segunda-feira, março 10, 2008

FC Porto - Académica, 1-0


Não podia ter havido melhor adversário para o FC Porto neste jogo "pós" eliminação da Liga dos Campeões que esta Académica.

Os campeões nacionais jogaram a passo, com um ritmo extremamente baixo, fazendo uma gestão completa do jogo. O ritmo foi durante os 90 minutos comandado pelo FC Porto porque a Académica fez um jogo muito defensivo, sempre atrás da linha da bola, nunca incomodando Helton.
O FC Porto acelerou quando quis, reduziu quando entendeu, marcou na altura certa e geriu de forma calma o jogo, este jogo que acontecia depois de 120 minutos de grande carga física e psíquica.

Desde o primeiro minuto que se percebeu que a táctica da Académica passava por não sofrer golos. Apenas isso.
O FC Porto desde o primeiro minuto queria marcar para resolver cedo a partida. O golo até aconteceu cedo, mas desta vez Lisandro estava fora de jogo. Digo desta vez porque houve outras em que não estava.

Aos 31 minutos Quaresma recebe a bola de Cech, faz uma finta sobre o adversário e remata para a baliza de Pedro Roma. O remate foi forte, a trangetória da bola enganou Roma e com um pouco da ajuda deste a bola vai para o fundo da baliza. Estava feito o resultado do jogo.

Mesmo estando a perder a Académica não desmontou a sua táctica e continuou a defender atrás da linha da bola, atrás do seu meio campo. Os ataques eram todos eles muito fracos e se a defesa portista fizesse um pouco da normal "pressão alta" os ataques nem aconteciam.
Face a isto o resto do jogo foi morno, com algumas situações de perigo por parte do FC Porto na baliza de Pedro Roma e uma ou outra situação na baliza de Helton. Não fosse os defesas portistas a passarem a bola a Helton e este estaria parado durante praticamente 90 minutos.

Duas situações ainda merecem destaque neste jogo.
A primeira é o facto do FC Porto não sofrer golos no Estádio do Dragão à 1063 minutos. A última vez que isso aconteceu foi à 4 meses e três dias.
A segunda é o dilatar da distância pontual para o segundo classificado. Neste momento já são 14 pontos de vantagem.

Força FC P0rto.

1 comentário:

navegadora disse...

Parabéns para o se clube, obrigada por referenciar o meu cantinho no seu. uma boa semana