid
«É perigoso considerar o At. Madrid uma equipa frágil. Não podemos analisar o adversário só pela defesa ou pelo ataque. Mas mais do que explorar eventuais fragilidades do adversário, temos de acreditar nas nossas capacidades»
«O Atlético é uma equipa histórica. Participa na Liga dos Campeões por mérito próprio e compete no melhor campeonato do mundo. Pode ter demonstrado alguma debilidade, mas isso tem também a ver com a qualidade dos adversários.»
«Os adeptos do F.C. Porto devem saber que o Atl. Madrid é uma grande equipa, de um grande campeonato, e não uma equipa acessível. Este clube tem o privilégio de estar todos os anos na Liga dos Campeões e espero que a massa associativa aproveite isso.»

A fase de grupos da Champions
«Temos começado e acabado esta fase com jogos em casa, mas foi pelos resultados obtidos fora que conseguimos seguir sempre em frente»
«Esta é uma partida de grande importância, embora não seja determinante nem definitiva. Na teoria, e também na prática, o Chelsea e o Atl. Madrid são os adversários mais fortes do F.C. Porto, embora o APOEL tenha empatado em Madrid e esteja por isso também na luta»

O momento da equipa
«Todas as questões individuais passam pelo jogo da equipa. No F.C. Porto ninguém ganha jogos sozinho. Só a equipa projecta as individualidades. Foi assim no passado, tem sido assim esta época e será assim no futuro»

A lista de convocados pelo Prof. Jesualdo Ferreira para este jogo é a seguinte:
Guarda-redes: Helton e Beto;
Defesas: Fucile, Sapunaru, Rolando, Bruno Alves, Maicon e Álvaro Pereira;
Médios: Dias, Tomás Costa, Guarín, Raul Meireles, Valeri e Belluschi;
Avançados: Mariano, Hulk, Falcao e Farias.


(in MaisFutebol)

Jesualdo Ferreira está como habitualmente a ter um discurso cauteloso. Sabe que a vitória deste jogo é um passo importante para o FC Porto, para consolidar uma posição de passagem aos oitavos de final porque o Atlético é o adversário que, na teoria, irá disputar com o FC Porto o outro lugar no grupo.

Colocar demasiada pressão nos jogadores, devido aos maus resultados do Atlético no campeonato espanhol seria um erro. Pela experiência que já tem de Liga dos Campeões. Jesualdo sabe que esta competição tem características diferentes dos campeonatos e que se joga sempre com outra intensidade.

De qualquer forma, e pelo FC Porto jogar em casa, uma vitória é o resultado que se espera.

Força FC Porto.

À Noite no Museu 2



Sinopse:
Ben Stiller volta nesta sequência no papel de Larry Daley, cargo de guarda-noturno no Museu de História Natural, em Nova York. Mas desta vez a ação se dá no museu Smithsonian de Washington, na capital dos Estados Unidos, onde ganham vida personalidades da história americana - entre eles presidentes, Amelia Earhart (Amy Adams), uma das pioneiras da aviação; além de um improvável faraó, Kah Mun Rah (Hank Azaria).

Existem sequelas que ficam aquém das expectativas, mas este À Noite no Museu 2 não é uma dessas situações.

O filme está tão bom como o primeiro, é agradável de se ver, com situações bem cómicas.

Quem já tinha gostado do primeiro filme não vai de certeza querer perder este.

segunda-feira, setembro 28, 2009

Tartaruga de Couro

A tartaruga-de-couro, tartaruga-gigante tartaruga-de-cerro, tartaruga-de-quilha (Dermochelys coriacea) é a maior das espécies de tartarugas e é muito diferente das outras tanto em aparência quanto em fisiologia. É a única espécie extante do género Dermochelys e da família Dermochelyidae.

A tartaruga-de-couro é a maior de todas as tartarugas, com tamanho médio em torno de 2 m de comprimento por 1,5 m de largura e 700 kg de peso, embora já tenha sido encontrado um exemplar considerado o maior ja registrado, com 900 kg e 3 m de comprimento . Tem uma carapaça negra, constituída de tecido macio. A carapaça não se liga ao plastrão em ângulo, como nas outras tartarugas, mas sim em uma curva suave, dando ao animal uma aparência semi-cilíndrica. Vive sempre em alto-mar, aproximando-se do litoral apenas para desova e se alimenta preferencialmente de águas-vivas e medusas.

Suas principais características são: crânio muito forte; presença de palato secundário; cabeça parcialmente ou não retrátil; extremidades em forma de nadadeiras não retráteis cobertas por numerosas placas pequenas (com dedos alongados e firmemente presos por tecido conjuntivo); as garras são reduzidas, etc.

Seu casco (carapaça) é composto por uma camada de pele fina e resistente e milhares de placas minúsculas de osso, formando sete quilhas ao longo do comprimento; apenas os filhotes apresentam placas córneas, daí o nome popular: de-couro; a coloração é cinzenta-escura ou preta, com pontos brancos. Seu tempo de vida pode variar de 215 a 305 anos quando atinge o ápice da idade de sua espécie.

(in Wikipédia)

Estou aqui a colocar esta informação acerca da tartaruga de couro, porque foi um destes exemplares que deu à costa. Foi descoberta na praia, entre Vila Nova de Cacela e Manta Rota.

É provavel que este exemplar, que media cerca de 1,5m e que pesava 140kg, tenha morrido afogado, talvez comendo um saco pensando que se tratava de uma medusa, situação que não é tão invulgar como isso, ou também existe a possibilidade de ter morrido agarrada a uma rede de pesca.

Preferia ter-me encontrado com este belo animal dentro de água, mas não tive essa sorte (nem ele).


Aproveito este post para fazer alusão à preservação do meio ambiente e dos nossos mares. Situações como esta podem ser evitadas se cada um de nós fizer o seu papel. Não é necessário sermos uns super-heróis e salvar o planeta, é apenas necessário sermos humanos e não o contaminar.

Olhem para a foto.

Na próxima vez que forem colocar os resíduos nos sitios correctos pensem que estão a salvar uma tartaruga igual a esta. Sempre que lançarem alguma coisa para a água pensem que também contribuiram para a morte desta tartaruga.

domingo, setembro 27, 2009

E o vencedor é ...

"o povo falou e falou bem claro : o PS foi de novo escolhido para governar Portugal. E foi escolhido sem nenhuma ambiguidade"

(José Sócrates in Público)

O que fica agora para estes próximos 4 anos de governação é o facto de não haver uma maioria. Os acordos vão ter de existir à direita e à esquerda em função das politicas que estiverem em causa.

Não sei se se poderá falar de uma vitória do PS ou de uma derrota do PSD. Espero que no fim sejamos nós (o povo) a ganhar.

Domingo ... de eleições

Hoje é dia de disputa eleitoral e trocam-se as habituais discussões acerca de se foi ou não penalti, se o árbitro roubou ou não, para se discutir se quem ganha são os rosas ou os laranjas (não foje muito disto, é como no futebol ... ganham sempre os mesmos).

Já cumpri o meu dever cívico e já fui colocar o papelinho na ranhura da urna. Mas para mim fazer o meu dever e saber quem ganha é o máximo que consigo aguentar no que toca às eleições.

Não há pachorra para os resultados à porta das urnas, para os directos às sedes de campanha, para as sondagens e para o sem número de comentadores politicos a fazer render o seu peixe.

Felizmente que há aqui por casa uma coisa chamada tv por cabo e que há um canal (ESPN America) que ao domingo passa vários jogos de futebol americano.

Ainda me lembro quando só tinha 4 canais de televisão e todos, excepção feita à RTP2, andavam há volta do mesmo durante toda a noite.

sábado, setembro 26, 2009

FC Porto - Sporting, 1-0

Era o primeiro clássico da época e muito se esperava deste jogo. O FC Porto vinha de uma derrota para o campeonato mais outra para a Liga dos Campeões, o Sporting vinha de uma série de vitórias mas todas muita tangenciais e a jogar pouco.

Começou o FC Porto por cima e logo aos 3 minutos o resultado estava feito. Livre na direita e Falcao de cabeça faz o resultado final.

A equipa do FC Porto jogou como tanto gosta de jogar, em vantagem e a gerir o resultado mas não convenceu. Não foi uma gestão eficaz, notou-se que os jogadores estavam algo ansiosos e cometeram-se muitos erros.

Pelo meio ainda houve tempo para falhar uma grande penalidade, que a ser convertida "matava" o jogo de vez, mas mais uma vez a ansiedade fez com que Falcao não conseguisse colocar a bola no fundo das redes.

Deste jogo há a destacar o excelente jogo que Hulk desempenhou. Tal como já vinha a dizer há algum tempo, sempre que ele se preocupa menos com as arbitragens e com as faltas que fazem sobre ele é mais jogador. Hoje foi um bom exemplo disso. Não me lembro de ver o Hulk a contestar a arbitragem, nem a pedir para serem marcadas faltas, e lembro-me, e bem, de ver excelentes jogadas e um jogador poderoso que desiquilibrou e decidiu o jogo.

