domingo, julho 15, 2007

Limpeza subaquática da Fuzeta


No sábado juntamos esforços e fomos efectuar uma limpeza sub da zona ribeirinha da Fuzeta. Os mergulhadores não gostam só de usufruir do mar, também se preocupam com o seu estado de limpeza.

A imersão não foi funda, nem esse era o objectivo. Foram 50 minutos a uma profundidade nunca superior a 3 metros. O objectivo era mesmo retirar a maior quantidade de lixo possivel da zona. E a tarefa até foi bem sucessida, retirou-se muito lixo, sendo que a sua maioria até tinha sido produzido por quem não o devia fazer, ou seja, os pescadores. Parece que têm o vicio de lançar para a água tudo aquilo que já não lhes interessa. Às vezes penso que eles não têm noção que este nosso mar deve ser preservado, ou corremos todos o risco de perder uma preciosidade, que para eles até é "ganha pão".

Não fosse a presença de muito limo, tanto que fazia uma cobertura compacta ao fundo, e até tinhamos apanhado mais porcaria.

Em terra estavam mais um sem número de voluntários que apanharam o lixo que havia na zona da praia e arredores, estava maré baixa, numa altura de lua nova (marés vivas), o que proporcionava uma grande área de trabalho.

Mesmo estando num mergulho, que de lazer nada tinha, ainda deu para ver umas coisas bonitas, pena mesmo o dia não ser para isso.

Mas como nem só de trabalho vive o homem, no final desta acção de limpeza fomos todos almoçar, num almoço de convivio, que deu para desanuviar e relatar vivências e experiências.

Foi uma experiência gratificante, a repetir no próximo ano.

1 comentário:

Visão Caleidoscópica disse...

Olá!
Excelente esta ideia de juntar o útil ao agradável :))
Ainda bem que ainda existem uns quantos (poucos, infelizmente!) que se preocupam com a preservação da natureza.
Que sirva de exemplo a quem se entretem e deitar lixo borda fora...ou janela fora...ou pelo chão fora...
Mentes sujas!!!
Quanto à foto....belíssima!
Uma boa semaninha que entra.
Até mais....