Como não podia deixer de ser, o Paulo "Chorão" Bento veio mais uma vez justificar a derrota e a fraca exibição da equipa com o arbitro. Não falou antes do jogo da nomeação porque estava a guardar os argumentos para o fim do jogo. Não foi um jogo com casos, o FC Porto ganhou de forma justa, mas mesmo assim, para o "chorão" a equipa do Sporting anda a ser perseguida e não lhe deixam ganhar o jogo. Enfim ... é apenas mais do mesmo.

Espero que com esta vitória o FC Porto ganhe embalagem para uma série de vitórias nos próximos jogos que se seguem, a começar pelo de quarta-feira frente ao Atlético de Madrid.

«O penalty falhado perturbou mais a equipa do F.C. Porto que a do Sporting. Entrámos muito bem, pressionando muito, com grande velocidade nas transições. Marcámos, mas a partir daí veio o equilíbrio. O Sporting é uma equipa boa, os jogadores conhecem-se, sabem o que têm a fazer. O F.C. Porto ganhou com toda a justiça, mas a partir do penalty não fomos suficientemente serenos para aproveitar a superioridade numérica. O F.C. Porto tinha necessidade de ganhar e os jogadores sentiram isso. Acima de tudo, deixo parabéns aos jogadores, por terem ultrapassado uma semana difícil. Era um jogo importante, colocado estrategicamente. O F.C. Porto venceu, estamos de parabéns por isso. O penalty ia fazer do jogo fácil, a responsabilidade é nossa por falhar, mas a partir daí foi um jogo muito mais de nervos.»

(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

sexta-feira, setembro 25, 2009

Olhanense ... quase.

"Olhanense aguentou-se com dez até aos minutos finais, mas Sp. Braga venceu (0-1) e continua na liderança!"

(in MaisFutebol)

O Olhanense ia conseguindo aquilo que outras cinco equipas não tinham conseguido, mas acabou com igual sorte.

O jogo, na segunda parte, foi muito feio, mas ia sendo suficiente para aguentar UM ponto. Em UM minuto caiu por terra o esforço feito durante 93. UM deslize do defesa coloca o Olhanense com menos UM jogador. UM deslize do guarda-redes dá o canto que dá origem a UM golo, o resultado final.

O Braga continua assim no lugar UM.

quinta-feira, setembro 24, 2009

Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira fez hoje a habitual antevisão ao jogo que o FC Porto vai ter este sábado, frente ao Sporting.

Foram abordados vários assuntos, alguns deles que nada tinham a ver com o jogo, mas Jesualdo abordou todos da mesma maneira, com frontalidade.

O próximo jogo
«Não podemos alterar aquilo que está determinado em termos de calendário. O espírito é bom, está feito o balanço, está feito o trabalho, estamos preparados para o jogo. O Sporting é o adversário ideal porque é o próximo»
«Que eu saiba, o F.C. Porto não perdeu dois jogos seguidos na Champions ou na Liga. O F.C. Porto perdeu um jogo no campeonato. É isso que temos de discutir. At. Madrid? Quando chegar a essa altura, falaremos desse jogo. Não vamos sentido estar a discutir coisas que ainda não aconteceram.»
«O clube, os jogadores e os treinadores não convivem bem com as derrotas. Os jogadores entenderam. Julgo que sábado o F.C. Porto vai jogar contra o Sporting com uma atitude melhor que em Braga. O F.C. Porto sempre respondeu bem a maus momentos. Parece que não vale a pena ganhar três campeonatos ou taças. Perde-se um jogo e fica tudo em causa»

Arbitragens
«Sem querer falar de arbitragens, tenho de falar de critérios, para vocês pensarem. No ano passado, o Lisandro foi castigado por simulação num lance de grande penalidade. Antes, nunca tinha havido nenhum penalty, numa pretensa simulação. Depois também não houve. Tenho de concluir que o futebol ficou mais puro»
«No domingo, o Hulk foi penalizado com um amarelo num lance a meio-campo. Vamos estar atentos. Aos 23 minutos, com um amarelo, o Hulk passou a estar condicionado. Depois, entrou na área agarrado pelo João Pereira. O meu coração caiu, pensei que ele ia ser expulso por simulação na área. Espero que haja critério. No sábado, espero que o senhor Duarte Gomes, que está sob pressão, não seja condicionado como o Hulk foi em Braga.»

A nomeação do Duarte Gomes
«Espero que a equipa de arbitragem seja a segunda melhor equipa, a seguir ao F.C. Porto»
«Se falar alguma coisa sobre o jogo de sábado, vou aparecer como estando a fazer pressão sobre o árbitro. Quem deve ser pressionado é Vítor Pereira, quem tomou a decisão, não o senhor Duarte Gomes. A única coisa que quero são critérios. Vamos estar atentos à questão das grandes penalidades.»

Sobre o momento da equipa
«Em relação ao F.C. Porto, não condiciona nada a distância pontual para o Benfica e para o Sp. Braga. O F.C. Porto, em relação ao mesmo ciclo na época passada, tinha menos um ponto. Também já tinha perdido um jogo na Champions. O alarido, nessa altura, ia no sentido de fazer o F.C. Porto não sair do sítio onde estava.»
«Julgo que os adeptos do F.C. Porto estão habituados a ganhar e a estar atentos às coisas»
«Sempre acreditamos no nosso trabalho, somos muito fortes nessas questões. Temos de ultrapassar o tempo de apropriação de questões tácticas, de questões essenciais. Estamos ainda longe da equipa que queremos formar. Às vezes, uma derrota acelera esse processo. Nas dificuldades, ainda há maior disponibilidade. Estou seguro que vai acontecer assim.»

«Perder o Varela foi mau, foi péssimo, é mau para a equipa. Mas seria igualmente mau perder qualquer outro. É sempre mau perder jogadores, opções»

«Fico muito contente que a generalidade da imprensa seja muito favorável ao Belluschi. Há jogadores no F.C. Porto que ainda estão a evoluir, que são para determinados jogos. Quem decide sou eu»

Sobre o Sporting
«O Sporting continua a ser uma equipa forte, um adversário difícil. Teve apenas um mau início de época, que originou um caudal de críticas. Neste momento, já ganhou e para nós, o que interessa é a capacidade do Sporting, a sua carreira nos últimos anos. O que aconteceu no início da época, não nos interessa nada»

Sobre Hulk
«O Hulk está numa lavagem. Acho que já vos dei o exemplo. Na altura, disse que o Hulk impressiona muito mais os espectadores e a imprensa que os treinadores. De um momento para o outro, ele passou a ser um problema. Ele vai regressar e vai ser melhor jogador. Tenho a segurança que vai passar para um nível superior»

(in MaisFutebol)

Tal como já tinha dito o jogo é no sábado às 19h15, e tem transmissão na SportTv.

quarta-feira, setembro 23, 2009

Mergulho ... nova modadlidade do clube da luz



(recebido via e-mail)
O clube da luz depois de uma incursão pela modalidade do ciclismo virou agora as baterias para uma nova modalidade que está muito em voga.
Qualquer dia ainda vou ter como companhia de mergulho algum destes novos elementos :)

terça-feira, setembro 22, 2009

Futebol espectáculo ...

"Segunda goleada consecutiva do Barcelona na Liga espanhola. Depois de ter «despachado» o Atlético de Madrid com um 5-2, a equipa de Guardiola foi a Santander vencer por 4-1. Messi voltou a estar absolutamente imparável."

(in MaisFutebol)

Mais do que as goleadas que o Barcelona "aplica" aos seus adversários é a qualidade do futebol que a equipa apresenta. Uma classe acima da média.

O Benfica é o novo Leixões

Mais tarde ou mais cedo, tinha de acontecer. 10 meses depois da última derrota para Liga, o Porto perdeu contra a equipa que o Pedro considera o principal rival na luta pelo título. De parabéns está o Benfica, que se tem revelado o novo Leixões desta época, título este conquistado com o bom arranque no campeonato... mas que não deve durar muito.


Foi você que pediu ... um cartão do cidadão

Faz hoje precisamento 12 dias que fui tirar o cartão do cidadão, sim que este marinheiro já aderiu às novas tecnologias :), e estou aqui a indicar que faz 12 dias porque foi hoje que o fui levantar.

Um cartão todo "pipi", com uma série de números lá colocados, e com mais uma parafrenália de coisas que não sei bem para que servem, nem se alguma vez vão servir.

Fica registado o facto de termos de decorar um "pin", mais um a juntar ao conjunto de coisas a memorizar, para quando formos mandados parar pela autoridade e estes quiserem saber a nossa morada. Antigamente perguntavam e a malta dizia, porque o B.I. também não tinha essa informação, mas agora é tudo mais simples, eles perguntam, nós dizemos o código e a morada é vista. Isto claro se tiverem o dispositivo para ler cartões.

Outra situação nova é a assinatura digital. Podemos activar a assinatura digital que serve para assinar documentos na internet. Ui ... muita à frente. MAS, sim porque há sempre um MAS, temos de ter um dispositivo para ler os cartões.
Ora para que raio quero eu, que navego muito na internet e já me estava a ver a assinar os e-mails e outras coisas, uma possibilidade de ter assinatura digital se depois não tenho o dispositivo.
Não activei. Não faz mal, diz a funcionária, acho que ninguém tem este dispositivo (e quando fala em ninguém é nas instituições públicas).

O que é certo é que quando o fui fazer demorei uns 20 minutos na Loja do Cidadão de Tavira, e para o levantar outros tantos. Queria ir há loja de Faro apenas para ver os uniformes que tanta confusão deram, mas a de Tavira estava mais perto.
Por isso tenho de louvar este novo conceito de loja que simplifica as coisas.

Ah! É verdade. E como para a semana temos eleições o número de eleitor também está neste cartão. Mas de momento não dá para ver porque não tenho ... (não percebi o que a senhora disse mas também não perguntei, se não dá, não dá) e por isso ainda fiquei com o cartão de eleitor antigo e é com esse que ainda vou votar.

Agora que tenho toda a informação num só cartão quero ver quantas vezes é que vou usar essa mesma informação. Parece-me que vamos continuar a usar apenas o número do B.I. e o de Contribuinte, que como já os sabia de cor nem vou puxar pelo cartão. A ver vamos.

segunda-feira, setembro 21, 2009

Dragão de Ouro

15 troféus, 15 Dragões de Ouro entregues numa noite muito especial no novel Dragão Caixa. Muitos convidados, salas repletas, roupas escolhidas a preceito e o orgulho portista, comum a todos os presentes.

Um a um, aqui ficam os nomes de todos os galardoados na celebração azul e branca realizada no pavilhão do F.C. Porto:

Atleta do Ano: Bruno Alves

Futebolista do Ano: Raul Meireles

Atleta de Alta Competição do Ano: Ricardo Moreira (Andebol)

Atleta Amador do Ano: Sara Loureiro (Natação)

Atleta Jovem do Ano: César Fidalgo (Hóquei em Patins, a título póstumo)

Atleta Revelação do Ano: Fernando Reges (Futebol)

Técnico do Ano: José Alexandre Silva (Natação)

Seccionista do Ano: Manuel Pereira (Basquetebol)

Dirigente do Ano: Paulo Teixeira

Funcionário do Ano: António Costa (FC Porto, Futebol, SAD)

Quadro do Ano: Acácio Valentim (FC Porto, Futebol, SAD)

Sócio do Ano: Rui Pedro Soares

Filiais e Delegações do Ano: Casa do FC Porto de Leiria (Nacional) e Casa do FC Porto de Gross Umstadt (Internacional, Alemanha)

Recordação do Ano: Joaquim Tamagnini (a título póstumo)

Dedicação do Ano: Rui Vicente (Desporto Adaptado).

(in MaisFutebol)

Nem sempre o que merece é o vencedor ...

«Quero dar os parabéns aos meus jogadores pela forma como encararam o jogo, pela forma desinibida como jogaram, pela maneira como entraram no jogo, forte, a assumir o jogo, com jogadas interessantes, Conseguimos fazer um golo, fizemos o segundo, mas fiquei triste pelo resultado»

(Jorge Costa in MaisFutebol)

O Olhanense foi a Alvalade discutir o jogo pelo jogo e fez mais para merecer a vitória do que o Sporting. A vida é mesmo assim ... injusta. Neste caso a justiça do árbitro acabou por fazer história.
Parece-me que o árbitro tentou aplicar, não as leis do jogo, mas as leis da compensação e ao marcar o penalti quando não devia tentava desculpar-se por um outro que ... também não existia. lol

Uma coisa fica no registo deste jogo. Os jogadores do FC Porto emprestados ao Olhanense fizeram um excelente jogo, e estão directamente ligados aos golos da equipa de Olhão. São jogadores para seguir mais de perto, porque ainda hão-de voltar ao dragão.

O grande exemplo da tua vida ...

Quem é o grande exemplo da tua vida?
Vais gostar de certeza ...
São só 2 ou 3 continhas e será revelada uma grande surpresa que ainda não tinhas realizado!
Mas não faz mal...
Mais vale tarde do que nunca...
Não olhes para as respostas...
Se fores ruim de cálculo, pega na calculadora

1) Escolhe o teu número preferido de 1 a 9
2) Multiplica por 3,
3) Soma 3 ao resultado
4) Multiplica o resultado por 3
5) Soma os dígitos do resultado


Vê o número que corresponde ao teu exemplo de vida

1. Albert Einstein
2. Nelson Mandela
3. Ayrton Senna
4. Helen Keller
5. Bill Gates
6. Gandhi
7. George Clooney
8. Thomas Edison
9. Marco Ferreira
10.Abraham Lincoln

:) Pois é... Um dia ainda chegas lá...

P.S.: Pára de escolher outros números, eu sou o teu ídolo, admite já...

(recebido via e-mail)

Espirito de campeão ...


(recebido via e-mail)

Não consegui deixar de postar aqui esta preciosidade.

domingo, setembro 20, 2009

As minhas adoráveis ex-namoradas



Sinopse:
O fotógrafo de celebridades Connor Mead (McConaughey) adora liberdade, diversão e mulheres, nesta ordem. Às vésperas do casamento de seu irmão mais novo, quando está prestes a arruinar a união, Connor recebe a visita dos “fantasmas” de suas ex-namoradas que o levam a uma hilariante e reveladora odisséia, visitando seus desastrosos relacionamentos do passado, presente e futuro. Juntas, tentarão descobrir o que transformou Connor num idiota insensível e se ainda há esperança dele encontrar o verdadeiro amor ou se é uma causa perdida.

Uma divertida comédia romântica que vale a pena ver.

Sp. Braga - FC Porto, 1-0

Tal como tinha dito, devido a ter de marcar presença num casamento não pude ver o jogo de ontem. Para meu desespero o local onde foi a festa nem televisão tinha (!!!!!) e por isso não consegui ver mesmo nada. Fui ouvindo a espaços o relato pelo rádio, o que é bem pior.

Como tal abstenho-me de fazer qualquer tipo de comentário ao jogo de ontem e deixo aqui a crónica do MaisFutebol. Certo é que o FC Porto desperdiçou uma boa oportunidade de se colocar na frente do campeonato. A competição é longa e por isso vão de certeza surgir mais oportunidades de nos colocar na frente, vamos esperar que não haja mais desperdícios.

"Domingos Paciência faz história no Sp. Braga! O treinador, antigo avançado do F.C. Porto, alcançou o quinto triunfo consecutivo na Liga, na segunda derrota consecutiva dos dragões (perdera com o Chelsea na Champions). A pedreira acolhe um conjunto atrevido, com barba rija, peito feito e futebol para encarar de frente todos os rivais. Segunda derrota consecutiva para Jesualdo Ferreira (1-0).

Alan, que já justificara um destaque pelo desempenho ao longo da contenda, deixou a sua marca numa noite de bom futebol no Estádio AXA. Ao minuto 69, o extremo que passou sem glória pelo Porto acabou com o nulo. Aproveitando uma desatenção portista, Alan tirou um cruzamento, contou com ligeiro desvio e soltou a festa em Braga!

O F.C. Porto acabou à inglesa, pontapé para a frente e fé em Bruno Alves, feito ponta-de-lança com uma substituição por queimar. Mariano González e Belluschi ficaram na linha latreal, já sem aquecer, percebendo que mais nada iria mudar. Farías ainda tentou o golo, em dose dupla, mas Eduardo agigantou-se."

(in MaisFutebol)

«A análise é simples. O Sp. Braga venceu bem, o F.C. Porto esteve irreconhecível e nervoso sem haver razão para isso. O jogo ate nem começou mal para nós, mas senti um F.C. Porto muito nervoso e intranquilo. A equipa não jogou aquilo que sabe e pode. Deixámos o Sp. Braga ter supremacia e, curiosamente, quando o jogo começava a ficar equilibrado, surgiu um golo estranho. A partir daí, a equipa jogou emocionalmente descontrolada e não soube escolher o caminho certo.

O Sp. Braga é líder incontestável. Ganhou ao Sporting e ao F.C. Porto. Não podemos tirar mérito ao Sp. Braga. É demérito totItálicoal nosso. O que fizemos de bom em Londres perdemos aqui.

Temos tido sempre a possibilidade de dar a volta às questões e vamos saber dar a volta a esta derrota. Não estivemos bem, vamos encontrar as razões para o sucedido, perceber por que é que a equipa não conseguiu jogar.»

(Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

sexta-feira, setembro 18, 2009

Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira fez hoje a habitual antevisão ao jogo de amanhã frente ao Sporting de Braga. O FC Porto vai amanhã defrontar a equipa que se encontra em primeiro lugar do campeonato com 4 vitórias em outros tantos jogos e, em caso de vitória passará, o FC Porto, para o primeiro lugar.

Jesualdo falou do adversário, do caso do delegado, das outras equipas, do momento do Benfica, da comunicação social e sobre o jogo com o Chelsea.

O adversário
«O Sp. Braga tem praticamente a mesma equipa. Tem a vantagem daqueles jogadores jogarem juntos há muito tempo. Tem processos que não pertencem ao treinador, mas ao próprio clube. Não são só os treinadores que influenciam. Não falo de sistemas tácticos mas de uma mística e uma cultura fortes que já estão implementadas naquela clube. Não é de agora que o Sp. Braga vai em primeiro e ombreia com os grandes. Têm um bom treinador, uma estrutura muito profissional, conseguiu fidelizar os adeptos e é, neste momento, o líder indiscutível porque ganhou os quatro jogos»

O jogo
«Esperava defrontar o líder, mas com o mesmo número de pontos.»

O caso do delegado
«A semana passada fiz uma observação que, como é hábito, foi reproduzida da forma que interessa. Chegaram ao ponto de dizer que eu exigia saber o que ficou por dizer no relatório. Portando, agora, não vou falar mais nada. Quando passarem a escrever o que eu digo eu volto a comentar, se não entendem o que eu digo, o assunto está encerrado»

As outras equipas
«Tivemos sempre concorrência nos anos anteriores. A concorrência foi sempre igual, o que diferenciou é que ganhámos mais vezes. Até ao momento, neste campeonato, só há uma equipa que ganhou mais vezes do que nós. Nos outros campeonatos fomos sempre os que tivemos mais vitórias. Há três anos ganhamos com um ponto de avanço, há dois com 20 e o ano passado com quatro. Vai depender de nós continuar a ganhar mais jogos que os adversários»

O benfica
«O Benfica está mais forte que o ano passado, mas não digo que está mais forte que o F.C. Porto. Se repararem, temos os mesmos pontos, as mesmas vitórias»

A equipa do FC Porto
«Estamos longe dos patamares competitivos, de equilíbrio e consciencialização de equipa que queremos. Mas sinto que este grupo de jogadores pode crescer como equipa e ser tão ou mais forte que o da época passada»

A comunicação social
«Cada órgão de comunicação social faz o que entende. Não sei se não falam tanto de nós porque acham que o F.C. Porto, porque ganha mais vezes, não precisa ser falado ou porque já se habituaram a não falar do F.C. Porto»

O jogo com o Chelsea
«Não podia dizer que fomos uma equipa que não conseguiu jogar olhos nos olhos com o Chelsea»
«Disse a verdade que vi, mas perdemos e por isso não estamos satisfeitos, não gostámos, e [a exibição] não concede mais ânimo porque perdemos, ou seja, está fora de questão uma vitória moral»
«É bom que se entenda que aquilo que está para trás condiciona o que vem a seguir, isso é um facto, não contesto. Mas também temos de olhar para tudo o que fizemos até agora, não só para o que aconteceu em Inglaterra. E o que fizemos tem sido bom, apesar de estarmos longe do que queremos fazer no futuro. E espero fazer melhor do que fizemos antes.»

(in MaisFutebol)

Amanhã, devido a ter de marcar presença num casamento não vou conseguir ver o jogo com a atenção que este confronto merece. Nem sei se conseguirei ou não vert o jogo mas vou fazer os possíveis para que isso aconteça.
Espero um FC Porto amanhã com solidez e com a mesma raça que tem vindo a mostrar. Se isso acontecer a vitória será uma certeza.

quinta-feira, setembro 17, 2009

Liedson dependência

"Um «hat-trick» de Liedson garantiu os primeiros três pontos europeus frente a um adversário modesto, mas que causou vários problemas aos leões."

(in MaisFutebol)

O Sporting vive momentos dificeis. A saúde financeira do clube está "ligada à máquina" e a equipa vive uma depência muito grande do Liedson.

A continuar assim não se augura um futuro nada risonho para o leão.

Uma verdade incoveniente

"A Comissão Disciplinar da Liga recebeu uma missiva do F.C. Porto, na qual os dragões requerem uma investigação que apure «todos os factos e os seus autores» relativos à suspensão do delegado João Pedro Dias.
João Pedro Dias, recorde-se, terá falsificado o relatório do jogo Benfica-Nacional."

(in MaisFutebol)

Não tenho dúvidas que esta comissão disciplinar da Liga não vai mais do que chutar para o lado esta missiva do FC Porto e tudo porque o caso não é contra o FC Porto.

Se fosse já estariamos com mais uma decisão relâmpago, feita em cima do joelho, tal como aconteceu no caso do Apito Final e que agora se veio a comprovar que foi totalmente caluniosa.

Por outro lado, o clube da verdade desportiva, da justiça divina e, sobretudo, das coisas feitas pelo outro lado, o que diz acerca deste castigo aplicado ao delegado. Espantem-se ...

"O Benfica vai solicitar à Comissão Disciplinar da Liga a abertura de um inquérito para apurar a responsabilidade pela violação do segredo de justiça, em consequência do caso que levou à suspensão de João Dias, delegado do jogo que opôs os encarnados ao Nacional, na época passada.
João Gabriel estranha a necessidade da Liga em justificar a suspensão: «Temos assistido nos últimos dois dias a uma estranha manobra de alguém que dentro da estrutura da Liga quer justificar o castigo aplicado a um observador em elementos que de prova pouco ou nada tem»."

(in MaisFutebol)

O clube da verdade desportiva não aplaude a decissão da comissão disciplinar da liga em punir um agente que cometeu fraude, antes pelo contrário, fica extremamente indignado por se ter revelado o castigo, e por se ter justificado o castigo.


É assim a verdade ... umas vezes é justa outras é incoveniente.

Mais olhos para ver o jogo.

"Quando hoje se sentarem nos estádios para assistir a jogos da nova Liga Europa, muitos dos espectadores se surpreenderão com o número de elementos da equipa de arbitragem (passa de quatro para seis) e mais ainda, quando virem que dois deles se irão posicionar atrás da linha de fundo do relvado. São eles os novos elementos, apelidados de árbitros assistentes adicionais."

(in A Bola)

Com esta colocação vamos ter mais olhos a ver os lances de perigo e assim mais clareza de decisão.

Quem gosta do futebol espectáculo só pode dizer bem desta medida. Tudo o que possa beneficiar o desporto tem de ser aplaudido.

Já antes tinha feito um post a falar acerca do aumento das equipas bde arbitragem e por isso apoio esta medida.

Anjos e Demónios



Sinopse:
O assassinato de um cientista faz com que o professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks) e Victoria Vetra (Ayelet Zurer), filha do homem morto, envolvam-se com a sociedade secreta dos Illuminati. As pistas levam a dupla ao Vaticano, onde uma conspiração envolvendo o assassinato de cardeais, às vésperas da eleição do novo Papa, coloca-a em perigo.

Já foi há algum tempo que li o livro do Dan Brown e por isso não me consigo lembrar de todos os pormenores, mas este filme tem algumas coisas que fogem áquilo que o autor escreveu.
É certo que o filme está bom e não pode nunca narrar com exactidão aquilo que se escreve mas se não me falha a memória alguams coisas foram alteradas.

De qualquer modo e olhando para o filme por si só acho Ron Howard conseguiu fazer mais um bom filme. Tem acção, belos efeitos especiais o que coloca o filme com nota positiva.

Vale a pena ver.

terça-feira, setembro 15, 2009

Chelsea - FC Porto, 1-0

Começou a Uefa Champions League 2009-2010 e não se pode dizer que tenha começado bem para a equipa do FC Porto. O primeiro jogo, disputado em Londres, frente ao Chelsea acabou com uma derrota. Ainda não foi desta que a equipa do FC Porto conseguiu vencer equipas inglesas.

Mas o jogo não foi mau. A equipa mostrou aquilo que se tem vindo a ver, ou seja, crescimento. Mas não foi crescimento suficiente para ganhar e é isso que fica para a história.

A equipa escalada para o encontro desta noite mostrou algumas mudanças (para não dizer muitas) e algumas delas até foram apostas ganhas. Outras (Mariano) foram apenas isso, apostas, e se o jogo fosse de póquer poderia dizer-se que foram "bluf".

Percebeu-se durante a primeira parte que a colocação do Guarin em detrimento do Belluchi tinha sido uma boa opção. O colombiano foi uma referência no meio campo e defensivamente esteve intransponível. Quando o assunto era atacar não esteve tão bem mas cumpriu.
Percebia-se que Jesualdo tinha escalado a equipa para não perder (para não sofrer golos) e isso tinha sido uma aposta ganha.

Ofensivamente a colocação do Hulk no meio e do Mariano na linha já deixa mais assunto para escrever. Rodriguez cumpria a sua missão enquanto que Mariano era aquilo que já nos habituou, uma nódoa. Cada bola recebida era como se a mesma batesse numa tábua, tal era a velocidade com que se ia embora.
O Chelsea mostrou sempre que tinha os laterais muito avançados e cada perda de bola (recuperação no meio pelos defesas portistas) era uma dor de cabeça. Se a frente de ataque do FC Porto fosse mais veloz a história do jogo podia ter sido outra.

No final da primeira parte sentia-se que o objectivo táctico tinha sido cumprido. Não se tinha sofrido golos.

A machadada foi dada logo aos 48 minutos, numa atrapalhação da defesa que permitiu que Anelka consegui-se ficar com um ressalto, que efectua-se o primeiro remate (defendido por Helton) e que ainda consegui-se fazer a recarga enviando a bola para o fundo das redes. Estava feito o golo que tanto se evitava e estava também feito o resultado final.

Depois disso Jesualdo (des)fez aquilo que nunca devia ter feito. Colocou Hulk na linha e Falcao no meio (retirou Mariano). A equipa cresceu e começou a conquistar o espaço, as oportunidades começaram a aparecer com mais naturalidade, mas nunca se conseguiu fazer o golo.

Jesualdo falou que a equipa não podia perder a sua identidade, mas a colocação do Hulk no meio é, a meu ver, perder a identidade da equipa.
Jogar em Standford Bridge ao ataque seria suícidio, mas jogar na espera do erro do adversário, fazendo aquilo que é a identidade desta equipa (as transições rápidas) com um homem na área seria a opção mais correcta para não perder a sua identidade.

Da forma como acabou o jogo não posso dizer que tenha ficada desagradado com o modo como a equipa jogou. Continuo a dizer que a equipa está a crescer e se continuar a jogar como o tem feito até aqui a passagem aos oitavos de final pode ser uma realidade quase certa. Também esta fase de grupos é composta por uma série de jogos e no fim é que se fazem as contas.

Para primeiro jogo ficamos por aqui. Perdemos mas a deslocação a Londres está feita. Vamos ver como se portam as outras equipas nesta mesma deslocação.

Jesualdo Ferreira (in MaisFutebol)

«A entrada do Guarín procurava dar maior nível físico e maior cobertura na zona central do campo, onde o Chelsea é muito forte. O Guarín trouxe mais força e mais potência a uma zona onde estavam Essien, Lampard e Ballack. Por outro lado, a entrada de Malouda ia dar mais potencial à faixa esquerda, e por isso entrou Mariano. Para ajudar mais na cobertura defensiva e explorar os espaços interiores, porque sabíamos que o Chelsea sobe muito os laterais e geralmente sobe-os ao mesmo tempo.»

«O jogo não nos correu muito bem, mas o que fica é que o golo do Chelsea, a frio e de alguma forma feliz, não anula a imagem deixada pelo F.C. Porto. Na segunda parte fomos melhores, dominámos o jogo e o adversário. Fica um sentimento de frustração em relação ao resultado, mas deixámos uma imagem clara das nossas capacidades. A equipa está a crescer, está melhor e queria ganhar. O empate seria mais justo.

Esta derrota é má, mas é um mal menor porque no outro jogo o At. Madrid e o APOEL empataram. Daqui até jogarmos com o At. Madrid ainda temos alguns jogos importantes para fazer, mas a nossa ideia é que a equipa melhore mais até lá. O At. Madrid tem excelente equipa, com vários bons jogadores, com muitos nomes. Não vamos ter Fernando, que é uma perda importante para nós, mas vamos pensar primeiro no Sp.Braga, depois no Sporting e só depois no At. Madrid.»

O nosso adversário este ano

Pedro Marques Lopes dá os parabéns à equipa que tem demonstrado ser o principal adversário do Porto na Liga. Também hoje, e como tem vindo a ser hábito desde sempre, o Porto inicia mais uma participação na Liga dos Campões, e o Pedro está especialmente confiante.

segunda-feira, setembro 14, 2009

Fala Jesualdo ...

Chegados a Londres e com muito nevoeiro "à vista", ou melhor para a "não vista", Jesualdo Ferreira fez a habitual antevisão ao jogo de amanhã frente ao Chelsea.

Para aquele que será o primeiro, espero que de muitos, jogo da edição 2009-2010 da Liga dos Campeões, Jesualdo Ferreira tem o discurso que se esperava dele.

Não faria sentido mudar o principal argumento do FC Porto: a sua identidade. É esta a ideia-chave que fica da conferência de Imprensa de Jesualdo Ferreira, esta tarde, em Stamford Bridge.

Argumentos azuis e brancos
«O maior dos argumentos do FC Porto é a nossa identidade. A forma de jogar que encontrámos há muito tempo. E lembro que este é 27º jogo na UEFA Champions League. Não era agora que mudaríamos o nosso processo e o nosso estilo»

Primeiro nós
«Antes de pensar no resultado do jogo e no adversário temos de perceber as nossas qualidades e as nossas capacidades. Temos de discutir o jogo, queremos jogá-lo»

Sem espaço para mudanças
«Nada muda aquilo que queremos; nada muda a identidade, a capacidade competitiva e filosofia ofensiva do FC Porto. Se apostamos em defender bem é porque queremos atacar muitas vezes»

História vai mudar
«Historicamente nunca ganhámos aqui em Inglaterra, mas um dia vamos ganhar. Espero que seja comigo e que seja o próximo jogo. Recordo que só na temporada passada é que uma equipa inglesa ganhou em casa do FC Porto. Como somos todos filhos de Deus, também é algo que nos vai acontecer um dia e espero que seja já no próximo jogo»


(in site FC Porto)

sábado, setembro 12, 2009

FC Porto - Leixões, 4-1

No ar existia a memória do jogo do último ano no Dragão, quando o Leixões tinha conseguido levar de vencida o FC Porto. Os minutos iniciais ainda fizeram com que essas memórias ficassem mais vivas, conseguindo o Leixões criar dois lances de muito perigo para a baliza de Helton.
Mais foi apenas isso, dois lances de perigo e algumas memórias que afloraram.

Depois de tudo ter estabilizado, depois da equipa ter conseguido respirar e pensar não mais o Leixões teve a posse de bola e os lances de perigo junto à baliza de Helton passaram a ser ... memórias.

O FC Porto fez uma primeira parte a roçar o excelente, com muita posse de bola, com lances de perigo a serem criados com muito simplicidade, com os seus jogadores muito juntos e em desmarcações constantes. A bola rodava de flanco com muita facilidade e sentia-se que o golo chegaria a qualquer momento.

E chegou. Aliás chegou por quatro vezes. E todas as vezes que chegou fê-lo por excelentes jogadas, com trocas de bola muito bem conseguidas.

Depois do resultado estar consolidado, e com outros objectivos em vista a equipa geriu. É certo que a gestão foi eficiente, porque a vitória nunca esteve em causa, mas também é certo que essa gestão tornou o jogo mais feio. A posse de bola continuava a ser uma realidade mas desta vez com menos intensidade e esse recuo teve como consequência o crecimento do Leixões e esse crecimento foi depois premiado com um golo.

Do jogo de hoje pode-se dizer com toda a certeza que esta equipa está a crescer, está mais madura, mais consolidada. O FC Porto tem apresentado um futebol mais intenso e em algumas altura roça o brilhante. A continuar a crescer desta maneira temos equipa.

Foi assim o andamento do marcador:
21' - Golo do FC Porto
Álvaro Pereira cruza e na área aparece Varela a rematar para o fundo da baliza.
23' - Golo do FC Porto
Hulk converte a grande penalidade.
33' - Golo FC Porto
Álvaro Pereira volta a cruzar, Meireles desvia, o guarda-redes afasta e Rolando aproveita para fazer o golo.
42' - Golo FC Porto
Hulk ganha no pressing que faz ao defesa e depois solta para Falcao que contorna o guarda-redes e remata para o fundo das redes.
77' - Golo do Leixões
Canto na direita e Pouga na área salta mais alto e de cabeça faz o golo.

Podia fazer aqui referência a alguns dos jogadores do FC Porto mas é melhor dizer que todos estiveram à altura da camisola que vestem. Quando assim é todos merecem nota 10.

«Quando iniciámos a segunda parte, com 4-0, pensei que a equipa pudesse manter a consistência e fazer mais golos. Estivemos em bom nível nos primeiros 25 minutos, mas a ausência de golos acabou por reflectir-se no jogo. Mas há a destacar uma primeira parte de grande qualidade, com uma postura dos jogadores muito séria, determinados a construir um bom resultado. Foram três pontos que para nós representam continuar na frente do campeonato e, acima de tudo, uma certa segurança após termos interrompido o nosso trabalho. Os jogadores que vieram das selecções deram um grande contributo, cerca de 50 por cento da equipa jogou pelos seus países, mas o fundamental é uma primeira parte excelente. É desse figurino que retiramos o que mais queremos para o futuro. Iniciámos este ciclo com uma vitória, temos agora a Champions e era importante no regresso e na junção da equipa, antes de um período de grande desgaste, este resultado.» (Jesualdo Ferreira in MaisFutebol)

Uma nota final para o facto de se ter registado, no Dragão, o espectador 5 milhões.

sexta-feira, setembro 11, 2009

Caster Semenya

Este é o caso que tem dado que falar no mundo do desporto em geral e no mundo do atletismo em particular.

Caster Semenya, atleta da África do Sul, com 18 anos, foi vencedora dos 800m em Berlin. Ela não só venceu como deu "uma abada" às restantes atletas, chegando ao final com cerca de 5m de vantagem sobre a segunda classificada.

Logo na altura foram muitas as vozes que se levantaram questionando a sua sexualidade. A atleta foi submetida, ainda em Berlin, a testes, que serviriam para verificar essa mesma sexualidade e os resultados serão conhecidos a 20 de Novembro.

A sua constituição física, onde predominam os músculos bem definidos, a ausência de seios, bem como a sua voz, muito semelhante à de um homem, foram talvez os motivos que levaram a que as dúvidas se levantassem. Verdade seja dita que quem apenas a ouve rápidamente dirá que se trata de um homem e não de uma mulher.

Mas este caso não se fica apenas pelo conhecimento ou não acerca da sexualidade da atleta.

O seleccionador da África do Sul, Wilfred Daniels, já se demitiu do cargo por alegadamente não concordar com a maneira como o caso foi encaminhado.
“Não agimos de forma correcta com Caster. A maneira de tratar este caso foi atroz”, “Colocámos Caster numa situação difícil e, se ela sofreu tudo o que sofreu, foi porque não lhe demos informações suficientes, não lhe explicámos o que poderia acontecer em Berlim”, "antes da sua partida para Berlim, pedimos a Castre para ir a uma clínica em Pretória para fazer uns testes, mas não lhe explicámos correctamente o que seria”. (in Público)

Com estas palavras o seleccionador admite que já se previa que estas dúvidas podiam ser levantadas mas que não foram explicadas à atleta, levando agora a que esta se sinta muito indignada, e com razão, com aquilo que lhe está a acontecer.

Entretando um jornal australiano revelou hoje que são já conhecidos os resultados aos testes e que os mesmo revelam que a atleta é hermafrodita. De acordo com o jornal australiano "The Sidney Herald", a fundista não possui ovários, apesar de na aparência externa apresentar órgão sexual feminino, e tem testículos internos "escondidos", que produzem grande quantidade de testosterona.

A ser verdade o que o jornal revela a atleta está a beneficiar de uma situação "não normal" e por isso a competir em vantagem relativamente às outras atletas.
Não é uma questão de doping mas é igualmente uma situação que altera a verdade desportiva e que por isso deve ser evitada.

A IAAF já veio a público dizer que não vai retirar a medalha à atleta mas que, a ser verdade o que os testes revelam, vai interditar, a fundista, a futuras competições.

Vou dar um exemplo duma situação hipotética para fazer uma comparação com este caso. Pensem num nadador que tenha, por uma razão inexplicável, guelras. Esta situação acontece não por culpa do atleta, não por influência externa (doping) mas apenas porque o nadador nasceu assim, devido a uma malformação do seu corpo. Será que este nadador não iria estar em vantagem em relação a outros nadadores. Claro que sim. Será que ele podia competir de igual modo com os outros. Claro que não.

Semenya tem, a ser verdade os resultados anunciados, uma malformação no organismo, que lhe confere uma produção de testosterona acima da média para o género feminino (3x mais segundo os resultados). Ele ao usar essa malformação para competir a nível profissional está a usar essa vantagem para obter resultados, o que a coloca numa situação previligiada em relação aos outros atletas.

Como agente do desporto não posso concordar com isso. A competição é justa quanto todos usam as mesmas armas, sendo que depois a qualidade de cada um é que o faz vencedor, ou não.

Fala Jesualdo ...

Jesualdo Ferreira falou hoje, na habitual conferência de imprensa, acerca do jogo frente ao Leixões.Abordou vários assuntos entre os quais o momento da equipa, o Leixões, de Hulk, do castigo aplicado ao delegado da Liga e do jogo matinal que se vai realizar no Funchal.

A equipa

«Não vamos fazer poupanças nenhumas. Sem querer esquecer o que está para trás, que foram os jogos da selecção, e sem esquecer o que está para a frente, vai ser escolhida a melhor equipa para o jogo com o Leixões»

O adversário

«É cada vez mais complicado resolver os jogos no Dragão. Todas as equipas têm boas capacidades. O Leixões só sofreu um golo até agora, um auto-golo, e vem cá para discutir o jogo. As equipas em nossa casa diminuem-nos o espaço e jogam com uma motivação muito grande. Isso obriga-nos a ter um registo distinto. O Leixões acabou a temporada anterior numa posição boa. Desta vez não começou tão bem, mas ainda não é possível ter dados seguros sobre o que poderá vir a fazer. Mantém as mesmas coordenadas de jogo, embora tenha perdido alguns jogadores»

Hulk e a equipa

«O Hulk treinou muito bem neste período em que não pôde jogar. Parece-me haver uma evolução táctica clara nele, mas temos de ver em competição como reage agora.

Quando foi expulso em Paços de Ferreira, o Hulk pediu para falar connosco. Analisámos o que aconteceu e o que o originou. Fizemos-lhe ver que essas questões não podem influenciar o seu rendimento dentro da equipa.

Ele vai continuar a jogar e a ter testes permanentes no conjunto. Os adversários vão continuar a ser violentos com ele e a não ser advertidos. Enfim, temos de contar com isso e ele terá de reagir convenientemente. Vamos estar atentos e avaliaremos o comportamento dele e dos outros.

É importante que o Hulk aprenda a jogar nas três posições de ataque. E vai aprender.

O Hulk tem de evoluir e encontrar as soluções individuais e colectivas em todos esses lugares. Ele não é um ala nem um ponta-de-lança típico. Se adequar os seus recursos ao jogo da equipa, vai retirar grandes vantagens e fazer mais golos do que tem feito.»

O castigo

«Se houve um castigo aplicado a um delegado da Liga, é porque ele não terá escrito tudo o que se passou. O que gostávamos de saber era o que ele não escreveu. Todos gostaríamos de saber, até porque poderiam haver outras pessoas castigadas.»

O jogo do Funchal

«É importante encontrar uma fórmula de vender o jogo. Precisamos de patrocinadores, espectadores, receitas. Se vai funcionar como um teste, acho bem.»

(in MaisFutebol)

O jogo frente ao Leixões vai ter lugar no Sábado às 19h.

Será verdade????

"A Liga de clubes puniu com 18 meses de suspensão o delegado do Benfica-Nacional, relativo à temporada passada, por «falsificação de relatório», como se lê no comunicado da comissão disciplinar, assim como por «remissão para os factos dos árbitros».

Isto porque o delegado João Pedro Simões Dias não mencionou no relatório, de modo intencional, o comportamento do capitão do Benfica, Nuno Gomes, e pelos quais recebeu dois jogos de suspensão e multa de 1000 euros."


(in MaisFutebol)

Não!!!! Isto não pode ser verdade. O clube da verdade desportiva não pode estar associado a este tipo de comportamentos. De certeza que o delegado ao jogo era do FC Porto ou do Sporting e fez o que fez apenas para manchar o nome do clube da verdade desportiva. É uma cabala.

Patetice de Selecção

O Pedro Marques Lopes não é mesmo nada adepto da Selecção Nacional, tanto mais que acha que os jogadores do seu Porto só se desvalorizam a cada chamada. Por isso, no seu momento Professor Marcelo, aproveita este seu espaço para dar sugestões culturais.

quarta-feira, setembro 09, 2009

Hungria - Portugal, 0-1

A Selecção Nacional venceu nesta quarta-feira a Hungria, em Budapeste, por 1-0. Pepe apontou o golo da vitória, logo aos 10 minutos. O central transformado em trinco surgiu potente a finalizar de cabeça um cruzamento de Deco na sequência de um livre lateral.

Portugal marcou cedo, passou depois por alguns calafrios, mas soube tranquilizar o jogo a partir da meia-hora. Na segunda parte passou muito tempo com a posse de bola, jogando longe da baliza de Eduardo, e com isso foi segurando o empate com segurança.

(in MaisFutebol)

Com esta vitória Portugal adia, mais uma vez, a decisão acerca do apuramento para o Mundial 2010.

Desta vez Portugal, mais do que ser uma equipa presionante, foi uma equipa aproveitadora. Dos dois remates que fez na primeira parte um deles deu golo. Com essa vantagem no marcador e mesmo sofrendo um pouco foi fazendo uma gestão cuidadosa e com isso conseguiu levar até ao fim do jogo a vantagem e arrecadar os três pontos.

A equipa portuguesa não fez um bom jogo, mas nos dias que correm isso também não é muito importante. A Hungria também não fez mais para merecer um resultado diferente e por isso desfecho do jogo é justo.

Com os outros resultados no grupo, especialmente o empate da Dinamarca, Portugal mantém ainda em aberto a oportunidade, matemática, de chegar ao Mundial. No dia 10 de Outubro voltamos a ver como ficam as contas.

Dois aspectos ainda sobre o jogo de hoje.
O primeiro é o facto do golo português voltar a falar brasileiro.
O segundo é o facto de durante muito tempo a equipa portuguesa jogou com 10. Não por haver um jogador expulso, mas porque Ronaldo não foi jogador de equipa. O "melhor do mundo" não pode querer jogar sozinho, o "melhor do mundo" não pode querer resolver sozinho todos os lances, o "melhor do mundo" não pode pensar que o é, tem de o mostrar, e isso este nosso "melhor do mundo" nunca o conseguiu fazer. Não é o nosso melhor jogador e com as suas atitudes não dignifica em nada a selecção nacional. Um capitão deve dar o exemplo e talvez por isso Queirós o tenha escolhido, pelo exemplo que dá daquilo que não se deve fazer.

Vai indecorosa e não segura

Depois de Fernando Mendes ter dito que esta senhora (?) tinha intermediado a sua transferência do Sporting para o Benfica, não é que hoje, em pleno tribunal, foi revelado aquilo que os Portistas há muito asseveram? A Pinhão participou directamente numa maquinação literária que resultou em película de qualidade duvidosa e alimentou a raiva clubística de uns quantos pasquins.

«A jornalista Leonor Pinhão reviu datas sobre factos desportivos», declarou Carolina Salgado, esta terça-feira, quando interrogada pelo tribunal.

Camões que perdoe a reinvenção de um dos seus versos mais famosos, mas esta Leonor vai indecorosa e não segura. Cada vez menos segura, no seu pedestal vermelho. Será que continuará calada perante a gravidade das acusações que lhe dirigem?


(Labaredas in site FC Porto)

Outra vez?????

"«O presidente prometeu que ele ao não sair iria no mínimo rever o seu contrato e acho que seria algo bem justo. Seria um prémio para ele», afirmou Washington Alves, em declarações à Renascença.

O empresário e pai do jogador reconheceu que esperam ser contactados pelos responsáveis do FC Porto para definir o seu futuro: «O presidente disse que se existisse uma proposta pelo Bruno ele faria outra para que o jogador continuasse no FC Porto. Baseado nessa proposta poderá existir uma iniciativa para renovar o contrato e melhoria salarial.»"


(in A Bola)

Outra vez???? Mas será que este empresário, e pai, nunca mais se cala?

Na altura em que o mercado estava aberto andou sempre a mandar bitaites para forçar a saída do Bruno Alves do FC Porto. Agora que o mercado está fechado volta a mandar uns bitaites a forçar a renovação do contrato com alusão a melhoria salarial.

Pior do que isto é o facto desses comentários serem sempre feitos via comunicação social. É que ele até tem direito, como empresário, a querer negociar o contrato, o que não deve fazer é enviar os seus recados via comunicação social.

Sempre defendi que a manutenção do jogador no plantel devia ser uma certeza e que uma eventual saída seria muito grave para o FC Porto. Acho que todos nós, portistas, achamos que o jogador, pela importância que tem no plantel, pode e deve ser dos mais bem pagos no grupo. Aquilo que eu não posso nunca concordar é que se tente fazer as coisas da maneira como fazem os outros, os dos outros clubes, que utilizam a comunicação social para enviar recados.

Assim não Sr. Washington ... assim não está a dignificar em nada o seu atleta, nem o clube onde ele está inserido.

Dia "D" para a selecção ... outra vez!

"Eles terem de ganhar, tanto como nós, é bom para Portugal, para a Hungria e para o espectáculo. Aliás, recomendo aos que não gostam de emoções fortes que não vejam o jogo. Para aqueles que gostam, vai ser um grande jogo. São equipas que gostam de jogar e, se Portugal continuar neste caminho, temos uma boa oportunidade de ganhar amanhã."

(Carlos Queirós in MaisFutebol)

Com esta afirmação ... "recomendo aos que não gostam de emoções fortes que não vejam o jogo" ... quererá Queirós proteger aqueles que sofrem por Portugal não marcar e que quase têm ataques pelas bolas que se falham em cima da linha de golo, ou estará já Queirós a tentar proteger os portugueses da emoção que se vai sentir pela não qualificação para o Mundial 2010?

Uma coisa é certa "se Portugal continuar neste caminho" não temos apenas uma boa oportunidade de ganhar hoje, temos também uma grande oportunidade de ficar de fora do Mundial.

Chamada para o 112 ...

Um polícia do 112 atendeu o telefone e foi anotando o pedido de socorro:

- POR FAVOR, MANDEM ALGUÉM, URGENTE, ENTROU UM GATO AQUI EM CASA!
- Mas como assim, um gato em casa?

- UM GATO! ELE INVADIU A MINHA CASA E ESTÁ A CAMINHAR NA MINHA DIRECÇÃO.
- Mas como assim? Você quer dizer, um ladrão?

- NÃO, FODA-SE! ESTOU A FALAR DE UM GATO MESMO, DESSES QUE FAZEM MIAU
- Mas o que tem de mais um gato ir na sua direcção?!

- ELE VAI-ME MATAR, PUTA QUE VOS PARIU! E VOCÊS SERÃO OS CULPADOS!
- Quem está a falar!?!

- É O PAPAGAIO, CARALHO!!!

(recebido via e-mail)

terça-feira, setembro 08, 2009

Segredos bem guardados ...

"Infelizmente estamos num país, ou num mercado - principalmente o futebol - em que normalmente somos copiados. E o segredo é a alma do negócio. Tivemos de o esconder bem para que ninguém o voltasse a copiar."

(in MaisFutebol)

Mas será que alguém quer copiar o negócio que o Benfica está a fazer? Mas será que alguém quer penhorar as receitas dos próximos anos para fazer um investimento que pode ou não dar o retorno que se espera?

Podiam-se fazer outras perguntas sobre este negócio que o Luis Filipe Vieira tanto quer esconder do público em geral e dos benfiquistas em particular mas nem vale a pena. O outro também escondeu os seus negócios e depois foi aquilo que se viu ... ou melhor nem se deixou ver porque fugiu LOL.

Santa Casa ganha à Bwin

"O Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias decidiu a favor da Santa Casa contra a Bwin. Este tribunal entende que a proibição em Portugal de um operador como a Bwin «pode ser justificada» pelo «combate à fraude e criminalidade».

Apesar de sublinhar que existe uma «restrição à livre prestação de serviços», o «objectivo de combate à criminalidade invocado por Portugal pode constituir uma razão imperiosa de interesse geral susceptível de justificar restrições quanto aos operadores autorizados a oferecer serviços no sector dos jogos de fortuna ou azar».~

O tribunal adiantou ainda que considera que a Santa Casa está sujeita ao «controlo rigoroso de Estado» e que um operador que «patrocina certas competições desportivas sobre as quais aceita apostas e certas equipas que participam nessas competições se encontra numa situação que lhe permite influenciar, directa ou indirectamente, o resultado e assim aumentar os lucros»."

(in TSF)

Primeiro começo por dizer que sou apostador das apostas de desporto da Bwin, tal como sou um apostador no euromilhões da SantaCasa.

Cheira-me que mais do que querer proteger os portugueses de enganos, fraude e/ou criminalidade a Santa Casa está preocupada com aquilo que não está a ganhar ao haver outra casa de apostas.

Deixem-se de coisas, fiquem felizes com aquilo que vão ganhando com os vossos jogos de sorte ou azar e não andem a olhar para a "galinha da vizinha"

A luta é com esta mas tem de começar a ser com outras porque casas de apostas desportivas e não só, são às dezenas na internet. Será que o dinheiro que vão investir na luta judicial é bem utilizado?

(re-editado às 13h41)

"«É um processo que vem já no início do aparecimento da Bwin e foi inclusivamente patrocinadora principal da Liga e deu o nome à competição. Essa empresa é o principal patrocinador do Real Madrid e esta a fazer um fortíssimo investimento em Espanha fruto da evolução legislativa que ocorreu nesse país em detrimento de Portugal», afirmou Hermínio Loureiro, em declarações à RTP.

O presidente da Liga defende que é preciso alterar a legislação, mas que todo o processo está a decorrer de forma muito lenta e noutros países tal não é assim: «Infelizmente no nosso país esse caminho está a ser feito de forma muito lenta, que tem a ver com o funcionamento das apostas online. As casas e os operadores no mercado utilizam os nomes do clube, jogadores, emblemas e a Liga e as equipas não tem nenhum lucro, apenas os apostadores e a casa que organiza as apostas. Essas mesmas operadoras não pagam impostos em Portugal e não geram receita.»"

(in A Bola)

segunda-feira, setembro 07, 2009

Por cá nunca seria assim ...

"Numa altura em que a França se depara com inesperadas dificuldades de qualificação para o Mundial 2010 e a dias de um jogo que pode vir a ser decisivo, frente à Sérvia, líder do grupo, Thierry Henry e Raymond Domenech tiveram uma conversa, onde o primeiro terá arrasado os métodos de trabalho do seu seleccionador.

«Os seus treinos dão-me tédio. Em 12 anos na selecção francesa, nunca me senti assim. Não sabemos como jogar, onde estar no campo, como nos organizar. Não sabemos o que fazer. Não temos estilo de jogo, uma linha mestra. Isto não está a funcionar»"

(in MaisFutebol)

Por cá, o único confronto que temos entre capitão e seleccionador é, via comunicação social, umas bocas acerca da veracidade da gripe.
Quanto toca a estar frente a frente segue-se sempre a politica da palmadinha nas costas, que isto de ter culpa é coisa para estrangeiros.

É certo que nem tudo aquilo que Henry disse se enquadra no jogo da nossa selecção ... talvez os treinos não sejam tão entediantes, pelo menos a julgar pelas risadas que os atletas dão nos treinos, mas o resto está lá tudo, e sem dúvida nenhuma, ISTO NÃO ESTÁ A FUNCIONAR.

4º aniversário


Parece incrivel mas é verdade. Esqueci-me mais uma vez do aniversário deste cantinho. Foi no dia 05 de Setembro.

Já lá vão 4 anos de partilha, da minha parte para com vocês e de vocês para comigo e fazendo uma análise geral foram 4 anos muito bons.

Espero, pelo menos, mais um ano de partilha.

sábado, setembro 05, 2009

Dinamarca - Portugal, 1-1

"Portugal voltou a perder terreno rumo à qualificação para o Mundial 2010, depois de empatar a uma bola na Dinamarca, neste sábado, na sétima jornada de apuramento.

Bendtner, avançado do Arsenal, inaugurou o marcador aos 43 minutos, quando a Selecção Nacional dominava desde o primeiro minuto.

O guarda-redes Andersen foi o principal adversário de Portugal, batido apenas a quatro minutos do fim, por Liedson, que entrou no início da segunda parte.

O último reforço da equipa das quinas garantiu um ponto às contas finais, agora mais complicadas, depois da vitória da Suécia na Hungria."

(in MaisFutebol)

Num jogo que era de vital importância a vitória, para que as contas do apuramento para o Mundial 2010 ainda ficassem em aberto, a equipa das Quinas não conseguiu mais do um empate.

Com a vitória da Suécia as coisas ficaram ainda piores, estando neste momento 3 equipas à frente de Portugal, disputando duas o apuramento directo e a terceira a lutar para um play-off entre as terceiras melhores de todos os grupos.

Portugal jogou muito bem a primeira parte, criando muitas situações de golo, mas não conseguindo colocar a bola na baliza. Esta foi no fundo a diferença entre Portugal e a Dinamarca, enquanto uma criava muito e não marcava a outra marcou nas poucas criações que fez.

A segundo parte foi bem pior, mostrando todas as fragilidades que neste momento a equipa de Portugal tem. Quando a pressão aumenta o castelo começa a ruir.
Liedson que até tinha mostrado sangue quente quando entrou (amarelo nos primeiros 10 minutos em campo) conseguiu manter a cabeça no lugar na altura de cabecear para o fundo da baliza. Não resolveu ... mas conseguiu provar que a sua chamada tem razão de existir ...

As coisas não ficaram como se esperava, mas também não ficaram como se pensava que podiam ficar. Matemáticamente ainda é possível, o que no fundo nos coloca no lugar de sempre, nós é que já não estávamos habituados a isso.

quinta-feira, setembro 03, 2009

No iGoogle

Foi-me apresentado hoje, enquanto fazia a coloca??o de um post, uma informa??o de que agora podia fazer publica??es no blog directamente do Gmail ou do iGoogle.

Como utilizador do iGoogle fui logo ? procura da mini-aplica??o que permitia essa publica??o.

Se j? me agradava muito ter, como homepage o iGoogle, porque permite ter as noticias do dia e outras ferramentas na mesma p?gina, com actualiza??es r?pidas e eficientes, mais agradado fiquei com esta aplica??o, que estou agora a experimentar.

Quando acabar de digitar este texto vou ? p?gina do blog ver como ficou, coisa que voc?s est?o a fazer enquanto l?m estas linhas.

Depois de se conseguir actualizar o blog atrav?s do telem?vel, esta ? mais uma maneira de o fazer, sendo que o fazemos enquanto lemos as noticias ou outra coisa qualquer.

Inova??es para melhorar a comodidade s?o sempre bem vindas.

P.S. E como em várias situações da nossa vida, nem tudo pode ser excelente. Como se pode ver os acentos são coisa que não existe, o que não beneficia em nada o texto. Esperemos que no futuro as coisas possam ser melhores.

Se conduzir não escreva SMS's

Num carro com mais duas amigas, Cassie, a condutora, decide enviar uma mensagem escrita pelo telemóvel e despista-se provocando um acidente em cadeia.

Três automóveis ficam completamente desfeitos e só se vê chapa amolgada , vidros partidos, corpos cobertos de sangue, uma criança a chamar pelos pais e os olhos sem vida de um bebé.

Há 4 mortos a registar.




A cena podia ter acontecido ao quilómetro X, Y ou Z de qualquer estrada, mas faz parte de um filme, produzido pela polícia britânica e que se transformou num verdadeiro sucesso no Youtube com mais de 6 milhões de visitas.

Com imagens e sons impressionantes, capazes de ferir as pessoas mais sensíveis, esta campanha de prevenção rodoviária pretende provocar um choque, ou seja alertar para os perigos de enviar SMS's ao volante, o que segundo alguns estudos recentes pode provocar mais acidentes que o próprio álcool.


(in Antena 3)

Foi na rádio que ouvi esta campanha e foi no site da mesma rádio que a vi. É realmente impressionante as imagens que nos são apresentadas mas é esse o objectivo.

Eu fiquei a pensar ... e vocês?

Ranking IFFHS

"O FC Porto manteve-se como o clube português mais bem classificado no ranking mundial de clubes divulgado esta quarta-feira pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

Os tetracampeões nacionais mantiveram o 25º posto na tabela, que é liderada pelo Manchester United. Por seu turno, o Sporting subiu 20 degraus, ocupando o 48º posto.

Apesar da liderança na Liga Sagres, o Sp. Braga caiu do 45º para o 70º lugar. Já o Benfica subiu 61 posições, para o 144º posto. Da tabela constam ainda Paços de Ferreira e Nacional, ambos na 228ª posição."


(in Futebol 365)

E abstenho-me de fazer mais comentários em relação à noticia. :)

quarta-feira, setembro 02, 2009

O Stick ...

Os que jogam na Champions

O FC Porto comunicou, à Uefa, os jogadores que vão participar na Liga dos Campeões nesta época de 2009/2010.

Estes são os jogadores inscritos pelo FC Porto:

Guarda-redes: Helton, Nuno e Beto;

Defesas: Fucile, Sapunaru, Miguel Lopes, Rolando, Maicon, Bruno Alves e Alvaro Pereira;

Médios: Fernando, Diego Valeri, Freddy Guarín, Tomás Costa, Fernando Belluschi e Raul Meireles;

Avançados: Mariano Gonzalez, Falcao, Farías, Hulk, Silvestre Varela e Cristian Rodríguez.

Lista B: David, Amorim, Dias, Claro e Alex.


A escolha destes nomes em detrimento de outro prende-se com o facto de haver algumas restrições impostas pelo regulamento da Uefa.
Há 17 vagas para inscrição livre, ou seja pode-se inscrever qualquer jogador, depois há 7 vagas para inscrição de atletas formados em Portugal, sendo que destes 4 têm de ser formados no clube.

Foram estes os seleccionados e são estes que nos vão dar alegrias.

terça-feira, setembro 01, 2009

As "virgens" ofendidas

Então não é que há um sem número de pessoas ofendidas comigo por ter colocado um post ontem com criticas a englobar o nome do benfica.

E não é que as pessoas se deram ao trabalho de comentar o meu post, de o avaliar e de me chamar alguns nomes.

Quem por algum motivo ainda não teve conhecimento daquilo que estou a falar basta fazer scroll no rato e ler o post abaixo. Se se sentir ofendido depois disso pode logo colocar mais umas ofensas nos comentários. Não se preocupem que eu não me sinto ofendido com elas :)

Sendo eu adepto do FC Porto, sabendo que o meu clube empresta jogadores a outros clubes, tenho consciência de que outras pessoas, adeptos de outros clubes, possam colocar em dúvida as vitórias da minha equipa precisamente frente a essas equipas. Aconteceu o ano passado frente ao Setúbal, onde vários meios de comunicação social o fizeram a "alta voz". É um direito que cada um tem, felizmente que é assim.

Já este ano, vai acontecer a mesma coisa, porque o FC Porto continua a ter mais jogadores emprestados, e em alguns clubes, até são 2 ou 3. Continuo a dizer que cada um diz aquilo que quer, são livres para o fazer.

Aquilo que fiz alusão foi o timing do empréstimo. Se os que leram o post de ontem e que responderam ao mesmo post não compreenderam isso então também não me vou dar ao trabalho de vos explicar.

Como anónimos que são no anonimato se vão manter.

Nyke Freestyle